Top_poupe_a_terra_jpeg

Poupe a Terra

JOAO NUNES PASTOR | GUARULHOS - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto tem a finalidade de atender Interdisciplinarmente aos novos componentes curriculares do Currículo Paulista, implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, no ensino regular, a proposta de consumo consciente, será desenvolvida nas aulas de Eletivas, atraindo alunos a partir de ações protagonistas, tendenciados e preferencialmente das áreas de conhecimento de Ciências da Natureza, Geografia, Biologia, formar Influenciadores Sociais, e preocupados com a preservação do meio ambiente. conscientização. utilização resíduos a produção de compostagens, criar áreas de carbono zero, planta de mudas, horta vertical e de pequenos espaços, coleta seletiva e o reaproveitamento através da reciclagem, Gerar conceitos e induzir a prática destes como essencial para o próprio futuro e do outro enquanto ser humano.

Atividades:

Passo inicial, visa transferir conhecimento de como iniciar um projeto, ou seja, o passo a passo, objetivo,meta, o que, enfim, aulas audiovisuais expositivas apresentando os doze passos para o consumo consciente, criar recipientes de coleta seletiva para ser utilizado em todas as salas e áreas de de comum convivência, a reuso da água, a apresentação de conceitos sobre a possibilidade da compostagem, uma horta orgânica sem a utilização de agrotóxicos, o valor da colheita e da produção na alimentação( merenda), aquoponia o ciclo da vida.

Desejos:

Temos pouco tempo para realizar as ações acima previstas, haja vista que existirá um momento de culminância desta disciplina, a educação e respeito a meio ambiente, despertar a empatia pelo meio ambiente como se realmente fosse, outro ser e tratando-o e o preservando de desgastes e traumas desnecessários, descartes em locais irregulares, ver a possibilidade do ciclo da vida, como também a utilização da reciclagem como recurso financeiro, transformação de pequenos espaços em áreas verdes, hortaliças ou áreas maiores praças largos mais arborizados.

Pessoas:

Através de analise diagnostica, levantar a situação social, com a finalidade primeira de saber as origens paternas, se provenientes de áreas rurais, e que disponham de tempo para tal participação e colaboração, de lida com pequenos animais e com a terra, e tentar buscar recursos fundamentais com comerciantes de nosso entorno, para tanto incluir a divulgação da ação e das possibilidades., nossa escola possui 17 salas de aulas, que em média tem 35 alunos, nos anos finais do ensino fundamental,(tarde), as mesmas salas são utilizadas no primeiro período com alunos de 1º á 4ª serie, já o período noturno atende EJA.

Novidades da equipe

08. Criando nossa campanha

24
Mai


Você sabe o que é uma campanha de mobilização?


Já falamos sobre desperdício de água em casa e na escola, saímos a campo para observar os pontos de consumo de água, criamos mapas e percebemos que podemos melhorar a forma como usamos a água.

Agora é hora de agir e colocar todo esse aprendizado em prática. Mas não faremos isso sozinhos, vamos criar uma campanha que envolva o maior número possível de pessoas (alunos, professores, funcionários). Todos juntos pelo consumo consciente de água na escola!

A ONG WWF francesa, por exemplo, criou um vídeo mostrando que até um bebê sabe que a água é um bem muito importante para ser desperdiçado.



Já a campanha Água pede Água foi criada pelo Instituto Akatu para mobilizar toda a população brasileira a adotar práticas de consumo consciente de água no cotidiano, com diversas dicas e vídeos.

Então é isso... Criamos uma campanha quando queremos mudar uma situação e precisamos que o máximo de pessoas se juntem para nos ajudar!

Que tal criar uma campanha para reduzir o desperdício e melhorar o uso de água na escola?


Sabe aquelas ideias que você e sua equipe escolheram para colocar em prática na escola? Agora é hora de vocês pensarem juntos como farão para chamar a atenção e conseguir a ajuda de alunos, professores e funcionários. Planejem as atividades, dividindo as tarefas entre todos os integrantes da equipe. Veja algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quem vamos chamar para ajudar?
  • O que podemos fazer para as pessoas concordarem em ajudar?
  • Como vamos organizar tudo e quem vai fazer o que?


Depois que vocês tiverem pensado em tudo, conte pra gente quais são os planos para a campanha na escola! Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos.

Blank

Resposta:

Fazer uma campanha cronometrando o tempo de usar a agua, para que todos tenham em mente não só na escola, mais também em casa, que agua não se desperdiça!

0
0
quase 4 anos
da Equipe Poupe a Terra

07. Ideias que transformam

24
Mai


Vamos pensar juntos em ações para melhorar o consumo de água na escola?

Reúna novamente sua equipe, olhem os mapas com bastante atenção e conversem sobre o que descobriram na investigação que fizeram:

  • A escola toda está usando a água de forma consciente?
  • Encontramos torneiras pingando ou vazamentos em outros pontos?
  • Observamos pessoas desperdiçando água no banheiro e nos outros locais?
  • Descobrimos algum outro problema relacionado à água?


Depois, pesquisem possíveis soluções que podem ser adotadas para prevenir ou resolver situações como vazamentos e outras formas de desperdício. Aqui vão algumas dicas.


Essas são apenas algumas sugestões, existem muitas outras ideias que a turma pode descobrir ou desenvolver. Vocês também podem consultar algum professor.

Para concluírem essa tarefa, escolham quais soluções serão colocadas em prática por vocês e toda a escola. Tentem escolher aquelas com mais chances de sucesso, melhores resultados e que utilizem menos recursos. Vamos fazer?

Antes de ir para a próxima atividade, compartilhe uma foto da turma na atividade e conte pra gente as ideias que surgiram no grupo.

Blank

Resposta:

1- Sim 2- Algumas 3- Sim, em algumas vezes 4- Não, até o momento

0
0
quase 4 anos
da Equipe Poupe a Terra

06. Investigadores em ação

24
Mai


É hora de investigar o consumo de água na escola!

Mas para desvendar esse mistério, você precisará trabalhar em grupo.

Reúna alguns colegas de equipe e explore toda a escola à procura dos pontos de consumo de água: pias, torneiras, descargas, bebedouros e demais pontos.

Observem também como a água está sendo usada em cada ponto, se está ocorrendo vazamento ou desperdício, ou se a água está sendo usada de forma adequada.

Mas o desafio não acaba aí: que tal criar um mapa da escola com todas as informações descobertas?

Você pode desenhar a mão, utilizar o computador, tirar fotos, o que achar mais interessante para fazer seu mapa e representar os pontos. Outra ideia é usar uma imagem para indicar cada tipo de ponto ou informação, como é comum em outros mapas.



Para concluir esse desafio, faça uma foto do seu mapa e publique abaixo. Depois, escreva suas descobertas e o que você achou da atividade.

Blank

Resposta:

Vou fazer

0
0
quase 4 anos
da Equipe Poupe a Terra

03. Banho e desperdício não combinam

24
Mai


Já pensou na água que você usa para tomar banho?

Essa água é limpa, então vamos pensar como podemos utilizá-la da melhor forma?

Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e consome cerca de 75 litros de água...
Já um banho de 10 minutos pode chegar a 150 litros, usando o dobro de água recomendado...
E um banho de 15 minutos equivale a 225 litros de água, que daria para outras duas pessoas também tomarem banho.

Utilizando um relógio ou celular com cronômetro, veja o tempo de seu banho e desafie-se a diminuí-lo... Será que você consegue?

Uma dica é fechar o chuveiro quando for se ensaboar, especialmente nos dias mais quentes. E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.

Agora calcule a quantidade de água que você deixou de consumir. Se a cada minuto de chuveiro aberto são gastos em média 15 litros de água, basta você multiplicar os minutos a menos no banho por 15 para descobrir o resultado.

40561-o2l77q_crop
Blank

Resposta:

Economizar agua ajuda o planeta e ajuda a nos consientizar que não podemos gastar agua!

0
0
quase 4 anos
da Equipe Poupe a Terra

05. Avaliação

24
Mai

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Foi otimo esse percurso. Não tenho o que reclamar, só achei que poderia ter mais questoes sobre o assusto. Espero mais campanhas como essa logo!

0
0
quase 4 anos
da Equipe Poupe a Terra

04. Mão na massa!

24
Mai

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Com as escolas fechadas em tempos de Pandemia, fica um pouco complicado fazer a campanha, mais assim que a escola abrir, vamos juntar os colegas e colocar a escola pra agitar!

0
0
quase 4 anos
da Equipe Poupe a Terra

03. Desenhando a Campanha

24
Mai

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Incentivando toda a escola a participar, com ideias chamativas, onde de um jeito que todos quisessem participar!

0
0
quase 4 anos
da Equipe Poupe a Terra

02. Planejando a campanha

23
Mai

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Pode colocar durante a campanha várias lixeiras de recicláveis na escola para incentivar os alunos a reciclar, mostrar vários e diferentes vídeos sobre a importancia da reciclagem e etc...

0
0
quase 4 anos
da Equipe Poupe a Terra

07. O que você achou do Percurso Ar?

18
Mai

Já terminamos o Percurso Ar! Mas nossa ação está apenas começando... \o/

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Ar. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

vocês devem atualizar por causa do covid-19.

0
0
quase 4 anos
Publicado por Maria eduarda Oliveira
da Equipe Poupe a Terra

06. Campanha no ar!

18
Mai

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu, fortalecendo as ações do seu projeto.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

13_02_21_fazendo_campanha
Blank

Resposta:

não posso sair, nem fazer nada, mas quem sabe depois da pandemia o meu grupo faça.

0
0
quase 4 anos
Publicado por Maria eduarda Oliveira
da Equipe Poupe a Terra

Membros

Thumb_sq_default
JOAO NUNES PASTOR
GUARULHOS, SP
Thumb_sq_default
JOAO NUNES PASTOR
GUARULHOS, SP
Thumb_sq_default
JOAO NUNES PASTOR
GUARULHOS, SP
Thumb_sq_default
JOAO NUNES PASTOR
GUARULHOS, SP
Thumb_sq_default
JOAO NUNES PASTOR
GUARULHOS, SP
Thumb_sq_default
JOAO NUNES PASTOR
GUARULHOS, SP

e mais 51 membros (ver todos)