O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
O desafio nacional “A Natureza das Coisas 2015” do Edukatu teve por objetivo estimular professores, alunos e comunidades com o desenvolvimento de projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos.
Podiam participar qualquer professor de Escola Fundamental I e II em todo o território nacional. Para conferir o regulamento, basta acessar: http://bit.ly/regulamento-edukatu.
Para participar o professor deveria apenas inscrever-se na plataforma, cadastrar seus projetos, criar equipes e mobilizar o máximo de alunos e professores de sua escola para realizarem as atividades do “Circuito Natureza”.
Os projetos que ficarem com as três primeiras colocações nestas atividades ganham prêmios – que serão distribuídos entre janeiro e março do ano que vem. O professor que ficar na primeira colocação ganhará uma viagem nacional com direito a um acompanhante e a sua escola receberá uma oficina do Edukatu sobre reaproveitamento de materiais para toda a comunidade escolar.
Os cinco estudantes mais engajados no projeto da equipe vencedora serão premiados com um tablet cada. Já os professores que ficarem em segundo e terceiro lugar receberão respectivamente um tablet e um kit de materiais didáticos.
Para a aluna Emile, 15 anos, da Rede Sesi Bahia, unidade Itapagipe, primeira colocada da edição anterior do desafio , os prêmios ficaram em segundo plano na hora de se lançar no desafio. “Quando ele [o professor] nos explicou e a gente começou a fazer o projeto respondendo às perguntas do site para concorrer ao prêmio, eu não fiquei muito focada no prêmio. Fiquei mais focada em aprender e reproduzir e ensinar para as outras pessoas a economizar e reutilizar”, ilustra a estudante.
Quem também não conhecia o site era o aluno Dimitri, 10 anos, do Colégio Cristo Rei, primeiro colocado da edição anterior em Maceió (AL). Além de achar o Edukatu lúdico e divertido, o estudante acredita que “é um site que incentiva os alunos. Ele brinca com a mente dos alunos de um jeito bom para que nós nos interessemos. Puxa os alunos para ele. É uma coisa boa para nós aprimorarmos o conhecimento”, afirma.
Os dois alunos fizeram parte das equipes vencedoras da edição anterior do desafio, que teve abrangência regional, e suas escolas ganharam uma oficina lúdica relacionada ao tema. Inspirado no engajamento deles é que este desafio nacional busca premiar também estudantes.
O resultado do envolvimento deles e de todo o trabalho coletivo da comunidade escolar nos dois locais sensibilizou mais de 2.500 pessoas. “Trabalhar com o meio ambiente dentro da escola – isso é necessário! A gente tem uma área riquíssima aqui”, comenta a professora Ana Carla Dávila, da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, terceira colocada em Salvador.
Confira o vídeo documentário da premiação regional, com alunos e professores participantes
E também entrevista com a professora classificada em terceiro
Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”
Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida