Foram necessários apenas cinco meses para 2.359 estudantes serem engajados e 8.375 pessoas da comunidade serem sensibilizadas no desafio A Natureza das Coisas 2015, promovido pelo Edukatu.

Participar, engajar e ganhar! A primeira colocada foi a equipe “Sensibilizando olhares: eu e o ambiente”, da professora Maria Ester Nascimento, da E.M.E.F. Octávio Pereira Lopes, localizada na cidade de São Paulo, no bairro Guapira. Como reconhecimento a professora ganhou uma viagem nacional com direito a um acompanhante e a sua escola receberá uma oficina do Edukatu sobre reaproveitamento de materiais para toda a comunidade escolar. Os cinco estudantes mais engajados da equipe serão premiados com um tablet cada.

O processo de criação do projeto iniciou-se a partir de um passeio realizado pelo entorno da escola e a constatação da existência de muito lixo nas ruas, que se estendia para a entrada da instituição de ensino. Depois de filmarem o espaço, professoras e professores decidiram trabalhar as questões ambientais com suas alunas e alunos. Entre as atividades realizadas pela equipe vencedora estão: a conscientização do recolhimento e destino correto dos resíduos e a parceria com uma ONG. Também foi trabalhada a reutilização de materiais, como contam as alunas Maria e Iasmin, que postaram na rede seu depoimento coletivo: “Fizemos um quadro para reduzir e conscientizar os outros alunos, feito de embalagens que iam para o lixo, como papel de bala e pirulito”, comentam.

A equipe vencedora também reescreveu e animou fábulas. Uma delas, a “Assembleia dos Macacos”, conta a história de um macaco em uma assembleia declarou não aguentar mais viver em um mundo com tanto lixo. Para resolver o problema, o macaco criou um robô que juntava lixo e outro que reciclava. Como narraram os alunos que apresentaram a história: “Viveram uma boa vida em um mundo cheiroso e limpo! Todos dançaram e pularam felizes!”.

O segundo lugar ficou com a equipe “Projeto Verde”, da professora Kerolayne Paixão Sarmento, da E.M.E.B. Edgar Tenório de Lima, localizada em Taquarana (AL). Ela e seus alunos criaram um projeto para conscientização sobre o processo de degradação do meio ambiente. As atividades realizadas foram: a arborização da escola, a manutenção do roseiral e a ampliação da horta.

A professora Kerolayne conta que os estudantes foram organizados em grupos para participar dos percursos. “A atividade que mais mobilizou os alunos foi a máquina do tempo, do percurso Terra, em que eles observavam quanto tempo os materiais levam para se decompor na natureza”, ilustra.

Uma de suas alunas, Alana Santos, comentou o que produziu com material que iria para o lixo. “Hoje a gente fez uma boneca de papel com o papel que seria lixo – virou luxo. Depois, no final da aula, a gente recolheu todo o lixo e foi muito legal. E por fim, a boneca ficou linda”, comemora.

O terceiro lugar ficou para a equipe “Área de Lazer Sustentável”, da professora Luciene Julia Soares, da E.M.E.B. Prefeito José Custódio da Silva, em Coité do Nóia (AL). O projeto buscou desenvolver ações que possibilitem a implantação de práticas sustentáveis na escola e, dentro deste contexto, propiciar aos alunos um espaço sustentável para brincadeiras durante o intervalo.

Para isso, promoveu o engajamento e a participação de toda a comunidade escolar, utilizando-se de práticas sustentáveis, reduzindo a quantidade de resíduos, evitando o desperdício de água e adotando práticas de cuidado e preservação do espaço escolar. “As atividades são bastante desafiadoras e, ao mesmo tempo, oferecem novos conhecimentos, como é o caso da máquina do tempo e dos vídeos educativos. Eles demonstraram bastante entusiasmo e interesse em participar das atividades como um todo”, ressalta Luciene. Layene Soares, uma das alunas participantes, conta que o que mais chamou sua atenção “foi a forma como acontece a extração do petróleo. É muito interessante”.

As professoras que ficaram em segundo e terceiro lugar receberão respectivamente um tablet e um kit de materiais didáticos.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

2 Comentários

Thumb_sq_snapchat-1710736527

Vivian

muito bom e legal

1
0
mais de 7 anos

Thumb_sq_default

Maria

Legal

0
0
mais de 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012