18
Mar/16

Foto: Divulgação

“Não esperava ganhar o desafio. Nossa ideia era participar e fazer o melhor, sempre de uma forma coletiva. Toda a escola participou. O prêmio é de todos! Além dos alunos, professores também se uniram”, afirma a professora de informática educativa Maria Ester Nascimento, que há 1 ano começou a utilizar em sala de aula o Edukatu, rede gratuita e aberta de aprendizagem do Instituto Akatu em parceria com a Braskem.

A escola de Maria Ester, a E.M.E.F. Octávio Pereira Lopes, no bairro Guapira, na cidade de São Paulo, foi a vencedora do desafio “A Natureza das Coisas 2015” com a equipe “Sensibilizando olhares: eu e o ambiente”. No dia 14 de março, recebeu a visita da equipe do Edukatu, que promoveu oficinas sobre reaproveitamento de materiais para mais de 150 alunos.

As oficinas estimularam o protagonismo e a criação coletiva de estudantes. Com a entrega de materiais recicláveis, estudantes foram estimulados a criar, em grupo, brinquedos e, em seguida, trocar com o grupo ao lado. “Foi muito importante trazer o estímulo à organização e ao planejamento, criar juntos e de ver que juntos somos fortes! E isso são valores para a vida toda”, disse a professora Maria Ester.

Reconhecida pelo seu trabalho, a professora ganhou uma viagem para Itacaré (BA). Já os cinco estudantes mais engajados da equipe receberam um tablet cada. Reconhecer o engajamento desses estudantes também fez parte do desafio que, para Maria Ester, tem o trabalho coletivo como um dos principais pilares. “Foi muito bom para os alunos perceberem que não existem tantos obstáculos para vencermos. Quando falei do desafio, muitos achavam que não seriam capazes de ganhar. Diziam que era muita gente, já que escolas do Brasil todo poderiam se inscrever. Diziam também 'A gente nunca ganha nada.' E ganhamos! Sem pressa, fomos fazendo aos poucos e começamos usando a rede de forma offline, por conta do acesso restrito à internet e computadores para todos.”

Mais de dez mil pessoas foram alcançadas pelas atividades do desafio por todo o País, diz Silvia Sá, gerente de educação do Instituto Akatu. “A equipe vencedora detectou que a geração e o descarte incorreto de lixo em sua comunidade era um problema e, com o Edukatu como ferramenta, sensibilizou e mobilizou a escola e as pessoas do entorno para buscar soluções conjuntas, com resultados muito importantes”, comenta Silvia.

A equipe vencedora trabalhou temas como a conscientização do recolhimento e destinação correta dos resíduos em parceria com uma ONG, a reutilização de materiais e ainda recriou fábulas, que foram ressignificadas com questões sobre consumo consciente. Assista a uma delas aqui.

Publicado por Moderador edukatu

39 Comentários

36 comentários anteriores
Thumb_sq_default

IARA

SALVE VITORIA

0
3
mais de 2 anos

Thumb_sq_default

ana

oi

0
2
mais de 2 anos

Thumb_sq_pic

Ramon Luiz

Ótima forma de premiar

0
2
mais de 2 anos

Filtre por Conteudo!

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012