O desafio era reunir a maior quantidade de crianças e adolescentes para realizar jogar o game Germ Kombat e conversar sobre a importância de lavar as mãos. O resultado foi que centenas delas puderam repensar hábitos de higiene para eliminar germes e bactérias que transmitem doenças!
Em quase quatro meses, cerca de 75 mil pessoas foram impactadas pelas atividades promovidas pela Maratona. A iniciativa, que teve por objetivo sensibilizar para a importância da adoção de hábitos regulares de higiene, está baseada em dados do UNICEF, que revelam que lavar as mãos com água e sabonete, em momentos chave do dia, pode reduzir em 44% os casos de doenças diarreicas e quase em 25% os casos de infecções respiratórias.
Com 35 projetos inscritos, a Maratona, que contou com o apoio dos Escoteiros do Brasil, foi encerrada em 12/02 e teve os vencedores divulgados nesta semana. Três professoras e uma educadora foram contemplados. A primeira colocada receberá uma viagem com acompanhante para um roteiro com temática sustentável e uma oficina com a equipe Edukatu em sua escola. A segunda colocada receberá um tablet, enquanto a terceira será contemplada com um kit de materiais sobre consumo consciente, assim como a educadora que recebe a menção honrosa.
Parabéns a todos!
Confira os resultados:
1º lugar:
Tayz Lucas de Oliveira Souza
Escola Municipal Raul de Leoni (São Paulo - SP)
2º lugar
Carmem Silvia de Andrade Corrêa
Escola Estadual Murilo Braga (Porto Velho - RO)
3º lugar
Carolina França Bezerra
Colégio Sidarta (Cotia - SP)
Menção Honrosa
Fabíola Juliana Padilha
Grupo Escoteiro Alexandre Roepke (Timbó - SC)
A primeira colocada foi a equipe “A saúde começa pelas nossas mãos”, formada pelos alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da E.M.E.F. Raul de Leoni, em São Paulo (SP) e liderada pela professora Tayz Lucas de Oliveira Souza. Além de realizarem as atividades pedagógicas do Edukatu, incluindo o jogo Germ Kombat, os alunos ainda tiveram uma aula sobre como lavar corretamente as mãos, fizeram uma pesquisa sobre as doenças que podem ser causadas por germes e bactérias que estão nas mãos e uma montagem de painéis de conscientização. Além disso, transmitiram os aprendizados aos seus familiares, em suas casas, promovendo a mudança de hábitos para um número ainda maior de pessoas. “Antes da Maratona, as crianças me contavam que alguns familiares se esqueciam de lavar as mãos antes das refeições e que quase todos se esqueciam de lavar as mãos após pegarem ônibus ou visitarem locais públicos”, conta a professora.
Em 13/03, como parte da premiação, os professores e cerca de 400 alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da escola vencedora participarão de uma oficina com a equipe do Edukatu, repleta de brincadeiras para trabalhar a questão da higiene e do consumo consciente. Na sequência, será organizado um mutirão de lavagem de mãos para reforçar a importância desse hábito como medida de saúde preventiva.
Para sabe conhecer mais materiais educativos sobre hábitos de higiene, acesse o Percurso Higiene na Palma da Mão.
E que tal dar uma olhada no Desafio Turma que Recicla? É uma nova chance de mobilizar alunos e comunidades para o consumo consciente e ainda concorrer a prêmios! ;)