O desafio era reunir a maior quantidade de crianças e adolescentes para realizar jogar o game Germ Kombat e conversar sobre a importância de lavar as mãos. O resultado foi que centenas delas puderam repensar hábitos de higiene para eliminar germes e bactérias que transmitem doenças!

Em quase quatro meses, cerca de 75 mil pessoas foram impactadas pelas atividades promovidas pela Maratona. A iniciativa, que teve por objetivo sensibilizar para a importância da adoção de hábitos regulares de higiene, está baseada em dados do UNICEF, que revelam que lavar as mãos com água e sabonete, em momentos chave do dia, pode reduzir em 44% os casos de doenças diarreicas e quase em 25% os casos de infecções respiratórias.

Com 35 projetos inscritos, a Maratona, que contou com o apoio dos Escoteiros do Brasil, foi encerrada em 12/02 e teve os vencedores divulgados nesta semana. Três professoras e uma educadora foram contemplados. A primeira colocada receberá uma viagem com acompanhante para um roteiro com temática sustentável e uma oficina com a equipe Edukatu em sua escola. A segunda colocada receberá um tablet, enquanto a terceira será contemplada com um kit de materiais sobre consumo consciente, assim como a educadora que recebe a menção honrosa.

Parabéns a todos!

Confira os resultados:

1º lugar:
Tayz Lucas de Oliveira Souza
Escola Municipal Raul de Leoni (São Paulo - SP)

2º lugar
Carmem Silvia de Andrade Corrêa
Escola Estadual Murilo Braga (Porto Velho - RO)

3º lugar
Carolina França Bezerra
Colégio Sidarta (Cotia - SP)

Menção Honrosa
Fabíola Juliana Padilha
Grupo Escoteiro Alexandre Roepke (Timbó - SC)

A primeira colocada foi a equipe “A saúde começa pelas nossas mãos”, formada pelos alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da E.M.E.F. Raul de Leoni, em São Paulo (SP) e liderada pela professora Tayz Lucas de Oliveira Souza. Além de realizarem as atividades pedagógicas do Edukatu, incluindo o jogo Germ Kombat, os alunos ainda tiveram uma aula sobre como lavar corretamente as mãos, fizeram uma pesquisa sobre as doenças que podem ser causadas por germes e bactérias que estão nas mãos e uma montagem de painéis de conscientização. Além disso, transmitiram os aprendizados aos seus familiares, em suas casas, promovendo a mudança de hábitos para um número ainda maior de pessoas. “Antes da Maratona, as crianças me contavam que alguns familiares se esqueciam de lavar as mãos antes das refeições e que quase todos se esqueciam de lavar as mãos após pegarem ônibus ou visitarem locais públicos”, conta a professora.

Em 13/03, como parte da premiação, os professores e cerca de 400 alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da escola vencedora participarão de uma oficina com a equipe do Edukatu, repleta de brincadeiras para trabalhar a questão da higiene e do consumo consciente. Na sequência, será organizado um mutirão de lavagem de mãos para reforçar a importância desse hábito como medida de saúde preventiva.

Para sabe conhecer mais materiais educativos sobre hábitos de higiene, acesse o Percurso Higiene na Palma da Mão.

E que tal dar uma olhada no Desafio Turma que Recicla? É uma nova chance de mobilizar alunos e comunidades para o consumo consciente e ainda concorrer a prêmios! ;)

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

6 Comentários

3 comentários anteriores
Thumb_sq_images

EDUARDA

KKKKKKKKKKKK

0
1
aprox. 7 anos

Thumb_sq_af0644acc91b6a18cf2172a930bb707f

izabela

Olá Vivian Olá Ingridy

1
0
quase 7 anos

Thumb_sq_default

Maria

Legal

0
0
mais de 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012