Antes de mais nada, parabéns a todos os participantes do Desafio “Turma que Recicla” pelos resultados alcançados! A iniciativa, promovida pelo Edukatu em 2017, contou com a participação direta de mais de 200 professores e 3.600 estudantes, que juntos envolveram ainda outras 9.100 pessoas em suas comunidades escolares.
A primeira colocada foi a professora Fernanda Silvério Raimundo, da E.M.E.B. Marcos Rogério da Rosa, de São Bernardo do Campo (SP), que realizou o projeto “Sustentabilidade no Mundo – Consumo Consciente”. Como reconhecimento a professora ganhou uma viagem com direito a um acompanhante para conhecer o Parque Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais e a sua escola receberá uma oficina do Edukatu sobre reaproveitamento de materiais para toda a comunidade escolar.
Crédito: E.M.E.B. Marcos Rogério da Rosa, São Bernardo do Campo (SP).
O projeto teve como principal proposta repensar a relação do ser humano com o ambiente com atividades como a feira de trocas de brinquedos, a experimentação de receitas de uso integral de alimentos e a ampliação da separação dos resíduos para toda a escola. A iniciativa envolveu boa parte da comunidade escolar e a escola conseguiu reduzir o desperdício de alimentos pela metade, melhorando também a destinação dos resíduos recicláveis e do óleo usado. Outro destaque foram as histórias em quadrinhos sobre os 4Rs – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, criadas pelos estudantes em uma das atividades do percurso Turma que Recicla do Edukatu.
O segundo lugar ficou com a professora Luciene Julia Soares, da E.M.E.B. Pref. José Custódio da Silva, localizada em Coité do Nóia (AL). Sua equipe desenvolveu um projeto para conscientizar a comunidade escolar sobre a utilização de materiais recicláveis, bem como o reaproveitamento de alimentos. O grande destaque do projeto foi a oficina de confecção de brinquedos a partir de sucatas. A escola também conseguiu implementar a separação dos resíduos, possibilitando o aproveitamento dos materiais recicláveis.
O terceiro lugar ficou para a professora Flávia Araújo de Lima, da E.M.E.B. Profª Carmen Tabet de Oliveira Marques, também em São Bernardo do Campo (SP). A escola está localizada em uma área de manancial, importante para o abastecimento de água. O projeto da professora teve como objetivo principal mobilizar a comunidade escolar e de seu entorno para o descarte adequado do óleo usado, em parceria com um programa da prefeitura.
As professoras que ficaram em segundo e terceiro lugar receberão respectivamente um tablet e um kit de materiais didáticos.
O Desafio “Turma que Recicla” teve por objetivo incentivar as escolas a trabalharem o conceito de Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar tudo o que consumimos, desenvolvendo projetos que abordem a geração e o descarte de resíduos. Hoje, mais de 40% dos resíduos coletados seguem para lugares inadequados, o que pode contaminar o solo e a água. Além disso, já se estimou que esse descarte pode desperdiçar o equivalente a R$ 8 bilhões, por ano, de materiais que poderiam virar matéria-prima ou energia. Para mais informações sobre o desafio e os critérios de seleção dos vencedores, acesse o regulamento disponível em: bit.ly/regulamento-tqr.