Antes de mais nada, parabéns a todos os participantes do Desafio “Turma que Recicla” pelos resultados alcançados! A iniciativa, promovida pelo Edukatu em 2017, contou com a participação direta de mais de 200 professores e 3.600 estudantes, que juntos envolveram ainda outras 9.100 pessoas em suas comunidades escolares.

A primeira colocada foi a professora Fernanda Silvério Raimundo, da E.M.E.B. Marcos Rogério da Rosa, de São Bernardo do Campo (SP), que realizou o projeto “Sustentabilidade no Mundo – Consumo Consciente”. Como reconhecimento a professora ganhou uma viagem com direito a um acompanhante para conhecer o Parque Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais e a sua escola receberá uma oficina do Edukatu sobre reaproveitamento de materiais para toda a comunidade escolar.


Crédito: E.M.E.B. Marcos Rogério da Rosa, São Bernardo do Campo (SP).

O projeto teve como principal proposta repensar a relação do ser humano com o ambiente com atividades como a feira de trocas de brinquedos, a experimentação de receitas de uso integral de alimentos e a ampliação da separação dos resíduos para toda a escola. A iniciativa envolveu boa parte da comunidade escolar e a escola conseguiu reduzir o desperdício de alimentos pela metade, melhorando também a destinação dos resíduos recicláveis e do óleo usado. Outro destaque foram as histórias em quadrinhos sobre os 4Rs – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, criadas pelos estudantes em uma das atividades do percurso Turma que Recicla do Edukatu.

O segundo lugar ficou com a professora Luciene Julia Soares, da E.M.E.B. Pref. José Custódio da Silva, localizada em Coité do Nóia (AL). Sua equipe desenvolveu um projeto para conscientizar a comunidade escolar sobre a utilização de materiais recicláveis, bem como o reaproveitamento de alimentos. O grande destaque do projeto foi a oficina de confecção de brinquedos a partir de sucatas. A escola também conseguiu implementar a separação dos resíduos, possibilitando o aproveitamento dos materiais recicláveis.

O terceiro lugar ficou para a professora Flávia Araújo de Lima, da E.M.E.B. Profª Carmen Tabet de Oliveira Marques, também em São Bernardo do Campo (SP). A escola está localizada em uma área de manancial, importante para o abastecimento de água. O projeto da professora teve como objetivo principal mobilizar a comunidade escolar e de seu entorno para o descarte adequado do óleo usado, em parceria com um programa da prefeitura.

As professoras que ficaram em segundo e terceiro lugar receberão respectivamente um tablet e um kit de materiais didáticos.

O Desafio “Turma que Recicla” teve por objetivo incentivar as escolas a trabalharem o conceito de Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar tudo o que consumimos, desenvolvendo projetos que abordem a geração e o descarte de resíduos. Hoje, mais de 40% dos resíduos coletados seguem para lugares inadequados, o que pode contaminar o solo e a água. Além disso, já se estimou que esse descarte pode desperdiçar o equivalente a R$ 8 bilhões, por ano, de materiais que poderiam virar matéria-prima ou energia. Para mais informações sobre o desafio e os critérios de seleção dos vencedores, acesse o regulamento disponível em: bit.ly/regulamento-tqr.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

9 Comentários

6 comentários anteriores
Thumb_sq_default

Joselia

Código de equipe* para ter acesso

0
0
quase 6 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Oi, Joselia, precisa de ajuda?

0
0
mais de 5 anos

Thumb_sq_default

Maria

Isso

0
0
mais de 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012