Em 2020, o Edukatu está desenvolvendo um projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Candeias para sensibilizar e mobilizar alunos e professores de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino para o consumo consciente, com destaque para gestão adequada de resíduos sólidos. Os professores participantes desenvolverão com suas turmas temas relacionados ao uso sustentável dos recursos, ciclo de vida dos produtos e, principalmente, a reciclagem.

O intuito dessa postagem é apresentar de forma organizada as principais informações do projeto, possibilitando rápido acesso pelos professores participantes das escolas da rede municipal de Candeias.

CRONOGRAMA

O encontro inicial de formação e orientação técnica tem como objetivo oferecer aos professores e gestores das escolas que se inscreveram no projeto um encontro de formação em consumo consciente, sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos, e orientação técnica para desenvolvimento das atividades previstas.

Esse encontro acontecerá em ambiente on-line, por meio da plataforma Zoom. O link de acesso para este encontro será enviado via e-mail para cada professor individualmente.

A oficina lúdica com alunos será realizada na própria escola, uma vez com cada turma participante do projeto, em data e horário a serem definidos com os docentes envolvidos, podendo reunir mais de uma turma no mesmo horário. O intuito é complementar o trabalho desenvolvido pelos professores. Essas oficinas acontecerão a depender das restrições sanitárias em vigor devido a pandemia do novo coronavírus.

CERTIFICADO

Os professores que aderirem ao projeto e realizarem todas as tarefas indicadas no quadro abaixo receberão certificado de 50 horas. O certificado será enviado em formato digital por e-mail ao próprio professor, por isso é essencial que cada docente informe corretamente seu e-mail quando solicitado e acompanhe sua caixa de entrada no período indicado no item 4 do cronograma. Os professores que porventura não verificarem o recebimento do certificado até o dia 20 de dezembro deverão entrar em contato com a equipe do Edukatu.

TAREFAS DO PROFESSOR

Caso você seja professor de uma escola municipal de Candeias e não tenha participado do encontro inicial, mas tem interesse em desenvolver o projeto com sua turma, entre em contato conosco para avaliarmos seu caso (ver e-mail no final desta postagem).

Para realizar os procedimentos de cadastro (tarefa 2), assista ao tutorial a seguir:


Quanto ao relatório final do projeto (ver itens 3 e 8 das tarefas), cada professor deverá preenchê-lo individualmente, ainda que o projeto seja coletivo - clique aqui para baixar o Modelo de Relatório.

ATENÇÃO: Algumas informações solicitadas no relatório devem ser necessariamente levantadas antes do início das ações do projeto. Sugerimos que você imprima uma cópia do modelo para preencher ao longo do projeto. Ao final do projeto, após terminar de preenchê-lo, as respostas deverão ser transcritas para formulário online disponível aqui.

ATIVIDADES

O trabalho com os estudantes (tarefas 4 e 5) consistirá na realização das atividades do Percurso Turma que Recicla – Fase 1, disponível em:

Ensino Fundamental Anos Iniciais
Ensino Fundamental Anos Finais

Você precisará estar conectado ao seu perfil na plataforma para acessar as atividades do percurso.

Os percursos de atividades do Edukatu estão disponíveis on-line, para que professores e alunos realizem as atividades juntos em ambiente virtual, entretanto, com o cenário de pandemia, as atividades do Percurso Turma que Recicla foram adaptadas para serem enviadas aos alunos por meio do Plano de Estudos Domiciliar (PED).

As atividades estão disponíveis em versão PDF nos links a seguir. Salve as atividades em seu computador ou celular para enviar aos alunos via WhatsApp:

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Fundamental 1 - Atividades 1 e 2 do Percurso Turma que Recicla
Fundamental 1 - Atividades 3 e 4 do Percurso Turma que Recicla
Fundamental 1 - Atividades 5, 6 e 7 do Percurso Turma que Recicla
Fundamental 1 - Atividades 8, 9 e 10 do Percurso Turma que Recicla

Ensino Fundamental - Anos Finais

Fundamental 2 - Atividades 1 e 2 do Percurso Turma que Recicla
Fundamental 2 - Atividades 3 e 4 do Percurso Turma que Recicla
Fundamental 2 - Atividades 5, 6 e 7 do Percurso Turma que Recicla
Fundamental 2 - Atividades 8, 9, 10 e 11 do Percurso Turma que Recicla

Os arquivos dos vídeos utilizados em algumas das atividades serão disponibilizados via WhatsApp pela Equipe Edukatu para que sejam repassados aos alunos junto às atividades. Caso queira receber essas atividades por WhatsApp envie uma mensagem para o número 11 3179 1170.

Os registros das atividades dos alunos deverão ser enviados por e-mail para a equipe Edukatu (edukatu@akatu.org.br), sugerimos que os professores organizem as atividades realizadas pelos alunos antes do envio.

Caso seja necessário, também poderemos disponibilizar os arquivos de atividades em formato aberto (editável) para que cada professor faça as adaptações necessárias para atender a especificidade de suas turmas, para isso, basta entrar em contato com a equipe do projeto.

Além disso, afim de registrar a participação dos professores na plataforma, cada professor deverá realizar a postagem da sua percepção sobre o desenvolvimento das atividades pelos alunos (comentários, resultados e fotos) em suas respectivas páginas no Percurso Turma que Recicla - Fase 1 (tarefa 6).

PARTICIPAÇÃO DE COORDENADORES(AS) E GESTORES(AS)

A participação do gestor será válida somente se houver ao menos um professor da mesma escola participando do projeto.

Os gestores serão responsáveis pela orientação e acompanhamento contínuo dos professores participantes.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O projeto prevê ainda a realização de um diagnóstico amostral, a partir da aplicação, pela equipe do Edukatu, de um questionário inicial (marco zero) e outro final, após as ações, com professores e alunos de algumas escolas participantes, com o intuito de verificar aprendizados e mudanças de comportamentos.

CONTATOS

Caso precise entrar em contato com a equipe do projeto, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando seu nome, escola, função (professor(a), coordenador(a) pedagógico ou gestor(a)) e telefones de contato, ou envie um WhatsApp para (11) 3179-1170. Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

16 Comentários

Thumb_sq_img_0914

Marilene

Boa parceria! O curso é muito bom, porém realizado de forma virtual o resultado ao meu ver não vai ser tão proveitoso quanto presencial por conta da dificuldade que muitas pessoas vão ter no desenvolvimento do mesmo...parabéns Candeias pela parceria!

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Oi, Marilene! Que bom que gostou do projeto, esperamos que ele seja satisfatório para todos os participantes!

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Oi, Maria! Para adicionar alunos na sua equipe basta você clicar em seu nome no campo superior direito da tela, em seguida clique em "Meus projeto". Depois aperte no botão "gerenciar" do projeto que você deseja adicionar novos alunos, depois aperte em "Gerenciar membros". Em seguida é só clicar em "Ver Instruções" para dar continuidade ao processo.

1
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Caso você ainda não tenha criado nenhum projeto, basta clicar em seu nome no canto superior direito da tela, sem seguida em "Meus projetos" e depois em "Criar novo projeto". Abraços!

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Mércia

Bom dia. Eu sou a professora Mércia. Acredito que não preciso enviar as atividades dos alunos pois são os mesmos da minha colega, professora Vera do 4 ano.

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Oi, Mércia, é isso mesmo! Se você está realizando o projeto com outra professora, basta que uma das duas envie as atividades! Abraços!

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_img_0914

Marilene

Boa parceria! O projeto é muito bom!

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

RosÂngela

As atividades do projeto são ótimas!

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Dulce

O projeto é bom. As atividades são interessantes.Bem pensadas.

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Mércia

O projeto parece ser muito bom.

3
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Cidalia

Esse projeto tem muito a nos ensinar

3
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Elizete

As atividades são bem elaboradas e atende a nossa realizadade.

1
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Elizete

As crianças estáo amando

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Ivana

O

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Ivana

Os alunos do 4º ano A.C.M participaram com bastante atenção e entusiasmo, dando um belo retorno nas atividades. Projeto muito bom do Edukatu

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Maria

Isso ai

1
0
mais de 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012