Em 2020, o Edukatu está desenvolvendo um projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Igarassu para sensibilizar e mobilizar alunos e professores de ciências e geografia do Ensino Fundamental – Anos Finais da rede municipal de ensino para o consumo consciente, com destaque para gestão adequada de resíduos sólidos. Os professores participantes desenvolverão com suas turmas temas relacionados ao uso sustentável dos recursos, ciclo de vida dos produtos e, principalmente, a reciclagem.

CRONOGRAMA

O encontro inicial de formação e orientação técnica tem como objetivo oferecer aos professores das escolas que se inscreveram no projeto um encontro de formação em consumo consciente, sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos, e orientação técnica para desenvolvimento das atividades previstas.

Esse encontro acontecerá em ambiente on-line, por meio da plataforma Zoom. O link de acesso para este encontro será enviado via e-mail para cada professor individualmente.

CERTIFICADO

Os professores que aderirem ao projeto e realizarem todas as tarefas indicadas no quadro abaixo receberão certificado de 35 horas. O certificado será enviado em formato digital por e-mail ao próprio professor, por isso é essencial que cada docente informe corretamente seu e-mail quando solicitado e acompanhe sua caixa de entrada no período indicado no item 3 do cronograma. Os professores que porventura não verificarem o recebimento do certificado até o dia 15 de dezembro deverão entrar em contato com a equipe do Edukatu.

Caso você seja professor de uma escola municipal de Igarassu e não tenha participado do encontro inicial, mas tenha interesse em desenvolver o projeto com sua turma, entre em contato conosco para avaliarmos seu caso (ver e-mail no final desta postagem).

Para realizar os procedimentos de cadastro (tarefa 2), assista ao tutorial a seguir:


Quanto ao relatório final do projeto (ver itens 3 e 7 das tarefas), cada professor deverá preenchê-lo individualmente, ainda que o projeto seja coletivo. O formulário para preenchimento do relatório está disponível aqui.

ATENÇÃO: Esse relatório também prevê a medição do volume de resíduos gerado nas escolas, logo, algumas informações solicitadas devem ser necessariamente levantadas antes do início das ações do projeto. Com a pandemia do novo coronavírus, distanciamento social e aulas remotas, sabemos que muitos professores não têm acesso a algumas dessas informações, nesse caso basta escrever nas caixas de respostas “Não se aplica”.

ATIVIDADES

O trabalho com os estudantes (tarefas 4 e 5) consistirá na realização das atividades a seguir:

O que são resíduos sólidos?
Consumo consciente de embalagem

Salve as atividades em seu computador para enviar aos alunos via WhatsApp. Os registros das atividades dos alunos (tarefa 5) deverão ser enviados por e-mail para a equipe Edukatu (edukatu@akatu.org.br), sugerimos que os professores organizem as atividades realizadas pelos alunos em um documento ao final de cada atividade.

Caso seja necessário, também poderemos disponibilizar os arquivos de atividades em formato aberto (editável) para que cada professor faça as adaptações necessárias para atender a especificidade de suas turmas, para isso, basta entrar em contato com a equipe do projeto.

Além disso, afim de registrar a participação dos professores na plataforma, cada professor deverá realizar a postagem da sua percepção sobre o desenvolvimento das atividades pelos alunos (comentários, resultados e fotos) na seção Blog da Rede (tarefa 6).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O projeto prevê ainda a possibilidade de realização de um diagnóstico amostral, a partir da aplicação, pela equipe do Edukatu, de um questionário inicial (marco zero) e outro final, após as ações, com professores e alunos de algumas escolas participantes, com o intuito de verificar aprendizados e mudanças de comportamentos.

CONTATOS

Caso precise entrar em contato com a equipe do projeto, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando de nome, escola, função (professor ou coordenador pedagógico) e telefones de contato, ou envie um WhatsAPP para 11 3179-1170. Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

5 Comentários

Thumb_sq_default

Maria

Isso ai

3
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

SANDRA

Excelente!

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Aldenilze

legal!

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

NATHALIA

Foi uma ótima experiência!

1
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Tania

Bem proveitoso. Um assunto que eu abordei várias vezes em sala de aula, quando estávamos com aulas presenciais.

1
0
mais de 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012