Em 2020, o Edukatu está desenvolvendo um projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro (AL) para mobilizar professores e estudantes de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino para o consumo consciente, resíduos sólidos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O material auxilia os educadores a orientar seus alunos para compreenderem de que forma os ODS se relacionam com suas ações do dia a dia e para observarem em casa a maneira com que descartam resíduos sólidos, estimulando suas famílias a darem a destinação correta aos diferentes materiais.

O objetivo dessa postagem é apresentar de forma organizada as principais informações do projeto, possibilitando rápido acesso pelos professores participantes das escolas da rede municipal de Marechal Deodoro (AL).

CRONOGRAMA DO PROJETO

Os encontros online tem como objetivo oferecer aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas que se inscreveram no projeto, a formação continuada em consumo consciente e sua relação com resíduos sólidos e os ODS, bem como as orientações técnicas para desenvolvimento das atividades.

Os professores que aderirem voluntariamente ao projeto deverão cadastrar os estudantes de suas turmas na plataforma on-line Edukatu e realizar as atividades propostas para cada etapa de ensino do Percurso Turma que Recicla – Fase 1 e do Percurso O que são ODS? – Fase Única.

Os professores que realizarem as atividades do projeto e enviarem relatório comprobatório de conclusão das atividades receberão um certificado de 40 horas.

TAREFAS DO PROFESSOR

FORMAÇÃO CONTINUADA

Os encontros online de formação continuada (Tarefa 1) com a rede municipal de ensino visam apresentar o projeto Edukatu e os conteúdos da plataforma online Edukatu sobre resíduos sólidos e ODS. Ao todo, serão 6 encontros virtuais de 2 horas cada.

A comprovação da participação será realizada por lista de presença, com presença obrigatória em 75% das atividades.

CADASTRO NA PLATAFORMA

Para realizar os procedimentos de cadastro (Tarefa 2), assista ao tutorial a seguir:


ATIVIDADES COM AS TURMAS

O trabalho com os estudantes consistirá na realização das atividades do Percurso Turma que Recicla – Fase 1 e do Percurso O que são ODS? (Tarefas 3 e 4).

ATENÇÃO: Você precisa estar conectado (a) ao seu perfil na plataforma para acessar as atividades do percurso.

Os percursos de atividades do Edukatu estão disponíveis on-line, para que professores e alunos realizem as atividades juntos em ambiente virtual. Entretanto, devido ao cenário de pandemia, as atividades dos percursos foram adaptadas para serem enviadas aos alunos.

Essas atividades serão disponibilizadas em versão PDF na plataforma Google Sala de Aula (o código da turma será enviado por e-mail).

ATENÇÃO: Salve as atividades em seu computador ou celular para enviar aos alunos por e-mail, WhatsApp ou na plataforma indicada pela sua coordenação pedagógica.

Os registros das atividades dos alunos deverão ser enviados por e-mail para a equipe Edukatu (edukatu@akatu.org.br). Sugerimos que os professores organizem as atividades realizadas pelos alunos antes do envio.

Caso seja necessário, também poderemos disponibilizar os arquivos de atividades em formato aberto (editável) para que cada professor faça as adaptações necessárias para atender a especificidade de suas turmas, para isso, basta entrar em contato com a equipe do projeto.

COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS

Em dezembro de 2020, serão realizados encontros virtuais com a rede municipal de ensino para apresentação dos resultados das atividades desenvolvidas com as turmas e avaliação do projeto. Serão 2 encontros de 2 horas cada. A comprovação da participação será realizada por lista de presença, com presença obrigatória em 75% das atividades.

RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES

Ao final do projeto, os professores participantes devem relatar as atividades desenvolvidas com as turmas no Relatório Final de Atividades (Tarefa 7), disponível no formulário online: https://akatu.wufoo.com/forms/kz0n7ix0f41h38/ OU https://akatu.wufoo.com/forms/relatario-do-projeto-edukatu-em-marechal-deodoro/.

O relatório deve ser preenchido e enviado até 18/12/2020.

CERTIFICADO

Os professores que realizarem as atividades do projeto e enviarem relatório final de atividades receberão um certificado de 40 horas. O certificado será enviado em formato digital por e-mail ao próprio professor, por isso é essencial que cada docente informe corretamente seu e-mail quando solicitado e acompanhe sua caixa de entrada no período indicado. Os professores que porventura não verificarem o recebimento do certificado até o dia 15 de janeiro deverão entrar em contato com a equipe do Edukatu.

PARTICIPAÇÃO DE COORDENADORES (AS) E GESTORES (AS)

A participação do gestor será válida somente se houver ao menos um professor da mesma escola participando do projeto. Os gestores serão responsáveis pela orientação e acompanhamento contínuo dos professores participantes.

CONTATOS

Caso precise entrar em contato com a equipe do projeto, mande uma mensagem para gente indicando seu Nome, Escola, Função (professor (a), coordenador (a) pedagógico ou gestor (a)) e Telefones de contato, em um dos canais abaixo:

E-mail: edukatu@akatu.org.br
WhatsApp: (11) 9-5484-6991

Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo!

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

13 Comentários

10 comentários anteriores
Thumb_sq_default

SANDRA

Extraordinária iniciativa gratificante!

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Sidinei

Ótima colocação

4
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Aldenilze

iniciativa genial!

3
0
mais de 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012