Em 2022, o Edukatu estará participando e desenvolvendo processos formativos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Vitória (ES), com o objetivo de sensibilizar e mobilizar alunos(as) e educadores(as) de Ensino Fundamental da rede pública municipal para o consumo consciente e a sustentabilidade, com destaque para a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

SOBRE O PROJETO

Este ano, participamos do 1º Encontro da Formação Continuada organizada pela SEME para educadores(as) que trabalharão com o novo componente curricular Práticas Experimentais em Educação Socioambiental, nele contribuímos para sensibilização inicial da temática, com a apresentação da plataforma e o convite para acessarem a Edukatu e conhecerem os materiais que poderão complementar os recursos já disponibilizados na plataforma AprendeVix/Google Sala de Aula pela Comissão de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (CEASE/GFDE/SEME). Assim, os(as) educadores poderão realizar pesquisas e, ainda, se desejarem, poderão inserir os estudantes na Plataforma Edukatu para se apropriarem dos conhecimentos organizados em Circuitos.

Já no 2º SEMESTRE, a formação Consumo consciente como ferramenta para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 12) será ofertada pelo Instituto Akatu e mediada pela CEASE/GFDE/SEME. O período de inscrições será divulgado pela Secretaria para adesão voluntária dos(as) profissionais de educação da rede municipal de Vitória, que desejarem participar.

>> O formulário de inscrição será divulgado no 2º semestre.

Confira abaixo, mais informações, conforme o semestre:

PRIMEIRO SEMESTRE: PARTICIPAÇÃO NA FORMAÇÃO “PRÁTICAS EXPERIMENTAIS - EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL”

CRONOGRAMA 1º SEMESTRE


Confira abaixo o detalhamento de cada etapa:

ETAPA 1: PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO DE ABERTURA
O encontro inicial com os educadores(as) de Práticas Experimentais em Educação Socioambiental ocorreu no dia 03/02/2022, via Google Meet, com a participação dos membros da Comissão de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, representante da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e representantes do Instituto Akatu. No encontro, foi apresentada a plataforma Edukatu e o passo a passo para acessar nossos conteúdos e planos de aula.

Foto: Encontro on-line com educadores(as) de Práticas Experimentais, realizado em 03/02/22 (disponibilizada pela SEME Vitória)

A equipe do Edukatu está disponível para apoiar a elaboração dos projetos (veja nossos CONTATOS no final desta página) e também já disponibilizou materiais para auxiliar os(as) educadores(as) na realização das atividades com suas turmas.

ACESSO AOS MATERIAIS DE APOIO
Para acessar os materiais do Edukatu, primeiro você precisará fazer seu cadastro na plataforma.
O cadastro no Edukatu é bem simples! Siga o passo a passo abaixo:
1) Acesse: https://edukatu.org.br/usuarios/registro/nova_conta
2) Preencha todos os campos com seus dados. Importante: Escolha o perfil de Professor
3) Leia os “Termos de uso e de proteção de dados” e clique em Concordo, se estiver de acordo com eles
4) Envie suas informações
Obs. Você também encontra o passo a passo para fazer seu cadastro nesse tutorial em vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OKFYYcO-JOI&t=1s

Depois, você pode também poderá pesquisar planos de aula na temática que for significativo para a realidade da escola e do seu entorno, escolher na seção Na Mochila > Edukateca: https://edukatu.org.br/cats/7/posts

Você pode selecionar um ou mais planos de aula para realizar com suas turmas, de acordo com seu planejamento!

IMPORTANTE: Em caso de dúvida sobre a formação ou as atividades no Classroom, entre em contato com a SEME/GFDE/CEASE pelo e-mail: seme.ambiental@edu.vitoria.es.gov.br ou pelos telefones: (27) 3135-1035 ou (27) 3135-1043. Conte também com a equipe do Edukatu para ajudar você! (veja nossos CONTATOS no final desta página)

SEGUNDO SEMESTRE: OFERTA DA FORMAÇÃO SOBRE CONSUMO CONSCIENTE E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CRONOGRAMA 2º SEMESTRE

1 - INSCREVER-SE NO PROJETO

Todos(as) os(as) profissionais de educação da rede municipal de Vitória serão convidados(as) via SEME/GFDE a participar da formação Edukatu no 2º semestre. A adesão ao projeto de formação é feita de forma voluntária, de acordo com o interesse e disponibilidade de cada educador(a).

>> O formulário de inscrição e o calendário de formação serão divulgados no 2º semestre.

2 - PARTICIPAR DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO

Os encontros de formação tem como objetivo oferecer aos(às) educadores(as) que se inscreverem voluntariamente no projeto, uma formação temática sobre consumo consciente e sustentabilidade, com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, além de convidá-los(las) para o uso da plataforma digital Edukatu e desenvolvimento das atividades propostas. Os dois encontros acontecerão no segundo semestre, em ambiente on-line (Google Meet), com duração de 3 horas cada, e será mediado pela CEASE/GFDE/SEME.

3 - REALIZAR AS ATIVIDADES COM AS TURMAS

3.1. CADASTRO NA PLATAFORMA EDUKATU

Como cadastrar seu perfil - Educadores(as):
1) Acesse: https://edukatu.org.br/usuarios/registro/nova_conta
2) Preencha todos os campos com seus dados. Importante: Escolha o perfil de Professor
3) Leia os “Termos de uso e de proteção de dados” e clique em Concordo, se estiver de acordo com eles
4) Envie suas informações

Obs. Você também encontra o passo a passo para fazer seu cadastro nesse tutorial em vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OKFYYcO-JOI&t=1s

Como cadastrar sua equipe:

1) Faça seu login na plataforma: https://edukatu.org.br/usuarios/login
2) Na barra lateral direita da página, clique Cadastrar projeto, preencha o campo Qual o nome da sua equipe? com o nome da sua preferência que reflita o conteúdo do seu projeto. Use sua criatividade!
3) Importante: o projeto é a ideia do que você deseja desenvolver com as suas turmas no âmbito do Edukatu, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação.
4) No campo Qual a situação atual do seu projeto selecione a opção Teste, caso ainda não tenha uma ideia definida e todas as informações serão preenchidas automaticamente, lembrando que você pode atualizá-las depois;
5) Clique em Salvar equipe

3.2. ESTUDAR, ACOMPANHAR E REALIZAR AS ATIVIDADES PREVISTAS

Após a formação inicial, os(as) educadores(as) participantes vão realizar as atividades do percurso O que são ODS? com as suas turmas.

O percurso propõe uma sequência didática para ser realizada pelos(as) educadores(as) junto aos(às) estudantes, apresentando a importância da Agenda 2030 para alcançar o desenvolvimento sustentável e trabalha especificamente os ODS 6 - Água, ODS 11 - Cidades sustentáveis, ODS 12 - Consumo e Produção responsáveis, ODS 13 - Mudanças climáticas e ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação.

Todos os percursos do Edukatu estão disponíveis on-line, para que as atividades sejam realizadas em ambiente virtual, mas você também pode fazer o download das atividades em formato PDF para serem realizadas de maneira off-line em sala de aula ou compartilhadas com estudantes por meio do canal de sua preferência.

IMPORTANTE: As instruções para os(as) professores(as) realizarem as atividades com as suas turmas, bem como os materiais para estudo e aprofundamento, só estão disponíveis nas atividades presentes na plataforma do Edukatu (ver link acima).

Caso seja necessário, também poderemos disponibilizar os arquivos de atividades em formato aberto (editável) para que cada professor(a) faça as adaptações necessárias para atender a especificidade de suas turmas. Para isso, basta entrar em contato com a equipe do projeto (ver em CONTATOS). A equipe do Akatu acompanhará toda a trajetória dos(as) educadores(as) e seus estudantes, juntamente com a CEASE/GFDE/SEME.

3.3. POSTAR O RESULTADO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO BLOG DA REDE DA PLATAFORMA EDUKATU

Os(as) professores(as) participantes serão responsáveis por publicar registros, impressões e reflexões sobre o desenvolvimento das atividades e seus resultados, no Blog da Rede da plataforma Edukatu, promovendo a troca de experiências e de boas práticas com professores de todo o Brasil.

4. PREENCHER E ENVIAR O RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES PARA RECEBIMENTO DO CERTIFICADO

Quanto ao relatório final do projeto, cada professor deverá preenchê-lo individualmente, ainda que o projeto seja realizado de forma coletiva. Sugerimos que você imprima o modelo ou salve uma cópia no seu computador para preencher ao longo do semestre.

Ao final do projeto, após terminar de preenchê-lo, as respostas deverão ser transcritas para um formulário on-line para acesso da equipe Akatu e da equipe CEASE/GFDE/SEME. >> O formulário on-line será disponibilizado no 2º semestre Os(as) educadores(as) que cumprirem todas as tarefas previstas com êxito receberão um certificado digital de 40 horas emitido pelo Instituto Akatu.

Os(as) educadores(as) que cumprirem todas as tarefas previstas com êxito receberão um certificado digital de 40 horas.

CONTATOS

Caso precise entrar em contato com a equipe do Edukatu, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando seu: Nome, Escola, Função (professor(a), coordenador(a) pedagógico, gestor(a) etc.) e Telefone(s) para contato.

Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo!

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

2 Comentários

Thumb_sq_turma_do_projeto

Marcelo

A genialidade e funcionalidade da plataforma tem proporcionado momentos agregadores e facilitadores no desenvolvimento do nosso projeto sob o título REFLORESTAR.

1
0
6 meses

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Maravilha, Marcelo! Seguimos juntos :)

0
0
6 meses

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012