Em 2022, o Instituto Akatu está realizando a mobilização em Duque de Caxias (RJ) sobre consumo consciente e resíduos sólidos, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. O projeto conta com o apoio da Braskem.

O projeto é voltado para os profissionais da Educação Básica da rede Municipal, com o objetivo de trabalhar a temática de consumo consciente, sustentabilidade e resíduos sólidos. Saiba mais como participar do projeto:

CRONOGRAMA

Confira abaixo as tarefas previstas para participar do projeto e receber o certificado:

TAREFA 1: Participar dos encontros presenciais e realizar o diagnóstico inicial

Turma da manhã: 8h30 – 11h30
Turma da tarde: 13h30 -16h30
23/08- Escola Municipal Dr. Ely Combat- 4° distrito
24/08 – Escola Municipal expedicionário Aquino de Araújo -1° Distrito
25/08- CIEP 120 Monteiro Lobato – 2° Distrito
26/08-CIEP 319 Oduvaldo Viana Filho – 3° distrito

Após o encontro presencial, solicitamos o preenchimento pelos educadores do formulário online disponível no link a seguir: https://akatu.wufoo.com/forms/m1hf3vq60sa3d1z/

Além dos encontros síncronos, o projeto contará com atividades a serem realizadas de forma assíncrona com os/as estudantes, e fornecerá certificados para os/as educadores/as que concluírem a proposta com êxito!

TAREFA 2: Cadastrar-se no Edukatu

Os educadores e educadoras que aderirem voluntariamente ao projeto deverão se cadastrar na plataforma digital Edukatu e cadastrar sua equipe, isto é, os/as estudantes que participarão do projeto, por meio do link: https://edukatu.org.br/usuarios/registro/nova_conta

Caso tenha dúvidas, assista o tutorial a seguir para saber como fazer esse cadastro - é simples e fácil:


O cadastro é muito importante para você ter acesso completo aos materiais e instruções das atividades, além de conseguir gerenciar suas turmas no ambiente virtual da plataforma Edukatu!

TAREFA 3 e 4: Estudar, acompanhar e Realizar as atividades junto às turmas

Após fazer seu cadastro, você pode começar a estudar os materiais e realizar as atividades propostas com os/as estudantes, de acordo com a etapa de ensino.

Antes de iniciar as atividades com a turma, contamos com um formulário online para ser aplicado com os estudantes, com o intuito de verificar de forma geral os conhecimentos prévios que os estudantes possuem em relação a temática. O link pode ser compartilhado para os estudantes via e-mail ou aplicativos de mensagens.

Segue link do formulário para ser compartilhado com os estudantes: https://akatu.wufoo.com/forms/mvlnk501muqiu/

A proposta é a realização nesse semestre do percurso de aprendizagem do “Turma que Recicla”, as atividades do Edukatu estão disponíveis on-line ou podem ser baixadas no formato PDF para serem compartilhadas com alunos com acesso reduzido à internet por meio impresso, WhatsApp, e-mail, ou a plataforma que o(a) professor(a) achar mais conveniente.

Link de acesso ao percurso:

https://edukatu.org.br/circuitos/2/percursos/5/rota/9/fases/17/atividades https://edukatu.org.br/circuitos/2/percursos/5/rota/11/fases/19/atividades

Lembre-se: Você precisará estar conectado ao seu perfil na plataforma para acessar as atividades do percurso

ATENÇÃO: As instruções para os professores(as) realizarem as atividades com as suas turmas, bem como os materiais para estudo, só estão disponíveis nas atividades presentes na plataforma do Edukatu (ver links acima), além disso, as atividades dos Percursos na plataforma não estão adaptadas para o cenário de pandemia - por exemplo, algumas atividades foram elaboradas para serem realizadas fora da escola -, por isso, sugerimos que os(as) professores(as) também estudem as atividades por meio da plataforma para orientar os seus alunos e alunas quanto as adaptações necessárias para aqueles que realizarão as atividades diretamente no Edukatu.

TAREFA 5: Postar o resultado das atividades realizadas no blog da rede da plataforma Edukatu

Os(as) professores(as) participantes serão responsáveis por publicar registros, impressões e reflexões sobre o desenvolvimento das atividades e seus resultados, no Blog da Rede da plataforma Edukatu, promovendo a troca de experiências e de boas práticas com professores de todo o Brasil.

TAREFA 6: Responder e enviar o Relatório Final

Cada educador/a participante deverá preencher o relatório final individualmente, ainda que o projeto seja realizado de forma coletiva.

Ao final do projeto, após terminar de preenchê-lo, as respostas deverão ser transcritas para um formulário on-line.

O link do formulário on-line | Relatório Final: https://akatu.wufoo.com/forms/q11okl191gw4gzo/

Os educadores e educadoras que realizarem todas as tarefas previstas para o projeto, receberão um certificado digital com carga horária de 40 horas após a conclusão das atividades, emitido pelo Instituto Akatu e validado pela secretaria.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? FALE COM A GENTE

Caso precise entrar em contato com a equipe do Edukatu, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando seu Nome, Escola, Cidade e Telefone(s) para contato. Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo!

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

5 Comentários

2 comentários anteriores
Thumb_sq__55_21_98104-2258_20210522_135753

Monique

Obrigada!

0
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_default

Mailza

Todos os encontros foram ricos em aprendizagem

0
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_foto_rosto_jessika

Jessika

????

0
0
mais de 1 ano

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012