Que tal aproveitar o início das aulas para fazer alguns combinados com os alunos e também com os outros professores? Converse sobre como consumir de forma adequada os materiais utilizados na escola.
Você pode falar sobre o consumo de água, energia, alimentos, papel entre outros. Para isso, organize uma plenária para estudar, discutir e resolver certas questões, e juntos decidirem as medidas que serão adotadas. Separamos algumas dicas que podem ser incorporadas na sala de professores e na secretaria escolar:
-Reduzir, em primeiríssimo lugar: antes de imprimir, sempre se pergunte: você realmente precisa das informações impressas?
-Uma boa alternativa é “imprimir” ou salvar arquivos em PDF e guardá-los em pastas nomeadas com data e o nome do tema ou projeto para ler mais tarde.
-Se realmente precisar imprimir, selecione a impressora preto e branco. Impressão colorida, somente se necessário!
-Antes de imprimir, cheque a pré-visualização e selecione somente as páginas/partes de conteúdo que realmente precisar.
-Retire da seleção de impressão as páginas com itens desnecessários como cabeçalhos e rodapés.
-Ao imprimir um e-mail, apague o histórico anterior, caso você não precise dele.
-Verifique a formatação do documento: diminuir o tamanho das letras (fonte) ou adequar o layout da página (para A4 e não Letter) economiza folhas!
-Sempre use o verso do papel para uma nova impressão.
-Para arquivos de power point ou keynote, utilize a opção de mais de um slide por página sempre que possível.
-Destine os papéis A4 impressos já frente e verso para reciclagem.
Se tiver outras dicas conte pra gente ;)