O ano de 2021 foi cheio de desafios, projetos, formações e conquistas para o Edukatu. Contou com atividades de sensibilização e mobilização para o consumo consciente com estudantes e professores do Ensino Fundamental em 5 estados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em um ano repleto de desafios, vamos relembrar todos os momentos importantes para a trajetória de nossa rede de aprendizagem.

Há mais de três anos, o programa vem estimulando o trabalho em ambiente escolar sobre o tema resíduos (geração, uso e descarte) em regiões do Rio Grande do Sul, Bahia e São Paulo, com resultados muito positivos de sensibilização e mobilização com educadores, alunos e famílias. Ao longo desses anos, também foram desenvolvidos muitos novos conteúdos para o Edukatu, com percursos pedagógicos que são sequências de navegação em que há troca de informações, compartilhamento de conhecimentos e experiências por parte dos educadores e dos alunos.

Em 2021, ao longo de três trimestres, foram realizadas formações online com professores do Rio Grande do Sul, em parceria com a SEDUC-RS e com o apoio da Braskem, com atividades e projetos com o tema de resíduos, reciclagem e consumo consciente. Para conferir alguns dos projetos desenvolvidos pelos educadores participantes em suas escolas, clique abaixo:

Aprendizagem e diversão
Aprender ensinando: conheça projeto
Saiba mais: projeto de Horta na Escola

Já em Hortolândia (SP), em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município e com o apoio da Dow, a proposta foi chamada de Akatu – Resíduos e Economia Circular de PU e buscou trabalhar a questão dos resíduos sólidos e ampliar a adesão à coleta seletiva, com destaque para o descarte adequado de sofás, colchões e outros produtos contendo espumas de poliuretano (PU), como parte do projeto Reuse. Vem relembrar a publicação sobre o projeto em Hortolândia.

No estado da Bahia, as cidades de Candeias e Camaçari também foram grandes parceiras em 2021. Por meio das atividades dos percursos Turma Que Recicla e Do Plástico ao Plástico, os educadores, também no formato online, realizaram projetos e trabalhos lindos dentro do ambiente escolar. Para relembrar um exemplo de inspiração, reveja aqui o trabalho da prof. Crislaine de Candeias (BA). O município de Dias d’Ávila também está trabalhando em parceria com o Edukatu em um projeto inédito sobre sustentabilidade e direitos humanos que continua em 2022.

Vitória (RS) e Marechal Deodoro (AL) também fizeram parte das parcerias do Edukatu. Em 2021, com as formações, novos projetos surgiram nas escolas dessas regiões, como é o caso do trabalho engajado da professora Fernanda Gonçalves de Vitória. Que tal verificar aqui?

Celebramos mais um ano construindo um futuro sustentável juntos!

Em setembro deste ano, o Edukatu completou 8 anos. Sua rede de aprendizagem on-line contou com mais de 500 projetos cadastrados só em 2021, e já alcançou mais de 15 mil professores, 42 mil alunos e cerca de 7 mil escolas cadastradas, de todas as regiões do país. Junto com eles, seguimos colaborando com a formação de consumidores mais conscientes e contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável.

Com o ano chegando ao fim, não é só tempo de olhar para trás e rever os planos que foram traçados, o caminho que foi percorrido, as metas e os objetivos alcançados. Também é hora de olhar para a frente, refazer planos, vislumbrar novos horizontes e abrir o coração para sonhar. É compartilhando esses feedbacks de educadoras envolvidas com o Edukatu que encerramos 2021:

— “Gostei bastante dos temas, foi excelente. Os materiais são muito bons.” (Giovana, Rio Grande do Sul)

— “Sempre estou pesquisando no Edukatu para consultar. Plataforma que sempre encontro respostas. Sobre as formações, não tenho o que reclamar, gostei e abordaram bem o tema, foi bem rico. Nota 10.” (Patrícia, Marechal Deodoro (AL))

— “Gostei muito das formações. Tinha a parte da partilha e contato com professores, gostei muito dessa parte, porque acende uma luz, mostra um caminho.” (Fernanda, Vitória (ES)

A equipe do Edukatu agradece pela oportunidade de fazer parte da história de cada um de vocês. Desejamos Boas Festas e um Ano Novo muito próspero! Feliz 2022!

22/12/2021

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

2 Comentários

Thumb_sq_capaakatu2021

PAULO

Foi um ano de muito crescimento profissional ao iniciarmos este projeto, ainda sob os efeitos da Pandemia e volta às aulas presenciais e hibridas. Obrigado por todo o acompanhamento, apoio e atenção conosco.

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Nós que agradecemos, Paulo! Seguimos juntos!

0
0
mais de 2 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012