O Carnaval está chegando! Para os foliões, diversão garantida, considerando o respeito aos protocolos de segurança contra a Covid-19 e suas variantes. Para quem gosta de sossego, um feriadão para descansar ou passear, também com segurança. Mas será que é possível aproveitar a festa e contribuir para um mundo mais sustentável ao mesmo tempo?

1. Seja criativo na fantasia e fantasia-se em casa!

E a sua fantasia? Você sabia que para fazer uma roupa dessa, além de água e luz, são necessárias várias matérias-primas? Por isso, o ideal é reutilizar, trocar fantasias com amigos ou remodelar. Os consumidores conscientes podem usar a mesma peça mais de uma vez, o que ao longo do tempo pode diminuir os efeitos negativos da produção do material. Além disso, evita que a fantasia seja jogada fora, colaborando também na redução da quantidade de resíduos desnecessários gerados. E mais: você vai economizar!

Já imaginou o quanto pode ser divertido se fantasiar em casa com os familiares ou amigos mais próximos? Abuse da criatividade!

2. Lixo sempre no lixo, separado da forma correta!

Mesmo em casa, copos, latinhas, garrafas e outros resíduos costumam ser gerados, e precisam ser separados de forma correta. Confira aqui nossa matéria sobre: “Nossa parte na coleta seletiva” e faça sua parte!"

Se for sair para algum lugar, lembre-se de usar máscara de proteção, levar álcool em gel, buscar por espaços ao ar livre e mais do que isso: evitar impactos negativos ao levar consigo um saquinho para guardar os resíduos de seu consumo até encontrar um local apropriado para o descarte.

3. Que tal produzir menos lixo?

Além do alto custo para as prefeituras, o aumento do volume de resíduos afeta a coleta (sobrecarga) e o armazenamento em aterros sanitários. Portanto, não basta somente descartar os resíduos no lugar certo. Reduzir sua geração também é fundamental. Evitar o desperdício de alimentos e bebidas e evitar itens de uso único (as melhores opções são sempre as duráveis, evitando o uso dos descartáveis) são grandes exemplos para colocar em prática no cotidiano.

4. Economize água!

Se você já é um consumidor consciente de água, redobre seus cuidados neste feriado. Evite atividades que promovam o desperdício! Você também pode tomar banhos mais curtos e aproveitar o calor para desligar o chuveiro quando estiver ensaboando o corpo ou lavando o cabelo.

5. Cuidado com a saúde

Beber bastante água é importante para a saúde. Hidrate-se nesse calor!

Se alimentar com comidas leves e saudáveis pode ajudar para uma diversão mais duradoura no feriado. Em casa, as alternativas são diversas para agradar toda a família. Mas não se esqueça: evite desperdiçar comida. Cozinhar com consciência é um passo muito importante, pensando em uma vida mais sustentável, por você, por todos e para todos.

Independente de como você irá passar esse feriado, aproveitar de forma consciente e com segurança é essencial para um Carnaval sustentável e saudável!

24/02/22

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012