O Reuse é uma iniciativa do Instituto Akatu e da Dow e tem como propósito contribuir para economia circular de produtos que contêm espumas de poliuretano (PU), como geladeiras, freezers, colchões e sofás, descartados pela população.

Em 2021, o projeto recolheu e reciclou mais de 3.500 colchões, sofás e similares do município de Hortolândia (SP). Em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município, o projeto teve uma linha de intervenção pedagógica, chamada de Akatu – Resíduos e Economia Circular de PU, que trabalhou a questão dos resíduos sólidos e da coleta seletiva, com destaque para o descarte adequado de sofás, colchões e outros produtos contendo espumas de poliuretano (PU). Ao todo, 21 escolas desenvolveram as atividades, que contaram com a participação de 47 professores e mais de 1.100 estudantes. Vem relembrar a publicação sobre o projeto em Hortolândia que conta como foi esse desenvolvimento e traz a perspectiva das professoras Karla e Paula.

Em 2022, com foco em geladeiras e freezers, o projeto pedagógico foi realizado por escolas da cidade de Valinhos (SP), que trabalharam o tema com turmas de 6° e 7° anos da rede municipal de ensino.

Foi o caso do prof. Richard Turchetti, educador nas escolas EMEB Luiz Antoniazzi, EMEB Tomoharu Kimbara e EMEB Carolina de Oliveira Sigrist. Ele desenvolveu as atividades do projeto com nove turmas em que atua, com a ajuda do prof. João Paulo Di Monaco Durbano. O professor de ciências relata: “Eles ficaram encantados de entender como funciona a geladeira. Eu gostei bastante dos trabalhos em grupos, foi bem interessante. Eles se organizaram sozinhos e dividiram-se para fazer de forma colaborativa, de acordo com as habilidades específicas de cada integrante."

Richard também conta que os diferentes materiais existentes nas geladeiras chamaram a atenção dos estudantes, já que a maioria não imaginava que a espuma, por exemplo, era um desses materiais. Segundo ele, os vídeos indicados nas atividades foram muito enriquecedores, auxiliando bastante no entendimento da temática.

A professora Maristela Godoy, da EMEB Edina Aparecida Bampa da Fonseca, também realizou as atividades com os estudantes e relata: “Foi positivo que alguns estudantes já sabiam sobre a temática, principalmente de coleta seletiva e de cooperativas por perto de onde moram. Os alunos gostaram bastante dos 4Rs e se lembraram em outros momentos sobre o que aprenderam com o projeto Reuse. Eles perceberam a importância de preservar e começaram a observar melhor suas atitudes em casa.”

Apesar das dificuldades de acesso a internet, a aluna Pamela, do 7° ano, da prof. Maristela, produziu um vídeo sobre consumo consciente, por meio da proposta das atividades do projeto. Confira:


Dentro deste tema do projeto, fazer escolhas conscientes ao consumir melhora os impactos (aumenta os positivos e reduz os negativos) que causamos, principalmente no meio ambiente e na sociedade. Na hora de consumir, repensar se realmente precisa de determinado produto faz toda diferença. Reduzir e reutilizar são outros passos importantes na hora do consumo. E por fim, se após consumir, aquele produto realmente não puder ser reutilizado, é preciso reciclar. É assim também no caso das geladeiras. Vamos pensar nisso?

O descarte e a reciclagem de geladeiras: você conhece?

Quando chegam ao fim de sua vida útil, geladeiras e freezers descartados pela população passam a ser considerados resíduos volumosos (como colchões, sofás e móveis) e classificados como resíduos perigosos, assim como demais eletrodomésticos, devido principalmente aos riscos que oferecem ao meio ambiente quando não tratados de forma inadequada. Esses equipamentos utilizam gases que atuam na refrigeração e no isolamento térmico, os quais contribuem em sua quase totalidade, dependendo do gás, para o agravamento do aquecimento global e das mudanças climáticas, ao serem liberados na atmosfera sem tratamento adequado.

Quando você descarta corretamente uma geladeira ou um freezer antigos ou realiza sua troca por um modelo mais atual, contribui bastante para a conservação do meio ambiente, a melhoria da sociedade e o desenvolvimento econômico da sua região. Você possibilita que esses equipamentos sejam tratados da maneira adequada e, com isso, ajuda a evitar que seus gases sejam emitidos diretamente na atmosfera, além de permitir que seus materiais sejam reaproveitados na fabricação de novos produtos, contribuindo para frear as mudanças climáticas, fortalecendo a cadeia da reciclagem que gera emprego e renda e reduzindo a necessidade de extração de novos recursos naturais para abastecer a indústria.

Além das ações voltadas às escolas, o Reuse também conta com ações nas comunidades, em parceria com organizações locais, para sensibilizar e mobilizar a população sobre a importância do consumo consciente e do descarte correto de resíduos sólidos, além de campanhas de comunicação voltadas a divulgar o sistema de coleta gratuita de geladeiras e freezers sem serventia na região.

Para saber mais

https://bit.ly/projeto-reuse

07/12/22

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012