Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte de uma agenda global adotada durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de 2015. Dezessete desses objetivos formam parte da Agenda 2030, composta por 169 metas que devem ser alcançadas globalmente até 2030.

O Brasil, país-membro da ONU, aderiu aos ODS desde 2015. Em 2016, instituiu-se a Comissão Nacional para os ODS (CNODS) que tem como objetivo difundir, internalizar e dar visibilidade para o processo de implementação da agenda.

O Departamento de Monitoramento e Avaliação do Sistema Único de Saúde (Demas), atribuição da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (MS), também realiza o trabalho de coordenar, articular e avaliar a evolução da Agenda 2030 no país, com foco em articular com instituições externas, distribuindo ações entre as secretarias para acompanhar e avaliar as metas, de acordo com atuação específica de cada secretaria.

Nesse caso, no Ministério da Saúde, foi desenvolvida uma estrutura para monitorar a implementação dos ODS. No ano de 2020, foi criado um grupo de trabalho (GT), nomeado como GT ODS SVS, com diferentes representantes das secretarias, para abordar seus indicadores, tendo como ponto principal o ODS 3 - Saúde e Bem-estar e estabelecendo relação com os demais ODS (5,6,8, e 16). Foi por meio deste GT que houve monitoramento da evolução dos ODS e suas atividades com maior organização e qualificação.

Apesar disso, ainda existem muitos caminhos a serem seguidos para de fato ocorrer a colaboração com todos os objetivos. Até 2030, os responsáveis precisarão apresentar resultados e para que isso aconteça, é preciso que cada governo (federal, estadual e municipal) se comprometa a cumprir as ações, juntamente com o trabalho em sustentabilidade de empresas, ONGs e outros setores da sociedade.

Ainda, o que se tem visto é que parte do planejamento estratégico voltado ao meio ambiente não foi seguido em 2020. É também uma realidade que somente uma pequena parcela do orçamento tem sido direcionada para a mudança do clima e conservação da biodiversidade, de acordo com o relatório publicado no dia 21 de agosto de 2020 pela Controladoria-Geral da União (CGU), além do grande desmatamento na Amazônia reportado em 2022. Assim, em alguns aspectos, seguimos na contramão dos objetivos do desenvolvimento sustentável no Brasil.

Os maiores desafios para cumprir a Agenda indicados pelo relatório foram o aumento da pobreza, investimentos insuficientes na área ambiental e o aumento das desigualdades sociais. Esses desafios mostram a importância de maior investimento na implementação dos ODS, principalmente, no que diz ao comprometimento com o meio ambiente e seus impactos. Para além deste ponto, a valorização em investimentos públicos nas áreas sociais como saúde, educação e ciência, são essenciais para estarmos rumo às metas da Agenda 2030.

Muitos são os desafios para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por isso, é muito importante a participação de diferentes atores sociais, como empresas, escolas e governo, para implementar, desenvolver e viabilizar o alcance dos objetivos. É por meio deste trabalho coletivo que mais pessoas tomam conhecimento da importância das metas e dos objetivos para o país e, para além disso, realizam práticas e hábitos sustentáveis que colaboram fortemente para um meio ambiente mais equilibrado e com impactos positivos. Aproveite e confira Ações para atingir os 17 ODS, publicado aqui no Edukatu.

Para saber mais

Conheça os ODS

Os 5Ps da sustentabilidade

Percurso: O que são ODS?

Referências

Agenda 2030 veja o que o Brasil ainda precisa fazer para alcançar os objetivos. Disponível em: https://ramacrisna.org.br/noticias/agenda-2030-veja-o-que-o-brasil-ainda-precisa-fazer-para-alcancar-os-objetivos/. Acesso em: 16 de janeiro de 2023.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as fontes de dados para o monitoramento das metas no Brasil. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/X6fCx5KZxNwsx69xttRBpPy/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 16 de janeiro de 2023.

02/02/2023

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012