Sempre que caminhamos sobre um terreno, deixamos marcas. Cada vez mais, as atividades humanas têm afetado negativamente o meio ambiente, e a pegada ecológica é uma maneira de avaliar o tamanho dessa influência. Para suprir nossas necessidades básicas, utilizamos uma quantidade de recursos naturais que vai variar dependendo das nossas escolhas de consumo e dos estilos de vida. Ao utilizar um carro para se locomover, ou transporte coletivo, ou uma bicicleta, são utilizadas diferentes quantidades de recursos naturais para suprir essa necessidade de mobilidade. Temos uma metodologia que calcula o resultado de nosso padrão de consumo sobre os recursos naturais: a pegada ecológica.

Essa metodologia permite comparar os diferentes padrões de consumo dentro da capacidade ecológica do planeta, ou seja, é uma forma de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza” , em média, para se sustentar. Como exemplo, o Japão possui uma pegada 8x maior do que o território do país, consumindo mais do que a natureza pode regenerar.

Para esse cálculo, foram necessários diversos estudos para compreender os tipos de territórios produtivos existentes (agrícola, pastagens, oceanos, florestas etc). Também foi necessário considerar a alimentação, energia, bens de serviço e transporte. Para garantir a biodiversidade e a vida do planeta, quando o cálculo é realizado considera-se o consumo em uma área medida em hectares, por meio de relações específicas, reservando assim, uma quantidade de terra e água para a própria natureza. Nossos hábitos e estilos de vida fazem a diferença na vida do planeta e as ações mais sustentáveis, por meio do consumo consciente, colaboram para que haja o suficiente para todos e para sempre.

Nesse caso, como colaborar para o meio ambiente e a sustentabilidade?

1) Se possível, opte por alimentos produzidos localmente;
2) Evite o desperdício de alimentos, água e energia;
3) Utilize meios de transporte coletivos;
4) Pratique a coleta seletiva e/ou tenha uma composteira doméstica;
5) Reflita antes de realizar a compra de um produto ou serviço. Se for consumir, dê preferência a empresas que investem na ecoeficiência.

Lembre-se que as pequenas atitudes geram grandes resultados, impactando positivamente o meio ambiente. Aproveite e calcule o tamanho da sua pegada ecológica clicando aqui.

Para saber mais

Conheça a relação dos nossos hábitos e os 4Rs!
Consumo consciente também é gerar impacto positivo nas pessoas

Percurso Avaliação do Ciclo de Vida

Referências

Pegada Ecológica? O que é isso?. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/o_que_e_pegada_ecologica/#:~:text=A%20 Pegada%20el%C3%B3gica%20%C3%A9%20uma,da%20 capacidade%20 ecol%C3%B3gica%20do%20 planeta. Acesso em: 17 de fevereiro de 2023.

Sua pegada ecológica. Disponível em: https://www.fiojovem.fiocruz.br/content/sua-pegada-ecol%C3%B3gica. Acesso em: 17 de fevereiro de 2023.

28/02/2023

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012