Definida como um bioma e reconhecida pela grande biodiversidade, a Mata Atlântica é composta por uma variedade de formações vegetais e ecossistemas associados, possuindo espécies endêmicas, ou seja, que ocorrem apenas nessa região. A Mata já cobriu cerca de 12% do território nacional, que incluía os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Atualmente, temos apenas cerca de 7% da cobertura original. (WFF Brasil)

As variações ambientais que esse bioma apresenta ocorrem devido à extensão da Mata Atlântica em latitude, longitude e variações altitudinais. Sua biodiversidade responde por entre 1% a 8% da biodiversidade mundial.

O mico-leão-dourado é uma espécie muito reconhecida neste bioma, do qual acabou se tornando um símbolo. Este é considerado um animal endêmico e além dele, podemos citar exemplos como a onça pintada, tucano e porco do mato. Além disso, o bioma possui 20.000 espécies de plantas e mais de 2.000 espécies de vertebrados (mamíferos, peixes, répteis, aves e anfíbios).

Diante de toda sua diversidade e importância, a Mata Atlântica precisa ser conservada e preservada. Assim como outras florestas, permite serviços ambientais que beneficiam diretamente toda nossa sociedade, como o abastecimento de água para população, agricultura e indústria; regulação climática, estocando o carbono na forma de madeira; e proteção e habitat para flora e fauna.

Por isso, para a conservação da Mata Atlântica, a colaboração dos cidadãos e das escolas é fundamental. Como podemos colaborar?

– Participar de projetos de preservação: Engajar-se em ações de preservação e restauração da Mata Atlântica, como plantio de árvores em áreas degradadas, pode fazer a diferença.

– Optar por produtos sustentáveis, sempre que possível: Quando puder, busque por produtos que não contribuam para o desmatamento ou a degradação da Mata Atlântica, como produtos de origem ilegal ou obtidos por meio de atividades predatórias.

– Denunciar crimes ambientais: Reportar atividades ilegais, como desmatamento, caça ilegal e tráfico de animais às autoridades competentes.

– Compartilhar informações e promover o tema da conservação da Mata em diferentes espaços: Tratar sobre a importância da Mata Atlântica e seus desafios para conscientizar outras pessoas sobre a necessidade de sua preservação.

Como a escola pode colaborar?

Incluir a conservação da Mata Atlântica como tema transversal no currículo escolar, promovendo a conscientização sobre a importância desse bioma e suas ameaças é uma possibilidade. Com esse desenvolvimento do tema, também é possível realizar atividades práticas, como visitas a áreas preservadas, trilhas ecológicas e projetos de restauração, para estimular a conexão dos estudantes com a natureza.

Outra possibilidade é incentivar projetos de pesquisa relacionados à Mata Atlântica, estimulando a curiosidade e a descoberta de informações relevantes para sua conservação e até mesmo estabelecendo parcerias com organizações e instituições que trabalham com a conservação da Mata Atlântica para potencializar os esforços e recursos disponíveis.

A colaboração de todos, de cidadãos comuns até as instituições educacionais, é essencial para proteger esse importante bioma e garantir sua sustentabilidade para as atuais e futuras gerações.

Para saber mais

Dia do Meio Ambiente: viver em harmonia com a natureza é o único caminho

É possível uma educação ambiental transversal nas escolas?

Confira a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ambiente escolar

Referências

A Mata Atlântica está ficando mais jovem e isso é má notícia. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/a-mata-atlantica-esta-ficando-mais-jovem-e-isso-e-ma-noticia/. Acesso em: 02 de agosto de 2023.

Mata Atlântica. Disponível em: https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/mata-atlantica-171. Acesso em: 02 de agosto de 2023.

Restauração de apps vira alternativa para ajudar na preservação da Mata Atlântica. Disponível em: https://globorural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2021/05/restauracao-de-apps-vira-alternativa-para-ajudar-na-preservacao-da-mata-atlantica.html. Acesso em: 02 de agosto de 2023.

08/08/2023

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

1 Comentário

Thumb_sq_default

Marya

muito bom...

1
0
10 meses

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012