Compreende-se a abordagem transdisciplinar na educação como sendo a criação de espaços de diálogo entre saberes. Nesse caso, é importante um diálogo este que promova a partilha, a ressignificação e a produção de novos saberes, considerando diferentes contextos. A transversalidade abre espaço para a inclusão de saberes extraescolares.

No dia 03 de junho, comemora-se o Dia Nacional da Educação Ambiental que é um convite para a sociedade refletir o quanto nossos hábitos podem impactar positivamente ou não. A educação ambiental apresenta diferentes vertentes, transpassa por diferentes saberes, como sociais, políticos, ambientais, econômicos e culturais. Com as suas complexidades, é preciso desenvolvê-la de maneira interdisciplinar dentro do processo pedagógico. Ao construir uma prática que seja transdisciplinar, são consideradas e construídas trocas e diálogos profundos entre os saberes. Seguem algumas diretrizes para ajudar a implementar a educação transversal ambiental em sua escola:

Capacitação de educadores: Ofereça programas de capacitação e desenvolvimento profissional para os professores, a fim de aprimorar seus conhecimentos sobre questões ambientais e métodos de ensino transversal. Isso pode incluir workshops, cursos, palestras e recursos educacionais específicos.

Promova a interdisciplinaridade: Você, educador(a), pode incentivar a colaboração entre os colegas de diferentes disciplinas para planejar atividades e projetos que abordem questões ambientais de forma integrada. Por exemplo, uma aula de ciências pode explorar os impactos da poluição ambiental, enquanto uma aula de linguagem pode incentivar a escrita de redações sobre a importância da preservação ambiental.

Integre a prática e ação: Vá além da teoria e promova ações práticas que permitam que os alunos se envolvam ativamente na resolução de problemas ambientais. Isso pode incluir projetos de conservação, hortas escolares, programas de reciclagem, dentre outros.

Envolva a comunidade: Estabeleça parcerias com organizações locais, empresas, instituições de pesquisa e governos para fortalecer a educação ambiental na escola. Isso pode proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender com especialistas, participar de eventos comunitários e realizar projetos colaborativos que beneficiem o meio ambiente local.

Estimule a reflexão e o pensamento crítico: Incentive os alunos a refletirem sobre questões ambientais, a avaliar diferentes perspectivas e a desenvolver habilidades de pensamento crítico. Isso pode ser feito por meio de debates em sala de aula, análise de estudos de caso, pesquisas individuais ou em grupo e discussões sobre possíveis soluções.

Avalie o progresso: Desenvolva mecanismos de avaliação para acompanhar o progresso dos alunos na compreensão e aplicação dos conceitos ambientais. Isso pode incluir testes, projetos individuais ou em grupo, portfólios e autoavaliação.

Lembre-se de que a educação transversal ambiental é um processo contínuo e que requer um compromisso de longo prazo. A integração efetiva de temas ambientais no currículo escolar pode ajudar a formar cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.

Para saber mais

Como a comunicação e a educação podem contribuir nas ações de educação ambiental?

Dicas de materiais online sobre educação ambiental e sustentabilidade

A arte como elemento no ensino da educação ambiental

Aplicativos educacionais para abordar sustentabilidade!

Referências

Educação ambiental como tema transversal nas escolas. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/3869/1/Educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental%20como%20tema%20transversal%20nas%20escolas%20.pdf. Acesso em: 25 de maio de 2023.

A transversalidade da Educação Ambiental prática. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10593. Acesso em: 25 de maio de 2023.

Educação ambiental transversal. Disponível em: https://pontobiologia.com.br/educacao-ambiental-transversal/. Acesso em: 25 de maio de 2023.

05/06/2023

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

8 Comentários

5 comentários anteriores
Thumb_sq_default

Sílvia

Com envolvimento de todos É possível.

1
0
10 meses

Thumb_sq_default

vera

Precisamos promover debates e reflexões sobre esses temas nas escolas

1
0
10 meses

Thumb_sq_img_20221213_140810884_hdr

Margareth

É possível sim, por meio de projetos que envolvam a participação de toda a equipe escolar.

1
0
10 meses

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012