O projeto Olimpíada pelo Clima trabalhou o ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima nas escolas públicas de Ensino Médio e Ensino Fundamental (8ºs e 9ºs anos) em 2022, alinhado à Agenda Municipal 2030 e ao PlanClima de São Paulo (SP).

O objetivo do projeto foi mobilizar estudantes e educadores(as) para compreender as causas do aquecimento global e para a ação de combate à crise climática, por meio da realização de projetos colaborativos de intervenção social. Para isso, foram realizadas 15 oficinas presenciais em escolas públicas da cidade de São Paulo para a sensibilização de educadores, estudantes e a elaboração de projetos que ajudassem a combater a crise climática na escola e na comunidade do entorno.

Ao todo, a iniciativa alcançou 541 estudantes e recebeu 11 projetos, dos quais 4 finalistas foram selecionados para receberem materiais que ajudassem a colocar suas propostas em prática. A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves ficou em 1º lugar com o projeto Tancredo sobre Rodas. Confira o projeto vencedor a seguir:

Projeto Tancredo Sobre Rodas

Equipe do Projeto Tancredo Sobre Rodas (Foto: Vivian Godoi, 2022).

O projeto Tancredo Sobre Rodas foi desenvolvido pelos alunos do 9º ano da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. A escola está localizada em uma região marcada por ruas e avenidas bem movimentadas, entre o bairro de Heliópolis (São Paulo) e a cidade de São Caetano do Sul, que notadamente privilegiaram o uso de transporte individual, como carros e motos. Esse tipo de transporte é baseado na queima de combustíveis fósseis e, portanto, emitem mais gases poluentes na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.

Durante as oficinas de sensibilização do projeto, a equipe do Instituto Akatu levou um mapa da região do entorno da escola para mostrar aos estudantes do 8º e 9º anos aspectos ambientais importantes como a presença (ou ausência) de rios e córregos, parques e regiões arborizadas, além de equipamentos públicos de transporte, como terminais de ônibus, de trem, metrô e bicicletários.

Logo, o grupo de estudantes do projeto Tancredo Sobre Rodas percebeu a ausência de modais de transporte menos poluentes na região, como ônibus, metrô e também ciclovias e começaram a pensar em um projeto que atendesse às suas necessidades e que também contribuísse para combater a crise climática na sua localidade.

Então, o grupo de estudantes pensou na implantação de um bicicletário dentro da escola, que tanto facilitasse o trajeto dos/das estudantes de casa para a escola, quanto ajudasse a reduzir a emissão de gases poluentes, com a substituição do uso de transporte motorizado individual (carro ou moto) pela bicicleta.

“Foi bem legal acompanhar o processo de criação desse projeto pelos estudantes. A partir da proposta de olhar para o território onde moram e estudam, os estudantes conseguiram pensar na solução de um problema do dia a dia (o trajeto da casa pra escola) que estava relacionado ao combate da crise climática naquele local (a troca do transporte motorizado individual pela bicicleta). É isso que a Olimpíada pelo Clima propunha e que a equipe da Escola Tancredo Neves alcançou: como com mudanças de comportamento simples no nosso dia a dia podemos fazer a nossa parte para ajudar a enfrentar a crise climática que afeta todos nós”, comenta Gabriela D’Amaral, coordenadora da Olimpíada pelo Clima 2022.

Vivian Godoi, vice-diretora da escola e formada em Biologia, conta: "Esse tema da crise climática é extremamente relevante. Nós valorizamos a diversificação dos temas ligados ao meio ambiente. Chegou esse convite da Olimpíada pelo Clima e achamos o projeto muito bacana. [...] Precisamos desse tipo de transporte [bicicleta] nas vielas ou vias principais, porque muitos moradores utilizam a bicicleta. Depois, passaram a enxergar a redução dos gases de efeito estufa."

Vivian também conta que com a implantação do projeto e incentivo ao uso da bicicleta, o deslocamento para a escola se tornou mais acessível e os estudantes demonstraram maior responsabilidade com os seus pertences e com o meio ambiente. Além disso, foi perceptível essa consciência das vivências cotidianas na colaboração de impactos positivos no meio ambiente.

Alessandra de Oliveira, professora da escola e formada em Pedagogia, Sociologia e História, comenta: "Esse projeto é ímpar e foi totalmente pensado com muito carinho. Fiquei só fazendo ajustes das ideias dos estudantes e tudo partiu deles. Foram vários questionamentos sobre a cidade de São Paulo e também sobre Heliópolis. Houve reflexão sobre as questões geográficas. Eles passaram a entender a importância do tema e de começar pelo micro (minha casa/minha escola)."

Redução das emissões de CO2

Após dez meses de projeto, com cerca de 25 pessoas utilizando a bicicleta no trajeto casa-escola-casa em dias letivos¹, a escola já contribuiu com a redução de 1677 kg de CO2. Isso equivale às emissões geradas na produção de energia elétrica que pode abastecer 20 casas por um ano!

Para conhecer a calculadora de redução de emissões de CO2 do Akatu, acesse aqui.

Atualmente, a E. E. Pres. Tancredo Neves é uma das poucas escolas da rede estadual da Diretoria de Ensino Centro-Sul que possui um bicicletário para uso da comunidade escolar. Além dos estudantes, outros funcionários também passaram a usar a bicicleta para se locomover até a escola, como professores(as), merendeiras, auxiliares, entre outros.

Apesar de ser uma experiência incipiente, esperamos que esse projeto inspire outras escolas a incentivarem o uso de meios não poluentes pela comunidade escolar, como a bicicleta e até mesmo a caminhada (quando possível), que além de serem hábitos sustentáveis que ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes, também estimula práticas mais saudáveis.

A E. E. Pres. Tancredo Neves mostrou que, de forma simples e colaborativa, é possível contribuir para um mundo mais sustentável!

Nota: A Olimpíada pelo Clima foi realizada em 2022 por meio de uma parceria entre o Instituto Akatu e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), com repasse de recursos de Emenda Parlamentar da Vereadora Cris Monteiro via Termo de Fomento nº 001/2021.

¹Para o cálculo, foram considerados 180 dias letivos (entre março e dezembro de 2023) e a substituição do carro, moto, trem ou metrô pela bicicleta.

14/12/2023

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

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