A Crise Climática é uma realidade no Brasil e no mundo. Secas, enchentes, furacões e ondas de calor extremo fazem parte do dia a dia de todos, seja na cidade em que vivemos ou nos noticiários.

Cada vez mais a participação de todos na mudança desse cenário é importante. E as crianças devem fazer parte. Trazer o tema do meio ambiente e clima para junto das crianças incentiva a participação ativa no combate à crise climática e na defesa de uma sociedade saudável e sustentável já na fase infantil.

Como abordar o tema de crise climática com crianças?

Ao desenvolver diálogos com crianças sobre clima, o objetivo é engajar desde a infância para que atitudes positivas e sustentáveis se estendam até a fase adulta. É preciso se atentar em como conduzir essa conversa, com o cuidado de não gerar ou aumentar a ansiedade relacionada ao tema. Para abordar os principais pontos e sensibilizá-las pela causa, uma das alternativas é pela via do afeto, de modo a estreitar o vínculo da infância com o planeta e a natureza.

Além disso, abordar a crise climática com as crianças pode ser feito de forma educativa e esperançosa. É primordial explicar os conceitos de forma simples, destacar a importância da conservação ambiental e mostrar como pequenas ações podem fazer diferença. Promover atividades práticas, como plantar árvores ou reciclar, também pode ajudar as crianças a se envolverem e compreenderem que são parte essencial para uma sociedade mais sustentável. Um exemplo é a professora Zoranei, de Camaçari (BA), que usando as atividades propostas pelo Edukatu utilizou materiais recicláveis para criar novos brinquedos com seus alunos. Confira aqui.

Para estimular esse debate por meio do afeto e da reflexão ativa, recomendamos alguns conteúdos que podem ser explorados com as crianças, dentro e fora da escola. Confira:

Turma que Recicla e Percurso Comer, Dividir e Brincar

Este primeiro percurso temático, Turma que Recicla, está presente em nosso site, aqui. Se você é educador(a) e quiser trazer o tema para crianças do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais, você pode utilizar nossas atividades para abordar o tema dos resíduos. Além disso, o Percurso Comer, Dividir e Brincar possui atividades adaptadas para a Educação Infantil que você pode utilizar em sala de aula:

Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 1: Direto da horta
Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 2: Diário de mesa
Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 3: Alimentação boa para você
Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 4: Cada grupo com seu alimento
Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 5: Tem gosto de quê?

Animações sobre crise climática

Os produtos audiovisuais promovem reflexões importantes e possuem o poder de atrair as crianças. O @_videocamp publicou uma lista de 6 animações que podem ser encontradas no Youtube abordando o tema central e que pode ser utilizado para abordar o clima com os filhos em casa ou estudantes dentro da sala de aula. Saiba mais:

O conto da baleia (2020): Uma baleia ajuda pequenas criaturas marinhas que estão presas em resíduos plásticos. Um jovem busca apoio para limpar o mar em sua área. Pescadores veem seu auxílio e muitos barcos começam a ajudar a limpar o plástico do mar. O curta aborda a poluição dos oceanos, e a importância do trabalho em equipe no combate aos efeitos da crise climática.

Mudança climática para crianças (2020): Vídeo educativo para as crianças aprenderem o que são as mudanças climáticas e o que podemos fazer para cuidar melhor do nosso planeta. A animação também propõe medidas para salvar o planeta, como o uso de energias renováveis e o consumo consciente de plástico.

Imagem 1: Vídeo do Smile and Learn sobre mudanças climáticas.

Floresta que Refresca (2019): É uma animação de 5 minutos que fala sobre a questão das mudanças climáticas, apresentando uma proposta para repensarmos nossa relação com o meio ambiente. O curta também mostra a importância das agroflorestas na vida das pessoas do campo e da cidade.

Rang-Tan: A história do Óleo de Palma Sujo (2018): Conta a história de uma garotinha e sua amiga orangotango que foi forçada a deixar sua casa na floresta. As florestas tropicais da Indonésia são destruídas para o plantio de campos e mais campos de óleo de palma que é utilizado em produtos que consumimos diariamente.

Comida que alimentamos (2015): Animação curta que aborda sobre a alimentação e a importância da agroecologia e da agricultura familiar para combater também a crise climática.

O ciclo do carbono (2016): A animação fala sobre a contribuição milenar dos povos indígenas para a preservação da biodiversidade e a regulação do clima. Com o objetivo de promover a participação e o protagonismo indígena na pauta do clima, materiais como esse curta animado foram produzidos voltados aos povos indígenas, a organizações não-governamentais e a outras agências de Estado.

Aquecimento global (2010): Clarinha e sua turma visitam o museu dos dinossauros de Peirópolis e discutem sobre o aquecimento global. A animação é uma parceria do animador Roberval Coelho com o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau).

Além disso, como as crianças, junto dos adultos, podem ajudar a combater a crise climática?

Reduzir, reutilizar e reciclar: Praticar hábitos sustentáveis, como evitar o consumo excessivo de plástico, reutilizar materiais e reciclar resíduos, quando possível.

Conservar energia: Desligar luzes e aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso e usar fontes de energia renovável sempre que possível.

Economizar água: Tomar banhos mais curtos e fechar a torneira ao escovar os dentes.

Apoiar e se conectar a natureza: Com a ajuda de um adulto, plantar árvores e criar hortas.

Aprender e compartilhar: Compartilhar esse conhecimento com amigos, familiares e colegas de escola.

Exemplaridade: Demonstrando comportamentos e escolhas sustentáveis ??no dia a dia, as crianças podem influenciar positivamente aqueles ao seu redor e inspirar mudanças mais amplas.

Se você já abordou esse tema com as crianças em sala de aula, conta pra gente nos comentários :)

Referências

Como educar sobre a crise climática nas salas de aula. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2022/11/04/como-educar-sobre-a-crise-climatica-nas-salas-de-aula.

Como falar sobre mudanças climáticas de forma prática com crianças. Disponível em: https://maristalab.com.br/comportamento/como-falar-sobre-mudancas-climaticas-de-forma-pratica-com-criancas/.

Publicação no Instagram do @_videocamp sobre Meio ambiente e clima. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cz8j4yGMYx2/?img_index=1.

02/04/2024

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

1 Comentário

Thumb_sq_default

Jeffrey

iokpik

0
0
37 minutos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012