Fonte da imagem de fundo: Canva

O Edukatu completou 12 anos em 2025 e nossa trajetória é repleta de gratidão por todas as pessoas que participaram do programa de alguma forma! Ao longo de todos esses anos, mais de 670 mil pessoas foram sensibilizadas pelo principal programa de educação do Instituto Akatu. Conseguimos conversar com profissionais da Educação, estudantes, familiares e demais integrantes das comunidades onde passamos e isso foi uma honra para todos e todas nós. Até o momento, já superamos a marca de 75 mil pessoas inscritas na plataforma. Também acumulamos mais de 4 milhões de visualizações na nossa plataforma e mais de 9 mil escolas estão cadastradas no Edukatu, sendo a maioria escolas públicas.

As atividades de sensibilização e mobilização para o consumo consciente com estudantes e profissionais da Educação aconteceram nacionalmente por meio da plataforma Edukatu, além da nossa plataforma de EaD (que você pode acessar clicando aqui). Além disso, realizamos ações presenciais em quatro estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Por isso, 2025 foi um ano repleto de aprendizados e amor pela educação. Relembre todos os momentos especiais com a gente:

Edukatu Contação de Histórias

Pensando em desenvolver os temas de consumo consciente e sustentabilidade com crianças e adolescentes da região metropolitana de Vitória (ES) e São Bernardo do Campo (SP), o projeto Edukatu Contação de Histórias busca incentivar que os e as participantes repensem e reflitam sobre seus próprios hábitos de consumo a partir de uma história infanto juvenil criada especialmente para o projeto. As oficinas culturais lúdicas de contação de histórias sobre sustentabilidade e consumo consciente, acontecem presencialmente ou on-line e são gratuitas. Nelas, estudantes são encorajados e encorajadas a incorporar no dia a dia mudanças e práticas voltadas para um estilo de vida mais sustentável. Mais de 5 mil crianças e adolescentes participaram do projeto.

Realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e pelo Instituto Akatu, o Edukatu Contação de Histórias está inscrito no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) sob o número 230069 e conta com o apoio do Instituto GPA, da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo e da Secretaria de Educação de Vitória, e o patrocínio de Extra Mercado, Faber Castell, Mizu Cimentos e Polimix Concreto.

"Acreditamos que a responsabilidade sobre a preservação do meio ambiente é de todos e, quanto mais cedo sensibilizarmos as crianças, melhor e mais responsável será a relação delas com a natureza", afirma Luana Vieira, conselheira da Organização Polimix.

Você pode clicar aqui para acessar o site do projeto.

Consumo Consciente e Economia Circular nas escolas

A educação para a sustentabilidade é fundamental para formar uma sociedade mais consciente. Por esse motivo, o Instituto Akatu, a Prolata Reciclagem e a Abeaço se uniram para lançar um curso on-line voltado a educadores e educadoras. O objetivo da formação gratuita “Consumo Consciente e Economia Circular nas escolas” é capacitar profissionais da Educação em todo o país por meio da realização de atividades sobre temáticas socioambientais junto com as e os estudantes, incentivando o desenvolvimento de projetos escolares mais sustentáveis. Além da formação on-line, que tem alcance nacional, também foram realizadas ações presenciais em São Vicente, no litoral de São Paulo. O projeto alcançou 1.495 pessoas, com as ações on-line e presenciais.

"A Prolata acredita que a educação é transformadora. No segmento de resíduos sólidos recicláveis, é uma importante ferramenta de engajamento e mudança de comportamento. Através do Edukatu, conseguimos atingir todos os estados brasileiros com conteúdo de excelência de maneira simples e direta. Estamos animados para colher os frutos desta parceria" afirma Thais Fagury, diretora executiva da Prolata Reciclagem.

Para acessar o curso “Consumo Consciente e Economia Circular nas Escolas”, clique aqui.

Reuse – o descarte correto é só o começo

O projeto “Reuse – o descarte correto é só o começo” é realizado em parceria com a empresa Dow e contou ainda com a Panasonic como parceira em sua mais recente edição, realizada entre agosto de 2024 e junho de 2025. Tem o objetivo de contribuir para a economia circular e a sustentabilidade, por meio do consumo consciente e da gestão de resíduos sólidos, com foco no descarte adequado de geladeiras usadas, a partir da implementação do modelo desenvolvido nos anos anteriores e que integra ações de educação e sensibilização da população, estratégias de divulgação e engajamento, e um sistema experimental de logística reversa, com coleta residencial, tratamento e destinação final com reaproveitamento e reciclagem de materiais e controle de poluentes.

Com coletas em todo o Brasil e ações educacionais realizadas em Extrema (MG) e Candeias (BA), com foco no Ensino Fundamental, a última edição do projeto alcançou cerca de 3 milhões de pessoas por meio de ações de comunicação digital, além de 5.500 estudantes e 200 educadores(as).

“A gente costuma pensar que o fim de um produto é o fim. Mas se queremos ter um futuro sustentável, as pessoas e as empresas precisam passar a ver o momento do descarte como um novo começo”, afirma Lucio Vicente, diretor-geral do Instituto Akatu.

Clique aqui para saber mais.

Prêmio UNESCO/Japão em Educação para o Desenvolvimento Sustentável

E para encerrar o ano da melhor forma possível: em novembro de 2025 a equipe do Akatu esteve em Paris (França), na sede da UNESCO, para receber o Prêmio UNESCO/Japão em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, um dos mais importantes reconhecimentos globais para iniciativas que usam a educação como motor de transformação social, ambiental e econômica.

O prêmio reconhece projetos com alto potencial inovador, impacto comprovado e capacidade de engajar comunidades inteiras em soluções sustentáveis. O Instituto Akatu é a segunda organização brasileira reconhecida pela premiação. Em 2025, foram 120 nomeações feitas por países e organizações de todo o mundo e apenas três iniciativas foram selecionadas por um júri internacional independente, sendo uma delas o programa Edukatu do Instituto Akatu.

“O reconhecimento da UNESCO é mais do que uma celebração; ele atua como um poderoso agente simbólico e estratégico, que legitima a metodologia desenvolvida ao longo de mais de uma década e oferece visibilidade internacional para o novo e ambicioso ciclo de crescimento do Edukatu”, afirma Lucio Vicente, diretor-geral do Instituto Akatu.

O Edukatu coleciona números impressionantes: mais de 9 mil escolas, 19 mil educadores e educadoras e 200 mil estudantes em todo o país. E em 2026, queremos aumentar esse número promovendo o consumo consciente em mais lugares.

Clique aqui para saber mais.

Agradecimentos

O Edukatu busca disseminar conhecimentos e sensibilizar pessoas para que transformem o ambiente em que vivem, a partir da escola, estimulando que busquem estilos de vida mais sustentáveis. Esperamos a cada dia poder criar pontes entre as pessoas e a educação para o consumo consciente.

Os resultados positivos de todos esses projetos só foram possíveis com o apoio de empresas, parcerias com o setor público e outras organizações sociais. E para a mobilização de professores, professoras e estudantes, foi fundamental a articulação com Secretarias de Educação de estados e municípios brasileiros. Por todos esses motivos, nós, do Edukatu, agradecemos a todos e a todas por estarem conosco nesses 12 anos de existência! E desejamos a vocês ótimas festas de final de ano! Contem com a nossa equipe.

Para conhecer mais materiais e fazer parte do programa Edukatu, basta se cadastrar clicando aqui. Participe e nos ajude a promover o consumo consciente!

15/12/2025

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012