- Natureza
- -
- Percurso Água
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 2
Na fase anterior aprendemos bastante sobre a água. Agora é hora da prática! Vamos colocar a mão na massa?
1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.
2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.
Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!
Resposta:
- Natureza
- -
- Percurso Terra
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 2
Vamos colocar a mão na massa?
1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.
2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.
Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!
Resposta:
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.
Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.
Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?
Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.
Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Resposta:
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- SOS Água
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase Única
Já pensou na água que você usa para tomar banho?
Essa água é limpa... Vamos usá-la sem desperdício?
Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e gasta cerca de 75 litros de água, que equivale a 30 garrafas PET de 2,5L...
Já um banho de 10 minutos pode gastar 150 litros, o dobro de água recomendada...
Use um relógio ou celular com cronômetro para calcular o tempo do seu banho. Depois, tente diminuir a duração dos próximos banhos... Será que você consegue?
Aí vai uma dica: nos dias mais quentes, você pode fechar o chuveiro quando for se ensaboar... E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.
Resposta:
Vou fazer isso em casa Vai ser muito legal e vai fazer bem ao planeta ????????
- Natureza
- -
- Percurso Ar
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 1
Chegou a hora de um desafio para o grupo:
Você e sua equipe devem tirar fotos que mostrem como está a situação do ar onde vocês vivem.
Depois devem escolher juntos as 4 melhores imagens que mostram esta realidade e postar. Cada integrante pode postar 1 foto.
Se sua cidade tem áreas poluídas e outras onde o ar tem melhor qualidade, mostrem estas diferenças!
Se não for possível tirar fotos, vale desenhar ou mesmo gravar um vídeo utilizando uma câmera ou celular!
Resposta:
- Natureza
- -
- Percurso Ar
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Você e sua equipe devem tirar fotos que mostrem como está a situação do ar onde vocês vivem. Depois devem escolher juntos as quatro melhores que mostram essa realidade e postá-las no espaço abaixo. Cada integrante da equipe pode postar uma foto.
Se sua cidade tem áreas poluídas e outras onde o ar tem melhor qualidade, mostre essas diferenças!
Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!
Resposta:
- Natureza
- -
- Percurso Terra
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 1
Você e sua equipe têm agora um desafio para reduzir a quantidade de lixo produzida e reutilizar materiais!
É hora de escolherem juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar após o uso. Devem pensar como poderiam reutilizá-lo, sugerindo até mesmo uma nova finalidade para ele.
Conheça o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo: Artistas do Plástico.
Veja alguns links para inspirar todos vocês!
Recicloteca
Toodo Eco
Gecko Stickers
Publique a imagem do item no espaço abaixo, contando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs.
Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!
Capriche! A ideia pode inspirar muitas pessoas!
Resposta:
Não criamos um novo produto e sim um objeto que sairá pelas s ruas da cidade sensibilizando as pessoas a repensar sobre a importancia de se consumir conscientemente. O boneco Sr. Poluição, que mede a quantidade de lixo produzido pelas pessoas durante suas vidas.
- Natureza
- -
- Percurso Terra
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?
1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.
2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico
3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.
4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.
5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!
Se não for possível criar, vale desenhar!
A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)
Resposta:
O plástico foi o item que escolhemos, pois é o que mais descartamos no nosso dia-a-dia. Durante duas semanas a nossa equipe levou de casa para a escola o plástico e outros materiais para a escola. Na data marcada montamos um bonecão feito de lixo, com a maioria de plástico. Colocamos uma grande calculadora em seu peito e saimos com ele sensibilizando as pessoas pela comunidade. Através dele as pessoas calcularam a sua produção de lixo ao longo de suas vidas. A parir do dado mostrado aqui no edukatu, que uma pessoa joga em média 1,4 quilos de lixo por dia. Algumas pessoas ficaram assustadas com a quantidade de lixo que já descartou durante sua vida. Não criamos um novo produto, mas criamos um meio de sensibilizar as pessoas a repensar sobre os 4 rs.
- Natureza
- -
- Percurso Água
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 2
Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando, já que precisamos mobilizar outras pessoas para que também consumam de maneira consciente.
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?
Resposta:
Muito bom. Fez nós repensarmos sobre nosso consumo e entender a importancia que a água tem em nossas vidas.
- Natureza
- -
- Percurso Água
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 2
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!
Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu, fortalecendo as ações do seu projeto.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.
Resposta:
Saímos pela escola entregando um copo pequeno e passando sabão na mão das pessoas. E pedimos que eles tentasse retirar o sabão de suas mãos com apenas um copinho de água. A maioria não conseguiu o que fez as pessoas repensar seu consumo e a importancia da água na sua vida.