Top_whatsapp_image_2022-09-12_at_08.40.15

Laranjas

EMEF JARDIM DAS LARANJEIRAS | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Como regente de um segundo ano do ensino fundamental l anos inicias estamos com uma equipe que trabalha a sustentabilidade com consumo consciente de alimentos na unidade de serviço.

Atividades:

Devido aos alunos desse segundo ano não terem realizado a frequência a EMEI e a maioria também não frequentou o primeiro ano letivo do ensino fundamental, estamos trabalhando diariamente a recuperação das aprendizagens referentes as habilidades da EMEI e EMEF primeiro ano resgatando a alimentação saudável através das temáticas produção, consumo e sustentabilidade do plano do ensino fundamental e comer, dividir e brincar do plano da educação infantil.

Desejos:

As mudanças são a curto, médio e longo prazo, para alguns já irão começar a refletir em mudanças, outros vão entender com o tempo e a continuidade das atividades propostas. E ainda haverá aqueles que num futuro próximo vão partilhar dessas ideias conforme a maturação de seus desenvolvimentos humanos e cognitivos. Mas todos terão a oportunidade de vivenciarem temas como produção, consumo e sustentabilidade desde já, podendo escolher o melhor modo de aplicarem em suas vidas pessoais e socialmente ativos.

Pessoas:

Minha equipe envolve todos os alunos da sala desse ano/ciclo para participação e consequentemente os pais e familiares que partilham desse ideia que aprendendo na unidade reflete em boas escolhas em casa e entorno. Mas como nem todos tem acesso facilitado a internet e aparelhos tecnológicos preciso cadastrar nesse sistema de percurso de atividades alguns alunos que provavelmente conseguiram acessar as atividades do circuito.

Novidades da equipe

11. O que você achou do percurso?

16
Set


Já terminamos o Percurso Higiene na Palma da Mão!

Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Higiene na Palma da Mão. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Uodown
Blank

Resposta:

Maravilhoso esse percurso, mas precisamos retomar as fases com mais calma, pretendo colocar no planejamento para conseguirmos com que todos participem.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Jessika Reis Martins

10. Todos juntos!

16
Set

Agora que vocês já pensaram em tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Vamos chamar todos na escola para ajudar a transformá-la num exemplo de higiene e lavagem de mãos. Assim, ficamos livres dos germes e ajudamos a construir uma comunidade mais sustentável e saudável!

Durante as atividades, lembre-se de fazer fotos e vídeos das pessoas participando e colocando em prática as ideias que vocês pensaram.


E lembre-se: não vale desperdiçar água! Consuma água com consciência e feche sempre a torneira quando não estiver usando!

Depois, escreva o que achou da campanha e publique a foto de alguma atividade. Você também pode postar o link para um vídeo que vocês tenham produzido.

Blank

Resposta:

As campanhas são boas para incentivar a todos a fazer sua parte quando se tem um objetivo em comum aos alunos e familiares.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Jessika Reis Martins

09. Hora de planejar!

16
Set


Que tal criar uma campanha para mobilizar todo mundo para lavar as mãos, ao menos cinco vezes por dia, por 3 semanas?

Reúna sua equipe para escolher algumas ideias para colocar em prática. Pensem juntos o que vocês vão fazer para conseguir a ajuda dos outros e até para levar a ação para fora dos muros da escola. Vale lembrar que fica mais fácil se as tarefas forem divididas entre todos! Veja algumas perguntas que podem ajudar:

Quem vamos chamar para ajudar?
O que podemos fazer para as pessoas aceitarem ajudar?
Como vamos organizar tudo?

Depois de conversarem, conte pra gente quais são os planos para a campanha de vocês! Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, um desenho, ou mesmo uma história em quadrinhos! O importante é chamar todo mundo para lavar as mãos, ficar livre dos germes e se tornar uma comunidade mais saudável!

Blank

Resposta:

Eles gostaram muito dessa atividade pela música e gestos simples que eles aprenderam e lembra o que deve fazer a todo momento que é lavar as mãos com água e sabão.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Jessika Reis Martins

05. Em casa

16
Set

Você já reparou como o pessoal da sua casa lava as mãos? É com a frequência sugerida e da maneira correta?

Agora que você já sabe muito de lavagem de mãos, que tal observá-los um pouco?

Vale dar sugestões e orientações também. Quanto mais gente lavando as mãos do melhor jeito, menos germes e bactérias e menos doenças para toda a sua família.

Depois de observar, conta pra gente o que você descobriu:

Hand
Blank

Resposta:

Depois que se lava bem as mãos eles perceberam que ela fica bem lisa só que muitas vezes não lembram de lavar as mãos sempre. Nesse momento de pandemia preferem usar álcool em gel 70% , mas expliquei que o álcool em gel é somente para locais em que não temos água potável e sabão.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Jessika Reis Martins

04. Lavando as mãos

16
Set

Bom, você já sabe que um dos hábitos de higiene mais simples e mais importantes é lavar as mãos, né? Ajuda a eliminar germes e bactérias que causam muitas doenças, como diarreia, gripe, resfriado, alergias, problemas de pele...

Mas não vale ser de qualquer jeito. Precisa fazer PELO MENOS cinco vezes por dia:


Ficou na dúvida de como fazer? Veja abaixo algumas dicas ou clique aqui para abrir um passo a passo.


E, se você conseguir fazer isso por 21 dias seguidos, vai fazer pra vida toda! Vamos tentar?!

Que tal compartilhar com a gente uma foto de você ou da sua equipe lavando as mãos?

Blank
Medium_foto_alimenta__o_saud_vel_da_escola

Resposta:

0
0
quase 2 anos
Publicado por Jessika Reis Martins

02. Germes e bactérias

16
Set

Você viu no vídeo que a higiene ajuda a combater germes e bactérias. Mas você sabe o que eles são?

Germes e bactérias são organismos microscópicos que, mesmo que você não os veja, podem estar em todos os lugares.

A maioria deles é inofensiva aos humanos, mas alguns são responsáveis por transmitir doenças, como a gripe, resfriado e diarreia, e podem entrar em nosso corpo pela pele, pela boca ou até mesmo pelo ar.

Lavando as mãos, tomando banho e cortando as unhas, por exemplo, diminuímos nosso contato com germes e bactérias e reduzimos as chances de ter as doenças causadas por eles.

Que tal usar sua criatividade para desenhar os principais momentos em que os germes e bactérias podem estar em contato com nosso corpo?

Tire uma foto de seu desenho e compartilhe conosco!

Blank
Medium_foto_alimenta__o_saud_vel_da_escola

Resposta:

0
0
quase 2 anos
Publicado por Jessika Reis Martins

02. Germes e bactérias

16
Set

Você viu no vídeo que a higiene ajuda a combater germes e bactérias. Mas você sabe o que eles são?

Germes e bactérias são organismos microscópicos que, mesmo que você não os veja, podem estar em todos os lugares.

A maioria deles é inofensiva aos humanos, mas alguns são responsáveis por transmitir doenças, como a gripe, resfriado e diarreia, e podem entrar em nosso corpo pela pele, pela boca ou até mesmo pelo ar.

Lavando as mãos, tomando banho e cortando as unhas, por exemplo, diminuímos nosso contato com germes e bactérias e reduzimos as chances de ter as doenças causadas por eles.

Que tal usar sua criatividade para desenhar os principais momentos em que os germes e bactérias podem estar em contato com nosso corpo?

Tire uma foto de seu desenho e compartilhe conosco!

Blank
Medium_foto_alimenta__o_saud_vel_da_escola

Resposta:

0
0
quase 2 anos
Publicado por Jessika Reis Martins

07. Avaliando o Percurso ODS

14
Set

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Blank

Resposta:

A água é uma questão tão importante para alcançar os objetivos da Agenda 2030, que ela tem um ODS só para ela! O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 é “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Jessika Reis Martins

06. Parcerias e Meios de Implementação

14
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Trabalhar a Agenda 2030 com ênfase no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17: “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Jessika Reis Martins

05. Ação Contra a Mudança do Clima

14
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Para mobilizar a todos em torno de metas comuns, mesmo em cenários e locais tão diferentes por todo o mundo, foram criados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas dentro deste mesmo período. Pensando nisso o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 13 pretende “tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Jessika Reis Martins

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 2 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 1 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_foto_rosto_jessika
EMEF JARDIM DAS LARANJEIRAS
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JARDIM DAS LARANJEIRAS
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JARDIM DAS LARANJEIRAS
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JARDIM DAS LARANJEIRAS
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JARDIM DAS LARANJEIRAS
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JARDIM DAS LARANJEIRAS
SAO PAULO, SP

e mais 4 membros (ver todos)