Top_logo

EQUIPE RENOVAR É VIVER

ESCOLA MUNICIPAL PRINCESA IZABEL | LEBON REGIS - SC

Projeto da equipe

Ideias:

Esse projeto surgiu apartir da percepção de que nossos alunos não tem hábitos saudaveis e nãoconhecem a maneira correta do descarte dos resíduos sólidos. Desta forma viu-se a necessidade de desenvolvermos atividades que possibilitem a conscientização sobre a melhoria dos hábitos necessários para uma vida saudável e sustentaval.

Atividades:

Estão sendo trabalhados vídeos informativos sobre o tema, composteira, confeccção de lixeiros personalizados, passeios,confecção de lembrancinhas, brinquedos e jogos com materiais recicldos, pesquisas, músicas, mini horta e jardinagem, produção de eco bags, elaboração de vídeos pelos alunos sobre a imporância da preservação ambiental Como encerramento do projeto será ralizada rua do lazer com a participação dos alunos e familiares onde os brinquedos e atividades realizadas serão com materiais reciclados.

Desejos:

Almeja-se a mudança dos hábitos alimentares para a promoção da vida saudável e o aprendizado sobre a importãncia do descarte de resíduos sólidos e orgânicos , sem deixar de lado a reciclagem visando assim uma vida sutentável e preservação ambiental.

Pessoas:

Sim estamos trablhando em parceria com a secretaria de urbanismo , sectetaria de tranportes, professores,etagiárias, cozinheiras, faxineiras, oficial administrativo e direção. A equipe eé formada por 23 membros efetivos,que estão diretamente ligados à realização das atividades propstas no projeto.

Novidades da equipe

03. Desafio o ar que eu respiro

25
Ago

Você e sua equipe devem tirar fotos que mostrem como está a situação do ar onde vocês vivem. Depois devem escolher juntos as quatro melhores que mostram essa realidade e postá-las no espaço abaixo. Cada integrante da equipe pode postar uma foto.

Se sua cidade tem áreas poluídas e outras onde o ar tem melhor qualidade, mostre essas diferenças!

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Foto_arque_respiro2
Medium_whatsapp_image_2023-08-25_at_23.29.39

Resposta:

08. O que achou?

25
Ago

Blank

Resposta:

1 Sim, os alunos tiveram contato com as atividades com ajuda dos professores. 2.3. A participação dos alunos nas atividades propostas obteve resultados podendo assim perceber o interesse em querer realizar as atividades como também estarem pesquisando sobre o assunto assim podendo esclarecer alguma dúvida ou curiosidade que surgiu, podendo assim repassar aos colega.4. sim 5 Os videos foi de grande importância para melhor entendimento dos alunos que tiveram acesso sim por meio do professor. 6. Gostaria de atividades para serem impressas onde os alunos pudessem responder com questões objetivas.7. sim pretendo continuar pois foi de muita valia para mim e para os alunos.

03. Um dia na sua casa

25
Ago

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_painel

Resposta:

Papelão, papel, pet, vidro, metais e orgânicos.

0
0
8 meses
Publicado por Rosenilde Scheffmacher

10. O que você achou do percurso?

25
Ago


Terminamos o Percurso Higiene na Palma da Mão!

Mas nossa ação está apenas começando. E você pode ajudar a tornar permanente essa mudança por uma vida mais saudável e sustentável, levando-a sempre consigo e convidando outros a experimentar também.

E que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Higiene na Palma da Mão. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais ou o que podemos melhorar.

Medium_equipe_vidro_e_agua

Resposta:

Além da higiene o cuidado com água e as formas de reaproveita-la foram tema de debate entre os alunos.

0
0
8 meses
Publicado por Rosenilde Scheffmacher

07. Mão na massa!

25
Ago

Agora que você sabe mais como consumir o plástico de forma consciente, é hora de você juntar a galera e colocar a mão na massa!

Primeiro, reúna a sua equipe para decidir um tema para a sua campanha! Vocês podem falar sobre o consumo, a redução, a reutilização e a reciclagem do plástico ou sobre outros temas abordados ao longo do percurso, como os plásticos verdes e biodegradáveis.

Depois, vocês vão pensar o passo a passo da campanha, quais são seus objetivos, quais os materiais necessários, quais os resultados esperados e quem mais pode ajudar (seus pais, responsáveis, vizinhos, amigos etc.).

E aí, é só colocar suas ideias em prática!

Caso não seja possível encontrar seus(suas) colegas para realizar a campanha, vocês podem mobilizar as pessoas através das redes sociais, como o Blog da Rede da Plataforma Edukatu.

Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Vamos nessa?

Aproveite o espaço abaixo para comentar como a campanha foi desenvolvida! Qual foi o tema escolhido? Como a turma participou da campanha? Quem mais participou? Quais foram os resultados alcançados?

Medium_whatsapp_image_2023-08-25_at_22.43.38

Resposta:

A campanha que foi desenvolvida foi o projeto da reciclagem.reciclar é preciso. Os alunos guardaram todo o material que iria para o lixo. Trouxeram para a escola onde foi feito a separação. Alguns materiais foram confeccionados brinquedos, outros reutilizados para desenvolver brincadeiras na hora do recreio. O restante separa e guardado no deposito para entregar a uma cooperativa que trabalha com reciclagens.

09. Todos juntos!

25
Ago

Agora que vocês já pensaram em tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Vamos chamar todos na escola para ajudar a transformá-la num exemplo de higiene e lavagem de mãos. Assim, ficamos livres dos germes e ajudamos a construir uma comunidade mais sustentável e saudável!

Durante as atividades, lembre-se de fazer fotos ou vídeos das pessoas participando e colocando em prática as ideias que vocês pensaram.

E lembre-se: não vale desperdiçar água! Consuma água com consciência e feche sempre a torneira quando não estiver usando!

Depois, escreva o que achou da campanha e publique a foto de alguma atividade. Você também pode postar o link para um vídeo que vocês tenham produzido.

95
Medium_equipe_vidro_e__gua

Resposta:

A equipe Vidro e água desenvolveu uma representação de como cuidar desse recurso.

0
0
8 meses
Publicado por Rosenilde Scheffmacher

08. Hora de campanha!

25
Ago


Já falamos sobre a importância das práticas de higiene e percebemos que o simples hábito de lavar as mãos pode ajudar a eliminar germes e bactérias e assim prevenir muitas doenças.

Agora é hora de reunir sua equipe e colocar em prática tudo o que aprendemos. Mas não faremos isso sozinhos, vamos chamar toda a escola para participar também. Todos juntos para lavar as mãos e multiplicar os resultados!

Você sabe o que é uma campanha?

Veja o exemplo abaixo. Essa é uma ação de um hospital de Foz do Iguaçu (PR) que, de uma forma divertida, ajuda a lembrar os profissionais sobre a importância de lavar as mãos.



Então é isso... Criamos uma campanha quando, por exemplo, queremos mudar algo em nossa escola e precisamos que as pessoas se juntem para colaborar!

Que tal criar uma campanha para mobilizar todo mundo para lavar as mãos, ao menos cinco vezes por dia, por 3 semanas?

Reúna sua equipe para escolher algumas ideias para colocar em prática. Pensem juntos o que vocês vão fazer para conseguir a ajuda dos outros e até para levar a ação para fora dos muros da escola. Vale lembrar que fica mais fácil se as tarefas forem divididas entre todos! Veja algumas perguntas que podem ajudar:

Quem vamos chamar para ajudar?
O que podemos fazer para as pessoas aceitarem ajudar?
Como vamos organizar tudo?

Depois de conversarem, conte pra gente quais são os planos para a campanha de vocês! Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, um desenho, ou mesmo uma história em quadrinhos! O importante é chamar todo mundo para lavar as mãos, ficar livre dos germes e se tornar uma comunidade mais saudável!

Blank

Resposta:

Todos estão habituados a lavar as mão, pois reconhecem a dimensão desse ato em suas vidas.

0
0
8 meses
Publicado por Rosenilde Scheffmacher

05. Reciclagem do plástico

25
Ago

Você já usou algum produto feito de plástico reciclado? E você sabia que esses produtos precisam de menos energia e água para a sua produção?

É isso mesmo, por isso a reciclagem é tão importante! Com ela precisamos de menos recursos da natureza para produzir novos produtos, já que reaproveitamos o que seria jogado fora para criar coisas novas.

Tudo isso acontece com a ajuda dos catadores de materiais recicláveis, que levam os materiais recicláveis, inclusive o plástico, para o lugar correto para serem reciclados.

E todos nós podemos colaborar, separando os resíduos produzidos nas nossas casas, escolas e comunidades de forma adequada e também fazendo escolhas de consumo melhores!

Saiba mais sobre a importância da reciclagem e como colaborar no infográfico abaixo:

Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:

Edukatu_info_reciclagem_pl_stico_final
Medium_whatsapp_image_2023-08-25_at_22.43.41__1_

Resposta:

Nunca tínhamos parado para pensar como nós produzimos tanto lixo. Essa fala vem depois de ensinamentos na escola. Agora em vez de jogar no lixo estamos separando e levando para a escola. Com o trabalho que esta sendo desenvolvido na escola com os alunos e seus familiares estamos mais conscientes no que diz respeito a preservação do meio ambiente. Uma vez que podemos reutilizar os materiais para desenvolver brinquedos e jogos evitando assim de ir para o lixo algo que pode ser reutilizado e transformado em outro objeto. Confecção de brinquedos, reutilização de material nas brincadeiras,

05. Reciclagem do plástico

25
Ago

Você já usou algum produto feito de plástico reciclado? E você sabia que esses produtos precisam de menos energia e água para a sua produção?

É isso mesmo, por isso a reciclagem é tão importante! Com ela precisamos de menos recursos da natureza para produzir novos produtos, já que reaproveitamos o que seria jogado fora para criar coisas novas.

Tudo isso acontece com a ajuda dos catadores de materiais recicláveis, que levam os materiais recicláveis, inclusive o plástico, para o lugar correto para serem reciclados.

E todos nós podemos colaborar, separando os resíduos produzidos nas nossas casas, escolas e comunidades de forma adequada e também fazendo escolhas de consumo melhores!

Saiba mais sobre a importância da reciclagem e como colaborar no infográfico abaixo:

Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:

Edukatu_info_reciclagem_pl_stico_final
Medium_whatsapp_image_2023-08-25_at_22.43.41__1_

Resposta:

Nunca tínhamos parado para pensar como nós produzimos tanto lixo. Essa fala vem depois de ensinamentos na escola. Agora em vez de jogar no lixo estamos separando e levando para a escola. Com o trabalho que esta sendo desenvolvido na escola com os alunos e seus familiares estamos mais conscientes no que diz respeito a preservação do meio ambiente. Uma vez que podemos reutilizar os materiais para desenvolver brinquedos e jogos evitando assim de ir para o lixo algo que pode ser reutilizado e transformado em outro objeto. Confecção de brinquedos, reutilização de material nas brincadeiras,

05. Em casa

25
Ago

Você já reparou como o pessoal da sua casa lava as mãos? É com a frequência sugerida e da maneira correta?

Agora que você já sabe muito de lavagem de mãos, que tal observá-los um pouco?

Aproveite também para testar os conhecimentos deles, fazendo a seguinte pergunta: Você sabe porque lavar as mãos é importante para a nossa saúde?

Vale dar sugestões e orientações também. Quanto mais gente lavando as mãos do melhor jeito, menos germes e bactérias e menos doenças para toda a sua família.

Depois de observar e conversar com todos, conta pra gente o que você descobriu:

Hand
Medium_503

Resposta:

Todos sabem o porque de lavar as mãos, os momentos certos e a forma correta.

0
0
8 meses
Publicado por Rosenilde Scheffmacher

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Teste de Fases do Teste de Rotas no Teste De Percurso do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 1 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL PRINCESA IZABEL
LEBON REGIS, SC
Thumb_sq_img-20230707-wa0117
ESCOLA MUNICIPAL PRINCESA IZABEL
LEBON REGIS, SC
Thumb_sq_66c8af13bf9cd8005788bc98db1bd42e
ESCOLA MUNICIPAL PRINCESA IZABEL
LEBON REGIS, SC
Thumb_sq_308336302_871134931000134_1006976119397025779_n
ESCOLA MUNICIPAL PRINCESA IZABEL
LEBON REGIS, SC
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL PRINCESA IZABEL
LEBON REGIS, SC
Thumb_sq_img_20230706_110327473_burst001
ESCOLA MUNICIPAL PRINCESA IZABEL
LEBON REGIS, SC

e mais 9 membros (ver todos)