Imagem: Edukatu

Pensando em desenvolver os temas de consumo consciente e sustentabilidade com crianças e adolescentes de Vitória (ES) e São Bernardo do Campo (SP), o projeto Edukatu Contação de Histórias busca incentivar que os e as participantes repensem e reflitam sobre seus próprios hábitos de consumo a partir de uma história infanto juvenil criada especialmente para o projeto. Assim, são encorajados a incorporar no dia a dia mudanças e práticas voltadas para um estilo de vida mais sustentável.

Realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e pelo Instituto Akatu, o Edukatu Contação de Histórias está inscrito no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) sob o número 230069 e conta com o apoio do Instituto GPA, da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo e da Secretaria de Educação de Vitória, e o patrocínio de Extra Mercado, Faber Castell, Mizu Cimentos e Polimix Concreto.

O Edukatu Contação de Histórias começou em agosto, a partir de uma formação sobre temas de consumo consciente e sustentabilidade para educadores de Ensino Básico da rede municipal dos municípios alcançados. Em parceria com as respectivas Secretarias Municipais de Educação, a proposta é que essa formação seja concluída com uma atividade prática, promovendo encontros com crianças e adolescentes com a contação de histórias como foco principal. A ideia é sensibilizar, de maneira lúdica, para uma mudança de hábitos e para a prática do consumo consciente no dia a dia dos e das estudantes.

As oficinas são gratuitas e começaram a ser oferecidas em outubro, em escolas e em organizações da sociedade civil dos dois municípios. Tais oficinas vêm sendo realizadas na modalidade presencial, mas em breve poderão ser realizadas também on-line e à distância. A proposta envolve ainda um kit impresso com uma cartilha de atividades e um livro ilustrado, que dão suporte ao trabalho marcado pela contação de histórias em si.

"Estimular o consumo consciente e práticas mais sustentáveis está em total sintonia com a nossa frente de atuação aqui no GPA. Nós acreditamos que a mudança de hábitos para um mundo mais sustentável é possível e, sem dúvidas, a educação é fundamental para isso, sendo um importante instrumento de transformação social", afirma Renata Amaral, gerente do Instituto GPA, um dos apoiadores do projeto.

O projeto, que segue até junho de 2025, busca também garantir o acesso mais amplo possível aos interessados, com um cuidado especial com ferramentas de acessibilidade, como audiodescrição e tradução em libras, disponibilizadas para que pessoas com diferentes tipos de deficiência possam participar amplamente das atividades propostas.

"Fomentar a educação ambiental em todas as esferas da sociedade é trabalhar o problema do desequilíbrio ambiental em sua origem. Cidadãos com consciência ambiental influenciam positivamente seus círculos sociais, empreendem e lideram negócios equilibrando a geração de riquezas para todas as partes envolvidas, o que inclui meio ambiente", completa Livia Friseira, gerente de Sustentabilidade Faber-Castell, outro financiador do projeto.

"Acreditamos que a responsabilidade sobre a preservação do meio ambiente é de todos e, quanto mais cedo sensibilizarmos as crianças, melhor e mais responsável será a relação delas com a natureza", completa Luana Vieira, conselheira da Organização Polimix.

Se você é educador ou educadora de uma escola ou organização social de Vitória (ES) ou de São Bernardo do Campo (SP) e deseja saber mais sobre como levar essa contação de histórias para crianças e adolescentes que atende, basta se cadastrar até o dia 06 de dezembro de 2024 por meio do formulário dispoível em https://bit.ly/solicitacao-oficinas. A equipe do projeto entrará em contato com mais detalhes e as datas disponíveis para agendar a atividade.

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