27
Mar/19

Este ano, o Edukatu está desenvolvendo o projeto Energia nas Escolas 2019 junto às escolas de Ensino Fundamental regular da rede municipal de São Bernardo do Campo, em parceria com a Basf, para trabalhar conceitos e práticas de consumo consciente de energia, a partir das atividades do Percurso Energia Todo Dia, disponível aqui na plataforma. O intuito dessa postagem é apresentar de forma organizada as principais informações do projeto, possibilitando rápido acesso pelos docentes participantes.


Crédito: Freepik

Participação

A participação no projeto com direito a certificado está limitada aos Professores Polivalentes com turmas regulares, aos PAPP TEC e a um membro da Equipe de Gestão de cada escola.

Dessa forma, professores substitutos, professores especialistas (ex: educação física e arte), professores da Educação Especial e demais profissionais não indicados acima não estão contemplados no projeto.

Informamos que a participação do PAPP e do membro da Equipe de Gestão está condicionada a inscrição de pelo menos um Professor Polivalente da Unidade Escolar. Por outro lado, os Professores Polivalentes interessados poderão aderir ao projeto mesmo que em sua Unidade Escolar o PAPP e/ou o membro da Equipe de Gestão não queiram participar.

Cronograma

A atividade de orientação técnica do Edukatu será realizada nas próprias escolas participantes, com todos os professores do Ensino Fundamental (mesmo aqueles que não aderiram ao projeto), no laboratório de informática, prioritariamente no HTPC, em data a ser definida com a Unidade Escolar. O principal intuito é apresentar a plataforma do Edukatu e orientar os professores sobre os procedimentos e as possibilidades de utilização enquanto recurso educacional. Caso haja indisponibilidade de agenda para atendimento em HTPC, os docentes participantes do projeto poderão solicitar a realização da orientação em outro horário, para não comprometer o desenvolvimento das ações.

A oficina lúdica com alunos será realizada na própria escola, uma vez com cada turma participante do projeto, em data e horário a serem definidos com os docentes envolvidos, podendo reunir mais de uma turma no mesmo horário. O intuito é complementar o trabalho desenvolvido pelos professores.

A educadora Milena será a responsável pela realização das ações do Edukatu nas escolas (itens 2 e 3), as quais ocorrerão em dias e horários previamente agendados com a equipe escolar envolvida em cada unidade.

O Percurso Energia Todo Dia culmina na realização de experimentos e sua exposição em uma feira de ciências (item 5). Essa ação pode ser realizada separadamente ou como parte de algum outro evento ou programação da escola. O mais importante é aproveitar a oportunidade para apresentar a toda a comunidade escolar o ótimo trabalho desenvolvido pelas turmas. A organização do calendário das feiras de ciências será realizada pela Milena, que definirá as datas e horário com gestores e professores das escolas. A educadora do projeto também acompanhará a realização das feiras.

O vídeo do projeto (item 7) será produzido com fotos, vídeos e depoimentos que retratem as ações do projeto desenvolvidas nas escolas. Para isso, solicitamos que cada escola envie dois ou três vídeos curtos de no máximo 1 minuto e 10 fotos em boa resolução até o dia 31 de outubro, por meio do formulário online (https://goo.gl/forms/DujAegU8HdNRnqg12).

Para produção e utilização do vídeo, precisaremos que as escolas participantes providenciem as autorizações de uso de imagem de alunos, professores e demais envolvidos. Ao final da postagem disponibilizamos um modelo de autorização para adultos e outro para crianças.

Certificado

A certificação será de 80 horas para os Professores Polivalentes, sendo 03 horas presenciais para formação inicial e as outras realizadas com atividades EAD e trabalhos em sala de aula. A certificação será de 30 horas para o membro da Equipe de Gestão e 40h para os PAPPs.

Para receber o certificado, cada participante deverá cumprir algumas tarefas, de acordo com o seu perfil, as quais são apresentadas no item a seguir.

Tarefas

Tarefas – Professor Polivalente
Tarefas – PAPP TEC
Tarefas – Membro da Equipe de Gestão

Os docentes participantes não precisam necessariamente aguardar a realização da atividade de orientação técnica do Edukatu na escola para dar início às demais tarefas.

Em relação aos procedimentos de cadastro na plataforma, cada docente deve se guiar pelas orientações disponíveis no respectivo quadro de tarefas, podendo ainda fazer uso do tutorial do Edukatu disponível em: http://bit.ly/2m2JMrY.

O projeto pode ser desenvolvido coletivamente, envolvendo mais de um professor, mas cada um deverá realizar os mesmos procedimentos na plataforma, cadastrando o projeto e inserindo os alunos da sua turma.

Documentos

Autorização de uso de imagem - Crianças:

Modelo de documento de autorização de uso de imagem e som das crianças participantes do projeto, a ser preenchido pelos respectivos responsáveis legais dos alunos. Os documentos assinados serão recolhidos pela equipe do Edukatu em momento oportuno.

Autorização de uso de imagem - Adulto:

Modelo de documento de autorização de uso de imagem e som dos adultos participantes do projeto, a ser preenchido pelos docentes e demais envolvidos no projeto que sejam maiores de idade. Os documentos assinados serão recolhidos pela equipe do Edukatu em momento oportuno.

Relatório final do projeto – Professor Polivalente:

Modelo de relatório do projeto (ver itens 4 e 10 das tarefas do Professor Polivalente), a ser impresso e preenchido individualmente por cada Professor Polivalente participante, ao longo da realização das ações do projeto. Ao final, as respostas devem ser transcritas para formulário online (https://akatu.wufoo.com/forms/rpg8iz21u84v78/).

Relatório das ações de apoio – PAPP TEC:

Modelo de relatório das ações de apoio (ver itens 4 e 8 das tarefas do PAPP TEC), a ser impresso e preenchido individualmente pelo PAPP, ao longo da realização das ações do projeto. Ao final, as respostas devem ser transcritas para formulário online (https://akatu.wufoo.com/forms/rce3fpo1eqesor/).

Ficha de avaliação do Percurso Energia Todo Dia – Membro da Equipe de Gestão:

Modelo de ficha para análise crítica das atividades do Percurso Energia Todo Dia (ver item 5 das tarefas do membro da Equipe de Gestão), a ser impresso e preenchido individualmente pelo gestor. Ao final, as respostas devem ser transcritas para formulário online (https://forms.gle/KD2RYXUNroNqRJZE8).

Relatório de orientação e acompanhamento – Membro da Equipe de Gestão:

Modelo de relatório das ações de orientação e acompanhamento (ver itens 6 e 10 das tarefas do membro da Equipe de Gestão), a ser impresso e preenchido individualmente pelo gestor, ao longo da realização das ações do projeto. Ao final, as respostas devem ser transcritas para formulário online (https://akatu.wufoo.com/forms/r189li4g0180ntl/).

Informações adicionais

O projeto prevê ainda a possibilidade de realização de um diagnóstico amostral, a partir da aplicação, pela equipe do Edukatu, de um questionário inicial (marco zero) e outro final, após as ações, com professores e alunos de algumas escolas participantes, com o intuito de verificar aprendizados e mudanças de comportamentos.

Contatos:

Caso precise entrar em contato com a equipe do projeto, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando de nome, escola, perfil (Professor Polivalente, PAPP TEC ou membro da equipe de gestão) e telefones de contato.

Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

8 Comentários

5 comentários anteriores
Thumb_sq_default

Renan

eu nao sou rena vc gusta

0
3
7 meses

Thumb_sq_default

Renan

eu nao sou rena vc gusta

0
3
7 meses

Thumb_sq_default

Renan

eu nao sou rena vc gusta

2
3
7 meses

Filtre por Conteudo!

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012