O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
Em 2020, o Edukatu está desenvolvendo um projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Montenegro (RS) para sensibilizar e mobilizar professores e estudantes de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino para o consumo consciente de água. Os professores participantes desenvolverão com suas turmas temas relacionados ao uso sustentável deste recurso natural, dicas para evitar seu desperdício e consumir de maneira mais consciente.
O objetivo dessa postagem é apresentar de forma organizada as principais informações do projeto, possibilitando rápido acesso pelos professores participantes das escolas da rede municipal de Montenegro (RS).
CRONOGRAMA DO PROJETO
O encontro inicial realizado em Setembro/2020 teve como objetivo oferecer aos professores e gestores das escolas que se inscreveram no projeto um encontro de formação em consumo consciente de água, bem como as orientações técnicas para desenvolvimento das atividades.
Após o encontro inicial, os professores que aderiram voluntariamente ao projeto deverão cadastrar os estudantes de suas turmas na plataforma on-line e realizar as atividades propostas para cada etapa de ensino do Percurso Água – Fase 1.
Os professores que realizarem as atividades do projeto e enviarem relatório comprobatório de conclusão das atividades receberão um certificado de 30 horas.
TAREFAS DO PROFESSOR
ATENÇÃO: Caso você seja professor de uma escola municipal de Montenegro e não tenha participado do encontro inicial (Tarefa 1), mas tem interesse em desenvolver o projeto com sua turma, entre em contato conosco para avaliarmos seu caso (ver Contatos no final desta postagem).
CADASTRO NA PLATAFORMA
Para realizar os procedimentos de cadastro (Tarefa 2), assista ao tutorial a seguir:
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
Quanto ao relatório de atividades (Tarefa 3), cada professor deverá preenchê-lo individualmente, mesmo que o projeto seja coletivo: - Link Modelo de Relatório.
Sugerimos que você imprima o modelo, disponível aqui, ou salve uma cópia no seu computador para preencher ao longo do projeto.
ATIVIDADES COM AS TURMAS
O trabalho com os estudantes consistirá na realização das atividades do Percurso Água – Fase 1 (Tarefas 4 e 5), disponível em:
Você precisa estar conectado (a) ao seu perfil na plataforma para acessar as atividades do percurso.
Os percursos de atividades do Edukatu estão disponíveis on-line, para que professores e alunos realizem as atividades juntos em ambiente virtual. Entretanto, devido ao cenário de pandemia, as atividades do Percurso Água foram adaptadas para serem enviadas aos alunos.
Essas atividades estão disponíveis em versão PDF nos links a seguir:
ATENÇÃO: Salve as atividades em seu computador ou celular para enviar aos alunos por e-mail, WhatsApp ou na plataforma indicada pela sua coordenação pedagógica.
Os registros das atividades dos alunos deverão ser enviados por e-mail para a equipe Edukatu (edukatu@akatu.org.br). Sugerimos que os professores organizem as atividades realizadas pelos alunos antes do envio.
Caso seja necessário, também poderemos disponibilizar os arquivos de atividades em formato aberto (editável) para que cada professor faça as adaptações necessárias para atender a especificidade de suas turmas, para isso, basta entrar em contato com a equipe do projeto.
POSTAGEM NA PLATAFORMA
Após realizar as atividades com as turmas, o professor ficará responsável por publicar registros, impressões e reflexões sobre o desenvolvimento das atividades e seus resultados, na plataforma Edukatu (Tarefa 6). Cada professor poderá se organizar como considerar mais adequado para a realização das atividades, desde que cumpra as orientações da equipe do Edukatu e respeite o prazo previsto para a finalização desta etapa.
RELATÓRIO FINAL
Ao final do projeto, as respostas do Relatório de Atividades deverão ser transcritas para o formulário online (Tarefa 7):
Os professores que realizarem as atividades do projeto e enviarem relatório comprobatório de conclusão das atividades receberão um certificado de 30 horas.
O certificado será enviado em formato digital por e-mail ao próprio professor, por isso é essencial que cada docente informe corretamente seu e-mail quando solicitado e acompanhe sua caixa de entrada no período indicado.
Os professores que porventura não verificarem o recebimento do certificado até o dia 31 de janeiro de 2021 deverão entrar em contato com a equipe do Edukatu.
PARTICIPAÇÃO DE COORDENADORES(AS) E GESTORES(AS)
A participação do gestor será válida somente se houver ao menos um professor da mesma escola participando do projeto.
Os gestores serão responsáveis pela orientação e acompanhamento contínuo dos professores participantes.
CONTATOS
Caso precise entrar em contato com a equipe do projeto, mande uma mensagem para gente indicando seu Nome, Escola, Função (professor (a), coordenador (a) pedagógico ou gestor (a)) e Telefones de contato, em um dos canais abaixo:
Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”
Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida