O Projeto Akatu – Resíduos e Economia Circular de PU é desenvolvido junto às turmas de 1º a 3º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Hortolândia, São Paulo, em parceria com a Dow e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município, para trabalhar a questão dos resíduos sólidos e ampliar a adesão à coleta seletiva, com destaque para o descarte adequado de sofás, colchões e outros produtos contendo espumas de poliuretano (PU). O intuito dessa postagem é apresentar de forma organizada as principais informações do projeto, possibilitando rápido acesso pelos professores, estudantes e assistentes de direção participantes.


Parte do grupo no encontro inicial do projeto. Crédito: Instituto Akatu

Etapas

1. Encontro inicial
Este encontro remoto realiza no dia 13 de maio, para apresentar o projeto com mais detalhes, aprofundar os temas abordados e orientar sobre uso da plataforma Edukatu. A apresentação de slides utilizada no encontro será enviada por e-mail e WhatsApp.

2. Diagnóstico dos estudantes
Alunos devem responder a um questionário online de diagnóstico sobre questões ligadas ao tema do projeto.
Quando: antes do início das atividades
Link: http://bit.ly/diagnostico-estudantes-hortolandia

3. Cadastro do professor na plataforma Edukatu
Professores participantes devem se cadastrar na plataforma Edukatu - www.edukatu.org.br (siga as instruções contidas na apresentação de slides do encontro inicial).

4. Realização e devolutivas das atividades
Alunos realizam as atividades com o apoio dos familiares e enviam fotos delas aos professores, que por sua vez devem publicar um relato breve de cada atividade realizada pela turma no Blog da Rede da plataforma Edukatu.
Quando: maio a novembro (ver sugestão de cronograma a seguir)

5. Divulgação das ações de coleta seletiva
Akatu enviará material informativo sobre a coleta seletiva no município aos professores, via e-mail e WhatsApp, para que os mesmos repliquem aos alunos e seus familiares.
Quando: ao longo do segundo semestre

6. Avaliação final
Professores e alunos devem responder ao respectivo questionário online de avaliação sobre questões ligadas ao tema do projeto. Envio dos links via WhatsApp e e-mail.
Quando: após realização das atividades (até 30 de novembro) Link Alunos: https://bit.ly/pesquisa-estudante-hortolandia Link Professores: https://bit.ly/pesquisa-professor-hortolandia

Certificado

Os professores que desenvolverem o projeto com ao menos uma turma (o diagnóstico, as 10 atividades e a avaliação final) receberão certificado de 40 horas. Os assistentes de direção que estiverem acompanhando ao menos um professor participante também receberão o certificado, com mesma carga horária.

Os certificados serão disponibilizados em formato digital e o link para acesso aos mesmos será enviado por e-mail e WhatsApp.

Atividades

Professor: lembre-se de que o diagnóstico deve ser preenchido pelos estudantes antes do início das atividades pedagógicas do projeto. Também recomendamos que você faça o seu cadastro na plataforma Edukatu antes de começar as atividades com a turma (siga as instruções contidas na apresentação de slides do encontro inicial).

Indicamos abaixo as 10 atividades a serem realizadas na sequência aqui apresentada. Clique nos nomes para acessá-los.

Atividade 1 - Por onde começar

Atividade 2 - Menos é mais

Atividade 3 - Embalagens

Atividade 4 - Lixo x Resíduo

Atividade 5 - Um dia na sua casa

Atividade 6 - Hora de reciclar

Atividade 7 - ReciclAki

Atividade 8 - Todos por um

Atividade 9 - De onde vem?

Atividade 10 - Para onde vai?

Professor: você também pode baixar um arquivo compactado com o conjunto das 10 atividades – clique aqui.

Cronograma

Veja abaixo uma sugestão de cronograma para a realização e as devolutivas das atividades. Cada professor tem autonomia para planejar e seguir o seu próprio cronograma, desde que realize todas as atividades e faça as devolutivas até o mês de novembro.

Lembre-se de reservar ao menos uma semana após o término das atividades para que os alunos preencham o questionário de avaliação final – o prazo final é 30 de novembro.

Contatos:

Caso precise entrar em contato com a equipe do projeto, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando nome, escola e função (professor ou assistente de direção), ou envie uma mensagem para o WhatsApp: 11 3179-1170.

Se tiver feito login na plataforma, você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

3 Comentários

Thumb_sq_whatsapp_image_2021-04-25_at_21.02.02

Enilda

Muito boa a iniciativa do projeto Akatu, que consigamos atingir nossos objetivos com os alunos e seus familiares.

3
0
quase 3 anos

Thumb_sq_default

Marzane

Muito gratificante aprender/ensinar e cuidar da natureza.

4
0
quase 3 anos

Thumb_sq_default

RUTE

Interessante! Que possamos concluir as etapas da proposta com sucesso e proporcionarmos mudanças positivas de comportamento em nossos alunos e comunidade.

2
0
quase 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012