Em 2022, o Instituto Akatu está realizando uma mobilização em São Paulo (SP), sobre consumo consciente, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/NEA).

O projeto é voltado para profissionais da Educação Básica da rede municipal de ensino, que se inscreverem voluntariamente no curso “Educação Ambiental na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Saiba mais como participar do projeto:

INSCRIÇÕES

As inscrições do projeto vão acontecer de forma on-line, a partir de 09/08/2022 às 12h. O link de inscrições será disponibilizado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

CRONOGRAMA

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO: 16/08 a 10/10/2022
PERÍODO SÍNCRONO: 19/08 a 09/09
PERÍODO ASSÍNCRONO: 12/09 a 10/10

TAREFAS DOS/AS CURSISTAS

Confira abaixo as tarefas previstas para participar do projeto e receber o certificado:

TAREFA 1: Participar dos encontros on-line

Os encontros de formação síncronos acontecerão na modalidade à distância (via Google Meet), nos seguintes dias e horários:

• Turma 1 – 16/08, 23/08, 30/08 e 06/09 (terças-feiras), das 07h30 às 09h30;
• Turma 2 – 16/08, 23/08, 30/08 e 06/09 (terças-feiras), das 14h30 às 16h30;
• Turma 3 – 18/08, 25/08, 01/09 e 08/09 (quintas-feiras), das 14h00 às 16h00;
• Turma 4 – 18/08, 25/08, 01/09 e 08/09 (quintas-feiras), das 18h00 às 20h00;
• Turma 5 – 19/08, 26/08, 02/09 e 09/09 (sextas-feiras), das 10h00 às 12h00;
• Turma 6 – 19/08, 26/08, 02/09 e 09/09 (sextas-feiras), das 16h às 18h00.

O link dos encontros será encaminhado por e-mail e WhatsApp dos inscritos.

Além dos encontros síncronos, o projeto contará com atividades a serem realizadas de forma assíncrona com os/as estudantes, e fornecerá certificados para os/as educadores/as que concluírem a proposta com êxito!

TAREFA 2: Cadastrar-se no Edukatu

Os educadores e educadoras que aderirem voluntariamente ao projeto deverão se cadastrar na plataforma digital Edukatu e cadastrar sua equipe, isto é, os/as estudantes que participarão do projeto, por meio do link: https://edukatu.org.br/usuarios/registro/nova_conta

Caso tenha dúvidas, assista o tutorial a seguir para saber como fazer esse cadastro - é simples e fácil:

O cadastro é muito importante para você ter acesso completo aos materiais e instruções das atividades, além de conseguir gerenciar suas turmas no ambiente virtual da plataforma Edukatu!

TAREFA 3: Realizar as atividades junto às turmas

Após fazer seu cadastro e da sua equipe, você pode começar a estudar os materiais e realizar as atividades propostas com os/as estudantes, de acordo com a etapa de ensino:

Professores(as) de Educação Infantil

OPÇÃO 1 – Percurso "O que são ODS?"

Sugerimos que você acesse as atividades do Percurso O que são ODS? para Fundamental 1 e faça as adaptações necessárias para o contexto da(s) sua(s) turma(s).

Se você nunca abordou essa temática com as crianças, indicamos o primeiro plano de aula do percurso, sobre Direito ao Meio Ambiente e ao Desenvolvimento Sustentável. Como atividade mão na massa, os(as) alunos(as) podem fazer desenhos, jogos, brinquedos ou atividades sensoriais explorando a temática de forma mais lúdica.

OPÇÃO 2 – Atividades sobre alimentação saudável (ODS 02)

Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 1: Direto da horta
Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 2: Diário de mesa
Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 3: Alimentação boa para você
Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 4: Cada grupo com seu alimento
Percurso Comer, Dividir e Brincar (adaptado) - Atividade 5: Tem gosto de quê?

Professores(as) de Ensino Fundamental

Você deve aplicar pelo menos 01 plano de aula do percurso “O que são ODS?”. Ao todo, o percurso possui 06 planos de aula sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS), que orientam os(as) educadores(as) a abordarem a temática com suas turmas.

Faça o download dos planos de aula do percurso no link abaixo, de acordo com a etapa de ensino:

Fundamental 1 (Anos Iniciais): https://edukatu.org.br/circuitos/4/percursos/12/rota/26/fases/33/atividades

Fundamental 2 (Anos Finais): https://edukatu.org.br/circuitos/4/percursos/12/rota/27/fases/34/atividades

Obs. Se você nunca abordou essa temática em sala de aula, sugerimos a aplicação do primeiro plano de aula do percurso, sobre Direito ao Meio Ambiente e ao Desenvolvimento Sustentável.

Professores(as) de Ensino Médio e EJA

Você pode adaptar, pelo menos, um plano de aula do percurso “O que são ODS?” para Fundamental 2 (Anos Finais) e aplicar com sua equipe.

Faça o download dos planos de aula do percurso no link:

Fundamental 2 (Anos Finais) - para adaptar:

https://edukatu.org.br/circuitos/4/percursos/12/rota/27/fases/34/atividades

Depois de realizar as atividades propostas com sua(s) turma(s), você pode relatar para a gente no percurso quais foram as principais dificuldades e resultados obtidos!

Educadores(as) que não estão em sala de aula (coordenadores, gestores, diretores, agentes de apoio, formadores de educação ambiental etc.)

Você vai atuar como um multiplicador dos conteúdos e materiais do curso na sua escola, seja por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas ou atividades práticas com outros(as) educadores(as).

Você também pode apoiar outro(a) educador(a) inscrito no curso (seja da sua escola ou da sua turma), formando uma equipe com ele.

Importante: A realização das atividades propostas é necessária para responder a atividade obrigatória (Tarefa 4)!

TAREFA 4: Responder e enviar o Relatório Final (Atividade obrigatória)

Ao final do projeto, cada participante da formação deverá preencher um formulário on-line individualmente, relatando as atividades realizadas pelo cursista, a partir dos conteúdos, conhecimentos e aprendizados adquiridos durante o processo formativo.

O formulário on-line será disponibilizado durante a formação.

TAREFA 5: Certificação dos/as participantes

Os educadores e educadoras que realizarem todas as tarefas previstas para o projeto, receberão um certificado digital com carga horária de 20 horas após a conclusão das atividades, emitido pelo Instituto Akatu e validado pela secretaria.

SOBRE A PARCERIA

O projeto faz parte do Acordo de Cooperação nº 003/2022, firmado entre o Instituto Akatu e a Secretaria Municipal de Educação (SME), e também do Termo de Fomento nº TFM/050/2021/SMDHC/FUMCAD, firmado entre o Instituto e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da cidade de São Paulo.

Para mais informações sobre o curso, acesse o link: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sme-oferece-curso-sobre-sustentabilidade-e-consumo-consciente/

https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/educacao-ambiental-na-perspectiva-da-agenda-2030-e-dos-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods/

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? FALE COM A GENTE

Caso precise entrar em contato com a equipe do Edukatu, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando seu Nome, Escola, Cidade e Telefone(s) para contato.

Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo!

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

5 Comentários

Thumb_sq_default

CLAUDIA

Excelente mobilização que visa fortalecer as interações e experiências pedagógicas para a sensibilização da comunidade escolar nas temáticas de consumo consciente e sustentabilidade relacionadas aos ODS e agenda 2030, promovendo a equidade para nossos bebês e crianças dando acesso a enriquecer suas relações e seus processos educacionais trazendo as possibilidades de desenvolvimento integral do ser.

2
0
3 meses

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Obrigada, Cláudia! Seguimos juntas! <3

0
0
3 meses

Thumb_sq_default

Gleiciane

Excelente

2
0
3 meses

Thumb_sq_default

Mailza

Toda mobilização bem pensada resulta em novas organizações centrada a uma
vida melhor

2
0
3 meses

Thumb_sq_foto_rosto_jessika

Jessika

As parcerias para conscientização de nossas escolhas é o meio mais eficaz de conseguirmos mudanças significativas.

2
1
3 meses

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012