O Art. 225. da Constituição Federal prevê que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. As mudanças climáticas vêm ameaçando o futuro do meio ambiente e já sentimos seus efeitos.

Por isso, nesse contexto, nota-se cada vez mais, as crianças e os jovens se conscientizando da importância que eles têm nesse processo. Os jovens podem gerar transformações sociais, ambientais, políticas e culturais a partir da realidade que estão inseridos, ou seja, o protagonismo jovem deve influenciar as tomadas de decisão em diferentes níveis, contribuindo para a busca de soluções para problemas reais.

O movimento #FridaysForFuture mobiliza crianças e jovens em todo o mundo por uma única causa: as mudanças climáticas. A greve climática global começou em agosto de 2018, liderada pela sueca Greta Thunberg, de 16 anos. Ela decidiu faltar às aulas na sexta-feira para protestar sozinha em frente ao parlamento sueco, segurando uma placa que dizia "Greve escolar pelo clima". Seu objetivo era e ainda é chamar a atenção para a urgência de enfrentar as mudanças climáticas. O movimento se espalhou para mais de 130 países, 2.000 cidades e cerca de 2 milhões de pessoas.

Imagem 1: Greta Thunberg ilustrada por Henning Trollbäck (Via Conexão Planeta).

Desde 2009, quando foi fundado o Youth Constituency to the UNFCCC (YOUNGO), a juventude vem ocupando um espaço estratégico, e esse grupo foi estabelecido formalmente pelas Nações Unidas para representar a juventude nas negociações climáticas, reunindo jovens e novas organizações de todo o mundo que atuam na região. Eles foram responsáveis ??pela redação do Artigo 12 do Acordo de Paris, que discute as responsabilidades dos signatários de cooperar por meio da educação climática, conscientização e engajamento público.

O "Efeito Greta" faz parte da luta global da juventude por mudanças efetivas e urgentes. Nesse contexto, as redes sociais desempenham um papel vital no fortalecimento desses movimentos e como ferramenta de estruturação e organização de processos internos. A Primavera Árabe é um dos exemplos de como as redes sociais podem promover a participação popular e a integração por uma causa comum. A novidade de Greta é que o #FridaysForFuture é liderado por crianças e jovens de todo o mundo com diferentes culturas e idiomas que sentem a responsabilidade de enfrentar a crise climática e exigem que seus governos façam o mesmo.

Dentro do processo de envolvimento e protagonismo, criar um espaço de diálogo para demonstrar interesse uns pelos outros, para ouvir a voz uns dos outros e por reconhecer a presença uns dos outros contribui para enfrentar barreiras, rumo a novas transformações na sociedade. Nesse caso, para a criação de uma comunidade aberta de aprendizado, a contribuição de todes por meio de troca de experiências e atitudes mobilizadoras no dia a dia são importantes para inserir as ideias de reconhecimento, protagonismo, igualdade e libertação necessárias para uma educação melhor e consequentemente, também um mundo melhor e mais sustentável.

PARA SABER MAIS

O que é desigualdade climática?

Impactos climáticos e direitos humanos

De que forma combater as mudanças climáticas?

Podcast Vozes do Planeta
Ep. 121 - Protagonismo juvenil e Engajamento
Ep. 147 - O protagonismo jovem contra as mudanças climáticas

Ebook USP sobre Novos temas em Emergência climática

Referências

Greta Thunberg estampa selo sueco que celebra sua trajetória e integra campanha ambiental do governo. Disponível em: https://conexaoplaneta.com.br/blog/greta-thunberg-estampa-selo-sueco-que-celebra-sua-trajetoria-e-integra-campanha-ambiental-do-governo/#fechar.

Conteúdos da USP incentivam protagonismo jovem no combate as emergências climáticas. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/conteudos-da-usp-incentivam-protagonismo-jovem-no-combate-as-emergencias-climaticas/.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade.

15/06/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012