Top_default

Água - Do Problema à Solução!

ANTONIO DOS SANTOS FARIAS EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Sim.Em 2017 em parceria com professores dos 5º anos desenvolvemos e aplicamos este projeto. A ideia do projeto surgiu a partir de uma demanda da prefeitura sobre a economia de água nas escolas. Com o tema água em mãos começamos relacionando-o com a disciplina de matemática daí o nome "Água - Do Problema à Solução!". Mas no decorrer do projeto percebemos que tratar do tema água fazia -se necessário tratar do tema sustentabilidade. E foi no meio do projeto que nos demos conta que para cuidar era preciso despertar o sentimento de pertencimento, ou seja considerar a importância do bairro Jd Represa e da Represa Billings que o cerca.

Atividades:

Por enquanto rodas de conversa sobre o meio ambiente, pois a intenção agora é usar a plataforma Edukatu como direcionamento.

Desejos:

Desejo um projeto sobre o meio ambiente com foco em três áreas consumo consciente água focando na represa billings e lixo urbano. Visando minimizar os impactos ambientais a fim de garantir os recursos naturais, mas pensando no bairro em que a escola está inserida, Jardim Represa São Bernardo do Campo, onde concentra-se a maior represa, a represa Billings . Vejo a importância de trabalhar o tema água, o seu uso consciente, e a valorização do território despertando em cada aluno e seus familiares o sentimento de pertencimento com o intuito de reunir e promover multiplicadores para esta situação de extrema relevância.

Pessoas:

Nos iniciamos pela investigação em busca do problema, tendo a escola como o espaço a ser pesquisado os alunos foram a campo verificar quais eram os locais de possíveis desperdícios de água um trabalho conjunto com professores e funcionários da escola. Percorreram e registraram todas suas hipóteses. Após esta etapa os alunos mediram e registraram o volume de água que saiam de cada torneira, com o objetivo de solucionar o problema foi colocado nas torneiras “enforcadeiras” tarefa realizada por eles próprios e avisos sobre a quanto se desperdiçava e a importância da economia.Ao final do ano letivo foi levado a mostra cultural das escola uma exposição com todo o trabalho desenvolvido;cartazes, instalações de robótica, uma maquete como um recorte, ou seja, um apanhado de informações levando aos visitantes a importância da água junto com a própria importância do bairro Jd.Represa- e a importância da Represa Billings para os cidadãos de São Bernardo e demais cidade da região metropolitana.

Novidades da equipe

11. Avaliando o Percurso Terra fase 1

12
Abr

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

sim economizar as coisas e ter consiencia

11. Avaliando o Percurso Terra fase 1

12
Abr

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

sim economizar as coisas e ter consiencia

11. Avaliando o Percurso Terra fase 1

12
Abr

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

sim economizar as coisas e ter consiencia

10. Explorando o território

12
Abr

Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?

Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.

Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)

Post-it_2
Blank

Resposta:

lixos,muita poluicao e etc

08. Feira de Ciências

12
Abr

Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.

Desafio em grupo!

Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!

Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida

Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.

Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Assista...

Edukatu
Blank

Resposta:

10. Explorando o território

2
Abr

Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?

Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.

Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)

Post-it_2
Blank

Resposta:

06. Desafio dos 4 Rs

30
Mar

Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?

1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.

2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico

3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.

4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.

5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!

Se não for possível criar, vale desenhar!

A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)

Blank

Resposta:

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

30
Mar

Pronto para começar um novo desafio?

Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.

Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?

1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Medium_screenshot_20190316-002817_google

Resposta:

04. Como seriam?

29
Mar

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre a origem das coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? Os produtos seriam mais pesados? Como a gente embalaria as coisas e carregaria líquidos, por exemplo?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

eu percebi que varias coisas que usamos,comemos,bebemos e etc foram feitas de petroleo ou pelo menos tem em alguma parte do produto

03. Entrevista

29
Mar

Você já fez alguma entrevista? Vamos ver do que as pessoas acham que as coisas são feitas e como chegaram até vocês?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para a casa de um dos seus colegas de equipe e pedir às pessoas da sua família para escolher um dos objetos e contar para você do que ele é feito.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Blank

Resposta:

eu perguntei para um familiar meu para falar porque a parte azul da borracha rasga a folha e oque ela contem e me disseram que eram para apagar mas nao deu muito certo e ela contem areia

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_photo
ANTONIO DOS SANTOS FARIAS EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANTONIO DOS SANTOS FARIAS EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANTONIO DOS SANTOS FARIAS EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANTONIO DOS SANTOS FARIAS EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANTONIO DOS SANTOS FARIAS EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANTONIO DOS SANTOS FARIAS EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 24 membros (ver todos)