Em 2019, o Edukatu está desenvolvendo um projeto junto às turmas de 3º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Valinhos, em parceria com a Unilever e a Secretaria da Educação do município, para trabalhar a questão dos resíduos sólidos e promover melhorias em sua gestão nas escolas. O intuito dessa postagem é apresentar de forma organizada as principais informações do projeto, possibilitando rápido acesso pelos professores participantes e coordenadores pedagógicos das escolas.


Crédito: Raphael Borella | Instituto Akatu

Cronograma

A educadora Luciana será a responsável pela realização das ações do Edukatu nas escolas (itens 2 e 3 do cronograma), as quais ocorrerão em dias e horários previamente agendados com a equipe escolar envolvida em cada unidade.

A atividade de orientação técnica do Edukatu será realizada nas próprias escolas participantes, preferencialmente durante um HTPC, com todos os professores do Ensino Fundamental 1 (mesmo aqueles que não são do 3º ano ou não aderiram ao projeto), em data a ser definida com a Unidade Escolar. O principal intuito é apresentar a plataforma Edukatu e orientar os professores sobre os procedimentos e as possibilidades de utilização enquanto recurso educacional aberto e gratuito, para o desenvolvimento de ações e projetos envolvendo as temáticas de consumo consciente e sustentabilidade. Caso a escola disponha de laboratório de informática ou outro local com computadores conectados à internet, o ideal é realizar a orientação nesse espaço, possibilitando um momento de contato direto com a plataforma e de esclarecimento de dúvidas mais efetivo.

A oficina lúdica com alunos será realizada na própria escola, uma vez com cada turma participante do projeto, em data e horário a serem definidos com os docentes envolvidos, podendo reunir mais de uma turma no mesmo horário. O intuito é complementar o trabalho desenvolvido pelos professores.

Certificado

Os professores que aderirem ao projeto e realizarem todas as tarefas indicadas no quadro abaixo receberão certificado de 60 horas. O certificado será enviado em formato digital por e-mail ao próprio professor, por isso é essencial que cada docente informe corretamente seu e-mail quando solicitado e acompanhe sua caixa de entrada no período indicado no item 5 do cronograma. Os professores que porventura não verificarem o recebimento do certificado até o dia 16 de dezembro deverão entrar em contato com a equipe do Edukatu.

O trabalho com os estudantes consistirá basicamente na realização de três planos de aula, seguido das atividades 1 a 4 da Fase 2 do Percurso Turma que Recicla – Nível Fundamental 1 (ver links de acesso mais abaixo).

Tarefas do professor

Caso você seja professor de 3º ano em uma escola municipal de Valinhos e não tenha participado do encontro inicial, mas tenha interesse em desenvolver o projeto com sua turma, entre em contato conosco para avaliarmos seu caso (ver e-mail e telefone no final desta postagem).

Os professores participantes não precisam necessariamente aguardar a realização da orientação técnica nas escolas (ver item 2 do cronograma) para dar início às tarefas.

Em relação aos procedimentos de cadastro na plataforma (item 3 das tarefas), o professor pode se guiar a partir do tutorial disponível em: https://prezi.com/ih-wk7i4jmlv/edukatu-como-participar/.

O projeto pode ser coletivo, envolvendo mais de um professor, mas cada um deverá realizar os mesmos procedimentos na plataforma, cadastrando o projeto e inserindo os alunos da sua turma.

Quanto ao relatório final do projeto (ver itens 4 e 9 das tarefas), cada professor deverá preenchê-lo individualmente, ainda que o projeto seja coletivo - clique aqui para baixar o Modelo de Relatório. ATENÇÃO: Algumas informações solicitadas no relatório devem ser necessariamente levantadas antes do início das ações do projeto. Sugerimos que você imprima uma cópia do modelo para preencher ao longo do projeto. Ao final do projeto, após terminar de preenchê-lo, as respostas deverão ser transcritas para formulário online (https://akatu.wufoo.com/forms/r1quld710mdc8e1/).

Atividades

Indicamos abaixo os três planos de aula a serem realizados na sequência aqui apresentada. Clique nos nomes para acessá-los.

Plano 1 - Resíduos sólidos e seus diferentes tipos

Plano 2 - Resíduos sólidos e recursos naturais

Plano 3 – Consumo consciente de embalagens

Após realizar os planos de aula com os alunos, o passo seguinte será realizar as atividades 1 a 4 da Fase 2 do Percurso Turma que Recicla – Nível Fundamental 1 (clique para acessar). Você precisará estar conectado ao seu perfil na plataforma para acessar as atividades do percurso.

Informações adicionais

O projeto prevê ainda a possibilidade de realização de um diagnóstico amostral, a partir da aplicação, pela equipe do Edukatu, de um questionário inicial (marco zero) e outro final, após as ações, com professores e alunos de algumas escolas participantes, com o intuito de verificar aprendizados e mudanças de comportamentos.

Contatos:

Caso precise entrar em contato com a equipe do projeto, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando de nome, escola, função (professor ou coordenador pedagógico) e telefones de contato.

Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

3 Comentários

Thumb_sq_default

Ana

Otamanho noticia

7
7
mais de 4 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Olá, pessoal! Vamos ficar ficar atentos com o que escrevemos aqui no Edukatu! Somente assim podemos construir um local legal para todos! :)

3
2
mais de 4 anos

Thumb_sq_default

Maria

Isso

0
0
mais de 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012