15
Jun/21

Nos próximos dois semestres, o Edukatu estará desenvolvendo um projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Camaçari para sensibilizar e mobilizar alunos(as) e educadores(as) de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino para o consumo consciente, com destaque para gestão adequada dos resíduos sólidos.

Os professores participantes desenvolverão com suas turmas temas, como: consumo consciente e sustentabilidade, resíduos e economia circular, por meio do desenvolvimento das atividades do Percurso Turma que Recicla, em 2021, e do Percurso do Plástico ao Plástico, em 2022. Já os gestores e coordenadores serão responsáveis pelo acompanhamento dos professores.

O intuito dessa postagem é apresentar de forma organizada as principais informações do projeto, possibilitando rápido acesso pelos participantes das escolas da rede municipal de Camaçari.

CRONOGRAMA

CERTIFICADO

Os professores que aderirem ao projeto e realizarem todas as tarefas indicadas no quadro abaixo receberão certificado de 120 horas, já os coordenadores e gestores receberão um certificado de 90 horas.

O certificado será enviado em formato digital por e-mail ao próprio educador, por isso é essencial que cada docente informe corretamente seu e-mail quando solicitado e acompanhe sua caixa de entrada no período indicado no item 4 do cronograma.

Os educadores que porventura não verificarem o recebimento do certificado ao término do projeto deverão entrar em contato com a equipe do Edukatu.

TAREFAS DOS PROFESSORES

TAREFA 1: PARTICIPAR DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO

Os encontros de formação têm como objetivo oferecer aos educadores e educadoras que se inscreveram no projeto um encontro de formação em consumo consciente, sustentabilidade e gestão de resíduos e orientação técnica para desenvolvimento das atividades previstas.

Eles serão realizados em ambiente on-line, por meio da plataforma Zoom. O link de acesso será enviado via e-mail para cada educador individualmente.

TAREFA 2: REALIZAR PROCEDIMENTOS DE CADASTRO NA PLATAFORMA DO EDUKATU

Para realizar os procedimentos de cadastro (tarefa 2), confira o nosso tutorial aqui.

TAREFAS 3 E 4: ESTUDAR, ACOMPANHAR E REALIZAR AS ATIVIDADES PREVISTAS

Esse ano, o trabalho com os estudantes consistirá na realização das atividades do Percurso Turma que Recicla, disponível em:

Ensino Fundamental Anos Iniciais
Ensino Fundamental Anos Finais

Lembre-se: Você precisará estar conectado ao seu perfil na plataforma para acessar as atividades do percurso.

Os percursos de atividades do Edukatu estão disponíveis on-line, para que professores e alunos realizem as atividades em ambiente virtual, entretanto, com o cenário de pandemia, as atividades do Percurso Turma que Recicla foram adaptadas para o formato PDF para serem compartilhadas com alunos com acesso reduzido à internet por meio impresso, WhatsApp, e-mail, ou a plataforma que o(a) professor(a) achar mais conveniente.

ATENÇÃO: As instruções para os professores(as) realizarem as atividades com as suas turmas, bem como os materiais para estudo, só estão disponíveis nas atividades presentes na plataforma do Edukatu (ver links acima), além disso, as atividades dos Percursos na plataforma não estão adaptadas para o cenário de pandemia - por exemplo, algumas atividades foram elaboradas para serem realizadas fora da escola -, por isso, sugerimos que os(as) professores(as) também estudem as atividades por meio da plataforma para orientar os seus alunos e alunas quanto as adaptações necessárias para aqueles que realizarão as atividades diretamente no Edukatu.

As atividades em versão PDF nos links a seguir. Salve as atividades em seu computador ou celular para compartilhar com a sua turma:

Ensino Fundamental 1 - Anos Iniciais

Atividades 1 e 2 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 3 e 4 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 5 e 6 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 7 e 8 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 9 e 10 do Percurso Turma que Recicla

Ensino Fundamental 2 - Anos Finais

Atividades 1 e 2 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 3 e 4 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 5 e 6 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 7 e 8 do Percurso Turma que Recicla
Atividades 9 e 10 do Percurso Turma que Recicla
Atividade 11 do Percurso Turma que Recicla

Caso seja necessário, também poderemos disponibilizar os arquivos de atividades em formato aberto (editável) para que cada professor faça as adaptações necessárias para atender a especificidade de suas turmas. Para isso, basta entrar em contato com a equipe do projeto (ver em CONTATOS).

TAREFA 5: POSTAR O RESULTADO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO BLOG DA REDE DA PLATAFORMA EDUKATU

Os(as) professores(as) participantes serão responsáveis por publicar registros, impressões e reflexões sobre o desenvolvimento das atividades e seus resultados, no Blog da Rede da plataforma Edukatu, promovendo a troca de experiências e de boas práticas com professores de todo o Brasil.

TAREFA 6: PARTICIPAR DO ENCONTRO DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS

O encontro online de compartilhamento de experiências é voltado para todos os educadores e educadoras trocarem experiências sobre os projetos que desenvolveram em suas escolas.

Ele será realizado em ambiente on-line, por meio da plataforma Zoom. O link de acesso será enviado via e-mail para cada educador individualmente.

TAREFA 7: PREENCHER E ENVIAR O RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES

Quanto ao relatório final do projeto, cada professor deverá preenchê-lo individualmente, ainda que o projeto seja coletivo. Sugerimos que você imprima o modelo ou salve uma cópia no seu computador para preencher ao longo do aqui.

Ao final do projeto, após terminar de preenchê-lo, as respostas deverão ser transcritas para formulário online disponível aqui.

PARTICIPAÇÃO E TAREFAS DE COORDENADORES(AS) E GESTORES(AS)

A participação do gestor será válida somente se houver ao menos um professor da mesma escola participando do projeto.

Os gestores serão responsáveis pela orientação e acompanhamento contínuo dos professores participantes, bem como pelo contato, quando necessário, com a equipe do Edukatu (tarefas 3 e 4), de acordo com o quadro de tarefas a seguir:


As tarefas 1, 2, 5 e 6 são as mesmas para professores e coordenadores/gestores, no entanto, os gestores/coordenadores não precisarão realizar o cadastro de estudantes na plataforma (tarefa 2), apenas criar um perfil e um projeto com o nome “Gestor/Coordenador Camaçari 2021”.

Quanto ao relatório final do projeto (tarefa 6), cada gestor/coordenador deverá preenchê-lo individualmente. Sugerimos que você imprima o modelo ou salve uma cópia no seu computador para preencher ao longo do projeto aqui.

Ao final do projeto, após terminar de preenchê-lo, as respostas deverão ser transcritas para formulário online disponível aqui.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O projeto prevê ainda a realização de um diagnóstico amostral, a partir da aplicação, pela equipe do Edukatu, de um questionário inicial (marco zero) e outro final, após as ações, com professores e alunos de algumas escolas participantes, com o intuito de verificar aprendizados e mudanças de comportamentos.

CONTATOS

Caso precise entrar em contato com a equipe do projeto, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando seu nome, escola, função (professor(a), coordenador(a) pedagógico ou gestor(a)) e telefones de contato. Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

5 Comentários

2 comentários anteriores
Thumb_sq_20210715_124428

Janine

Maravilhoso mesmo Jáira. Muito feliz em trabalharmos juntas nesse lindo projeto. :)

2
0
18 dias

Thumb_sq_default

REJANE

Estou amando os encontros. O aprendizado está sendo muito favorável! Uma pena que só estou podendo assistir as aulas gravadas, pois estou em aula remota no horário do curso.

1
0
10 dias

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Que bom que está gostando, Rejane! Qualquer dúvida, estou por aqui :)

0
0
7 dias

Filtre por Conteudo!

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012