Uma alimentação saudável e sustentável é aquela que busca fornecer os nutrientes necessários para a saúde e o bem-estar das pessoas, ao mesmo tempo em que minimiza os impactos negativos no meio ambiente.
Uma alimentação saudável envolve consumir uma variedade de alimentos que forneçam os nutrientes essenciais para o corpo, como vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, dentre outros. Isso inclui uma abundância de frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras (como peixe, aves, leguminosas e nozes) e laticínios com baixo teor de gordura, além de evitar, sempre que possível, o consumo excessivo de alimentos processados, ricos em açúcar, gorduras saturadas e sódio.
Além disso, uma alimentação sustentável leva em consideração o impacto ambiental dos alimentos que consumimos. Ela se concentra em escolhas que promovam a conservação dos recursos naturais, a redução do desperdício e a preservação da biodiversidade. Algumas dicas práticas de uma alimentação sustentável incluem:
– Consuma alimentos de origem local, reduzindo a necessidade de transporte de longa distância e apoiando agricultores locais.
– Quando possível, dê preferência a alimentos orgânicos, que são cultivados sem o uso de pesticidas e fertilizantes químicos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente.
– Opte por alternativas vegetais ou escolha fontes de proteína animal que sejam produzidas de forma sustentável, sempre que possível.
– Evite o desperdício de alimentos, planejando refeições, armazenando adequadamente os alimentos e aproveitando integralmente os ingredientes.
Uma alimentação saudável e sustentável não apenas beneficia a saúde individual, mas também contribui para a proteção do planeta e para a criação de um sistema alimentar mais equilibrado e sustentável para as gerações atuais e futuras. Com isso, qual é o papel da escola nesse aspecto?
Como a escola pode promover uma alimentação saudável e sustentável?
Foto: Agência Brasil.
As escolas desempenham um papel importante na promoção de projetos relacionados à alimentação saudável e sustentável. Aqui estão algumas possibilidades pelas quais o ambiente escolar pode trabalhar com esse tema:
Educação alimentar: As escolas podem incluir a educação alimentar como parte do currículo regular, abordando tópicos como nutrição, escolhas alimentares saudáveis, impacto ambiental dos alimentos e habilidades culinárias. Isso pode ser feito por meio de aulas específicas, palestras, workshops ou atividades práticas, como cozinhar em sala de aula. Uma outra dica é o nosso percurso Comer, Dividir e Brincar com planos de aula para desenvolver com a turma dentro desse tema, acesse aqui.
Hortas escolares: A criação de hortas escolares é uma ótima maneira de envolver os alunos na produção de alimentos saudáveis. As escolas podem reservar áreas para plantio de vegetais e ervas, envolvendo os alunos no cultivo, cuidado e colheita dos alimentos. Em nossa seção Inspirações, contamos a história sobre o projeto de horta na escola da professora Giovana Lagemann do Rio Grande do Sul. Confira aqui o trabalho dela estimulado pela formação Edukatu.
Campanhas de conscientização e mobilização: As escolas podem realizar campanhas de conscientização sobre a importância da alimentação saudável e sustentável. Isso pode incluir atividades como palestras, debates, exibição de documentários, etc.
Parcerias com a comunidade: As escolas podem estabelecer parcerias com agricultores locais, mercados de agricultores, organizações de segurança alimentar ou programas de reciclagem para promover uma abordagem mais abrangente e sustentável em relação à alimentação.
Incentivar a participação dos pais: Envolva os pais e responsáveis, incentivando-os a fornecer lanches saudáveis, sempre que possível, promovendo a conscientização sobre alimentação adequada em casa e organizando eventos envolvendo a comunidade escolar.
Essas são apenas algumas ideias de como as escolas podem promover projetos com o tema de alimentação saudável e sustentável. A chave é envolver os alunos de forma prática e interativa, criando um ambiente propício para a aprendizagem ativa, dialógica e com adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis.
Conta pra gente aqui nos comentários: como tem funcionado a alimentação dos alunos na sua escola? Vocês já estimulam a alimentação saudável e sustentável? :)
Para saber mais
Os alimentos no dia a dia
#dicadomoderador: PANCs
Entenda como funciona a compostagem
Referências
Primeiros passos: Alimentos. Disponível: https://passos.akatu.org.br/alimentos/. Acesso em: 13 de junho de 2023.
Alimentação sustentável. Disponível: https://news.ifood.com.br/alimentacao-sustentavel/. Acesso em: 13 de junho de 2023.
Alimentação saudável na escola. Disponível em: https://novosalunos.com.br/alimentacao-saudavel-na-escola/. Acesso em: 13 de junho de 2023.
20/06/2023