Foto: artisano / Pixabay

Em 2024 comemoramos o 52° Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data relembra a importância de refletir sobre as questões ambientais e suas urgências, com o objetivo de pensar em soluções a serem colocadas em prática durante todo o ano.

Vamos relembrar como e quando surgiu essa data?

Em 5 de junho de 1972, foi designada a data para a pauta ambiental na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo, pois foi sediada em Estocolmo, na Suécia, como a primeira reflexão conjunta para promover a responsabilidade ambiental.

Nesse mesmo ano o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) foi criado, com a função de fortalecer as instituições para uma gestão ambiental consciente, junto de tendências ambientais de âmbito mundial, nacional e regional.

Dois anos mais tarde, aconteceu a primeira celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que reforçava a necessidade de todos os países, desenvolvidos ou emergentes (como o Brasil), cooperarem para um planeta mais sustentável por meio de políticas ambientais.

Muitas pautas sociais e ambientais estavam sendo levantadas naquele período e a degradação dos recursos naturais foi uma delas. Dependemos dos recursos da natureza para sobrevivermos, desde alimentos até outros itens que utilizamos no nosso dia a dia para realizarmos nossas atividades, como um celular, por exemplo.

Isso porque um celular ou uma calça jeans também dependem de recursos naturais (matéria-prima, água, energia etc.) para sua fabricação e esses recursos precisam ser utilizados sem excessos e desperdícios. Quando o ecossistema entra em desequilíbrio, afeta diretamente a todos, como no fornecimento de água potável e na qualidade do ar. De acordo com estudo do Instituto Akatu, cada brasileiro consome 160 andares de recursos naturais ao longo de sua vida.

Falando em termos de biodiversidade, existe um número considerável de animais em extinção, e entre 2014 e 2022 essa quantidade dobrou segundo a Comissão Nacional da Biodiversidade (Conabio). As espécies vegetais também estão em risco e é necessária uma transição urgente para um modelo de desenvolvimento sustentável.

Em 2024, a data de 5 junho será organizada pelo Reino da Arábia Saudita. A agenda inclui palestras, painéis de especialistas, exposições, dentre outros. O destaque deste ano será a restauração de terras, desertificação e resiliência à seca. Ao debater o contexto atual, a ideia é estabelecer metas que serão cumpridas posteriormente. Se cumpridas, ajudarão a desacelerar a crise climática, proteger a natureza e aumentar a segurança alimentar.

Existem diversas formas como nós, consumidores e consumidoras, podemos colaborar para um planeta mais sustentável para além do Dia Mundial do Meio Ambiente. Utilizar transportes menos poluentes, como bicicletas ou transporte público; economizar energia em casa; preferir produtos com menos embalagens e apoiar organizações que protegem a biodiversidade são alguns dos exemplos.

E a escola? Como agir a favor do meio ambiente?

Durante a Semana do Meio Ambiente, a escola pode estimular diversas atividades educativas e práticas para conscientizar estudantes e toda a comunidade escolar sobre a importância da sustentabilidade, que podem se transformar em projetos contínuos ao longo do ano letivo.

Seguem abaixo algumas possibilidades:
- Realizar palestras sobre conservação ambiental;
- Workshops/oficinas de reciclagem e consumo consciente;
- Desenvolver projetos de jardinagem e horta orgânica;
- Utilizar artes para abordar temas ambientais, como apresentamos nesta publicação aqui;
- Exibir filmes ou documentários sobre o meio ambiente e como protegê-lo.

Durante o ano todo, é também importante realizar a implementação de práticas sustentáveis dentro da própria escola, como compostagem e economia de água e energia. Essas atividades ajudam a envolver os(as) estudantes e a comunidade escolar na proteção da vida no planeta. Por meio do consumo consciente, cada ação faz a diferença e nos ajuda a nos conectar mais com a natureza, a favor de um planeta mais sustentável.

Saiba mais

Agroecologia: conexão ser humano-natureza e métodos tradicionais

Dicas de materiais online sobre educação ambiental e sustentabilidade

#dicadomoderador: jogos educativos

Entenda como funciona a compostagem

Referências

Por que comemoramos o dia mundial do meio ambiente. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/06/por-que-comemoramos-o-dia-mundial-do-meio-ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente: Instituto Akatu aponta que cada brasileiro consome o equivalente a 160 andares de recursos naturais. Disponível em: https://akatu.org.br/release/dia-mundial-do-meio-ambiente-instituto-akatu-aponta-que-cada-brasileiro-consome-o-equivalente-a-160-andares-de-recursos-naturais%EF%BF%BC/

Preço é a principal barreira para a prática da sustentabilidade no Brasil, aponta pesquisa do Instituto Akatu. Disponível em: https://akatu.org.br/release/preco-e-a-principal-barreira-para-a-pratica-da-sustentabilidade-no-brasil-aponta-pesquisa-do-instituto-akatu/

05/06/2024

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012