Fonte da imagem: Canva

Hortas pedagógicas são espaços onde a natureza entra na rotina escolar dos e das estudantes por meio do cultivo de plantas, flores e hortaliças. O objetivo é promover a Educação Ambiental, mostrar que é possível se alimentar de forma mais saudável e fazer com que o aprendizado aconteça também fora do ambiente formal da sala de aula.

Já as hortas comunitárias são projetos criados por pessoas de uma mesma comunidade em um espaço dentro do bairro ou região onde moram. Moradores e moradoras de um mesmo lugar percebem que existem espaços, terrenos ou pequenos pedaços de terra onde é possível iniciar o cultivo de alimentos como verduras, temperos e legumes que depois podem ser compartilhados com a comunidade.

Abaixo, listamos programas, coletivos e iniciativas que promovem a Educação Ambiental e ajudam suas comunidades a cultivar alimentos de forma mais saudável e sustentável. Inspire-se:

Horta na Escola: Sustentabilidade em Ação (Boa Vista - RR)

Com o objetivo de contribuir com a conscientização socioambiental e promover práticas sustentáveis entre os e as estudantes, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), estabeleceu com a Eneva (empresa brasileira de energia) um acordo para a implementação do Política de Educação Sustentável “Horta na Escola: Sustentabilidade em Ação” em escolas da capital e de áreas rurais próximas.

O projeto incentiva a responsabilidade ambiental entre as crianças e conta com várias atividades práticas e educativas, como o plantio de hortaliças como alface, couve, cebolinha, coentro e pimenta de cheiro. Clique aqui para saber mais sobre o projeto.

Horta Comunitária Mãos de Milagres (Recife - PE)

O Coletivo Horta Comunitária Mãos de Milagres, com o apoio da Prefeitura do Recife (por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana), realiza mutirões de plantio no espaço que é mantido pelo coletivo e é composto de mulheres do bairro do Ibura. A horta é uma referência em agroecologia e segurança alimentar e é fortalecida com a participação da comunidade de forma ativa. O objetivo dela é sempre ampliar a produção agroecológica e incentivar o cultivo sustentável no local.

Formado por mais de vinte mulheres, o Coletivo Horta Comunitária Mãos de Milagres, cria um sentimento de que juntas, é possível fazer a diferença. Todas cultivam plantas medicinais, utilizadas para tratar ou aliviar doenças, além de hortaliças. Fazem compostagem, produzem sabão e xampu agroecológicos e promovem cultura e lazer em espaços ambientais. Tudo o que vem da horta, é feito para beneficiar a própria comunidade. Para saber mais sobre o coletivo, clique aqui.

Programa Operação Trabalho – Mães Guardiãs (São Paulo - SP)

O Programa Operação Trabalho – Mães Guardiãs é resultado de uma construção coletiva envolvendo a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo (SP). As beneficiárias são inseridas na rede municipal de ensino em atividades de busca ativa, com o objetivo de combater a evasão escolar na rede municipal de ensino.

Além disso, outra modalidade do programa que conta com as Mães Guardiãs são as hortas pedagógicas, disponíveis também nos espaços públicos da Prefeitura de São Paulo. As mulheres buscam contribuir para a conscientização dos e das estudantes sobre questões ambientais, de sustentabilidade e hábitos alimentares saudáveis, além de acolher estudantes e estreitar laços entre as escolas e as comunidades. Assim, as mães ajudam estudantes a permanecerem na escola e a terem mais contato com o meio ambiente. Clique aqui para saber mais sobre o programa.

Inspirações

Caso você tenha interesse em começar uma horta em casa ou na comunidade, conheça a cartilha “Hortas Urbanas”, produzida pelo Instituto Pólis, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, dentro do projeto Moradias Urbanas com Tecnologia Social. Clique aqui para conhecer a cartilha.

Uma horta pode ajudar muito no dia a dia, afinal, uma alimentação saudável e sustentável é aquela que busca fornecer os nutrientes necessários para a saúde e o bem-estar das pessoas, ao mesmo tempo em que minimiza os impactos negativos no meio ambiente. Além disso, envolve consumir uma variedade de alimentos que fornecem vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e muito mais. Clique aqui para saber mais.

Quer aprender mais sobre hortas, como evitar o desperdício e aproveitar melhor os alimentos? Então conheça nosso percurso Comer, Dividir e Brincar, do Circuito Estilos Sustentáveis de Vida. Clique aqui para acessar.

Cuidar e fazer a gestão de uma horta pode trazer muitos benefícios para a comunidade escolar, como por exemplo: ajudar no convívio social entre crianças, adolescentes e adultos, servir de instrumento pedagógico para atividades de educação ambiental, ocupar espaços livres pela cidade, além de ajudar a mudar hábitos alimentares, já que os alimentos são produzidos no local escolhido e sem o uso de agrotóxicos, que contaminam o solo.

E como é na sua cidade? Tem alguma iniciativa parecida? Conte para a gente nos Comentários, aqui no final da página!

Fonte das informações:

Governo de Roraima estimula produção de hortas nas escolas estaduais

Governo de Roraima e Eneva implementam projeto de horta nas escolas

Recife: Agricultura Urbana realiza mutirão de plantio de milho em Horta Comunitária do Ibura

Agricultura Urbana realiza mutirão de plantio de milho na Horta Comunitária Mãos de Milagres

Prefeitura de São Paulo convoca mães pré-selecionadas para trabalhar em hortas de escolas municipais de ensino

Prefeitura de São Paulo promove encontros de integração das novas Mães Guardiãs que atuarão nas unidades educacionais

Para conhecer mais materiais do Edukatu sobre o tema, acesse:

• Entenda como funciona a compostagem

• Confira a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ambiente escolar

• É possível uma educação ambiental transversal nas escolas?

14/04/2025

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários