Na ecologia, um ecossistema é um sistema dinâmico complexo formado entre elementos vivos e sua interação com o ambiente físico. Este é um termo muito antigo, no entanto, o debate sobre os serviços que esses sistemas prestam para o bem-estar dos seres vivos só surgiu recentemente.

Os ecossistemas podem ser terrestres, como florestas e desertos; ou aquáticos, como rios, lagos e oceanos. Eles variam em tamanho, podendo ser desde uma simples poça de água até a biosfera inteira, que reúne todos os ecossistemas existentes. A biosfera é o conjunto de ecossistemas na Terra, em si mesma, também é o produto da vida na Terra

Os Serviços Ecossistêmicos proporcionam benefícios à sociedade, direta ou indiretamente. São os fluxos de materiais, energia e informação provenientes de ecossistemas naturais, combinados com fatores antrópicos, que produzem o bem-estar humano. O ar que respiramos, o solo que cultivamos, o ciclo da água, as plantas que nos alimentam e muitos outros produtos ecológicos são o resultado de uma série de processos mantidos por organismos vivos ou pelos componentes biológicos e substâncias físicas que compõem um ecossistema. Assim, a espécie humana é completamente dependente das funções e serviços do ecossistema.

A Avaliação Ecossistêmica do Milênio divide os serviços ambientais em quatro categorias básicas: provisão, regulação, cultural e suporte. Os serviços de suporte são aqueles necessários para produzir todos os outros serviços ecossistêmicos. A maioria desses benefícios surge indiretamente, como formação do solo, produção de oxigênio e produção primária. Em outros serviços, os benefícios costumam ser diretos.

Os serviços de provisão são os produtos que as pessoas obtêm dos ecossistemas e fornecem diretamente à sociedade, como alimentos, combustíveis, fibras naturais, água doce e recursos genéticos.

Os serviços de regulação são os benefícios que a sociedade obtém da regulação natural dos processos ecossistêmicos, como manutenção da qualidade do ar, regulação do clima, controle da erosão do solo, regulação do fluxo de água (ciclo hidrológico) e controle de enchentes, prevenção de enchentes e promoção da recarga de aquíferos, purificação, controle biológico reduz a ocorrência de pragas e doenças, e polinização de plantas agrícolas e silvestres.

Os serviços culturais são os benefícios não materiais que as pessoas obtêm dos ecossistemas por meio de atividades recreativas, como enriquecimento espiritual e cultural, desenvolvimento cognitivo, reflexão, lazer e ecoturismo e experiências estéticas.

Portanto, o equilíbrio ambiental é crucial para controlar as condições das chuvas, reduzir o aquecimento global e combater a crise climática. O principal objetivo é encontrar um equilíbrio entre o uso dos recursos naturais para o desenvolvimento humano e a proteção da natureza para garantir que as gerações atuais e as futuras possam ter suas necessidades atendidas sem impactar negativamente o meio ambiente.

Como ajudar a preservação dos ecossistemas?

– Ajude a proteger os polinizadores, tais como abelhas, besouros, borboletas, pássaros, etc.

– Uma simples mudança no cardápio, substituindo a carne bovina por outra fonte de proteína uma ou mais vezes na semana, faz diferença para a preservação da biodiversidade. Isso porque a alta taxa de desmatamento associada à expansão da pecuária tem impactos gigantescos na vida de diversas espécies da fauna e da flora.

– Se for consumir carne, prefira a compra de produtos certificados, que garantem uma origem sustentável, ou seja, não atrelada ao desmatamento.

– Vai comprar um produto feito com ossos, chifres ou pelos e peles de animais? Questione o vendedor se sua origem e venda é permitida no local onde você está e contribua para a preservação de animais silvestres. Caso fique com dúvida quanto à confiabilidade da informação, não compre o produto e denuncie qualquer prática suspeita às autoridades responsáveis, como o ICMBio e o IBAMA.

– Verifique, ainda, a origem de produtos feitos de madeira, como móveis e papel. Só consuma itens de fonte legal e sustentável. Você pode ter certeza disso procurando por uma ou mais de três certificações: de manejo florestal, de cadeia de custódia ou de madeira controlada. Se desconfiar da origem de um produto, use sua voz: recorra à autoridade responsável, o IBAMA.

Para saber mais

O que é biodiversidade?

Os 5Ps da sustentabilidade

Fauna e flora do Brasil: vamos preservar?

Nós e a cidade sustentável

Referências

Biodiversidade. Disponível em: https://passos.akatu.org.br/biodiversidade/

Serviços ambientais. Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-servicos-ambientais/perguntas-e-respostas.

09/08/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

6 Comentários

Thumb_sq_default

Gleiciane

Como é bom fazer parte desse curso

0
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_default

Mailza

Um curso necessário a todo professor(a)/educador(a)

0
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_default

Mailza

Um curso necessário a todo professor(a)/educador(a)

0
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_default

Mailza

Um curso necessário a todo professor(a)/educador(a)

0
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_default

Mailza

Um curso necessário a todo professor(a)/educador(a)

0
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_foto_rosto_jessika

Jessika

????

0
0
mais de 1 ano

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012