Na ecologia, um ecossistema é um sistema dinâmico complexo formado entre elementos vivos e sua interação com o ambiente físico. Este é um termo muito antigo, no entanto, o debate sobre os serviços que esses sistemas prestam para o bem-estar dos seres vivos só surgiu recentemente.
Os ecossistemas podem ser terrestres, como florestas e desertos; ou aquáticos, como rios, lagos e oceanos. Eles variam em tamanho, podendo ser desde uma simples poça de água até a biosfera inteira, que reúne todos os ecossistemas existentes. A biosfera é o conjunto de ecossistemas na Terra, em si mesma, também é o produto da vida na Terra
Os Serviços Ecossistêmicos proporcionam benefícios à sociedade, direta ou indiretamente. São os fluxos de materiais, energia e informação provenientes de ecossistemas naturais, combinados com fatores antrópicos, que produzem o bem-estar humano. O ar que respiramos, o solo que cultivamos, o ciclo da água, as plantas que nos alimentam e muitos outros produtos ecológicos são o resultado de uma série de processos mantidos por organismos vivos ou pelos componentes biológicos e substâncias físicas que compõem um ecossistema. Assim, a espécie humana é completamente dependente das funções e serviços do ecossistema.
A Avaliação Ecossistêmica do Milênio divide os serviços ambientais em quatro categorias básicas: provisão, regulação, cultural e suporte. Os serviços de suporte são aqueles necessários para produzir todos os outros serviços ecossistêmicos. A maioria desses benefícios surge indiretamente, como formação do solo, produção de oxigênio e produção primária. Em outros serviços, os benefícios costumam ser diretos.
Os serviços de provisão são os produtos que as pessoas obtêm dos ecossistemas e fornecem diretamente à sociedade, como alimentos, combustíveis, fibras naturais, água doce e recursos genéticos.
Os serviços de regulação são os benefícios que a sociedade obtém da regulação natural dos processos ecossistêmicos, como manutenção da qualidade do ar, regulação do clima, controle da erosão do solo, regulação do fluxo de água (ciclo hidrológico) e controle de enchentes, prevenção de enchentes e promoção da recarga de aquíferos, purificação, controle biológico reduz a ocorrência de pragas e doenças, e polinização de plantas agrícolas e silvestres.
Os serviços culturais são os benefícios não materiais que as pessoas obtêm dos ecossistemas por meio de atividades recreativas, como enriquecimento espiritual e cultural, desenvolvimento cognitivo, reflexão, lazer e ecoturismo e experiências estéticas.
Portanto, o equilíbrio ambiental é crucial para controlar as condições das chuvas, reduzir o aquecimento global e combater a crise climática. O principal objetivo é encontrar um equilíbrio entre o uso dos recursos naturais para o desenvolvimento humano e a proteção da natureza para garantir que as gerações atuais e as futuras possam ter suas necessidades atendidas sem impactar negativamente o meio ambiente.
Como ajudar a preservação dos ecossistemas?
– Ajude a proteger os polinizadores, tais como abelhas, besouros, borboletas, pássaros, etc.
– Uma simples mudança no cardápio, substituindo a carne bovina por outra fonte de proteína uma ou mais vezes na semana, faz diferença para a preservação da biodiversidade. Isso porque a alta taxa de desmatamento associada à expansão da pecuária tem impactos gigantescos na vida de diversas espécies da fauna e da flora.
– Se for consumir carne, prefira a compra de produtos certificados, que garantem uma origem sustentável, ou seja, não atrelada ao desmatamento.
– Vai comprar um produto feito com ossos, chifres ou pelos e peles de animais? Questione o vendedor se sua origem e venda é permitida no local onde você está e contribua para a preservação de animais silvestres. Caso fique com dúvida quanto à confiabilidade da informação, não compre o produto e denuncie qualquer prática suspeita às autoridades responsáveis, como o ICMBio e o IBAMA.
– Verifique, ainda, a origem de produtos feitos de madeira, como móveis e papel. Só consuma itens de fonte legal e sustentável. Você pode ter certeza disso procurando por uma ou mais de três certificações: de manejo florestal, de cadeia de custódia ou de madeira controlada. Se desconfiar da origem de um produto, use sua voz: recorra à autoridade responsável, o IBAMA.
Para saber mais
O que é biodiversidade?
Os 5Ps da sustentabilidade
Fauna e flora do Brasil: vamos preservar?
Nós e a cidade sustentável
Referências
Biodiversidade. Disponível em: https://passos.akatu.org.br/biodiversidade/
Serviços ambientais. Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-servicos-ambientais/perguntas-e-respostas.
09/08/2022