O ano de 2022 foi repleto de novos aprendizados, formações em diferentes cidades e projetos em escolas como parte do programa Edukatu. Tivemos atividades de sensibilização e mobilização para o consumo consciente com estudantes e professores do Ensino Fundamental em 6 estados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em um ano repleto de novas histórias e muitas trocas, vamos relembrar todos os momentos importantes para a trajetória de nossa rede de aprendizagem.
Mobilização na Bahia
No estado da Bahia, Dias d’Ávila foi uma grande parceria em 2022. Por meio das atividades para trabalhar a temática de consumo consciente, sustentabilidade e garantia de direitos, junto com os educadores, no formato online, realizaram projetos e trabalhos dentro do ambiente escolar. Também em Dias d’Ávila, aconteceu uma parceria com a Associação de Moradores de Leandrinho, com a cocriação de estratégias e multiplicação junto à comunidade em ações presenciais e campanha em mídias digitais sobre a questão da queima dos resíduos e o descarte adequado.
Em Camaçari (BA), Salvador (BA) e Candeias (BA), ocorreram oficinas lúdicas de sensibilização de crianças e jovens em instituições do município . Ocorreu em Salvador (BA) em parceria com a Hora da Criança o evento Diálogos Braskem de Sustentabilidade com a participação de mais de 80 pessoas, para sensibilizar sobre o consumo consciente, descarte adequado dos resíduos e sustentabilidade.
Mais de 700 moradores foram alcançados.
Cerca de 400 alunos e 50 professores foram alcançados em todo estado.
Mobilização no Rio Grande do Sul
Em 2022, foram realizadas formações online com professores de Montenegro (RS) e Triunfo (RS), em parceria com as secretarias municipais de educação e com o apoio da Braskem. Neste primeiro, o tema foco foi inspirações de horta, já nesta segunda cidade foi gestão de resíduos, ambos com atividades e projetos ligados ao consumo consciente.
Já com a rede estadual de ensino participamos da cocriação do curso auto instrucional da SEDUC, voltado para a capacitação continuada à distância dos professores nas temáticas de consumo consciente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e projetos na área de sustentabilidade. O curso ainda está em fase de finalização e será lançado em breve.
Mobilização no Rio de Janeiro
Na cidade de Duque de Caxias (RJ), com sensibilização presencial entre os dias 23 a 26 de agosto de 2022, a iniciativa tratou do consumo consciente e resíduos sólidos com educadores e educadoras da rede municipal. Essa parceria é realizada com a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, com o apoio da Braskem. Ao todo, mais de 100 professores foram sensibilizados e mobilizados. Para relembrar sobre essa parceria, clique aqui.
Na rede estadual de Duque de Caxias, o tema também foi resíduos sólidos e consumo consciente. Com o percurso “Turma que Recicla”, os educadores e as educadoras desenvolveram atividades junto aos estudantes.
Mobilização em Alagoas
Na cidade de Marechal Deodoro (AL), foram realizados encontros para a sensibilização e mobilização dos(as) educadores(as) e estudantes da educação infantil sobre consumo consciente, gestão adequada dos resíduos (sobretudo plástico) e alimentação saudável. Em setembro de 2022, a formação acerca do tema central contou com 04 turmas de educadores(as), totalizando 83 participantes.
Além disso, em parceria com o NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Marechal Deodoro), 27 jovens do município fizeram, com o apoio do Akatu, uma ação porta a porta junto à comunidade, incentivando a adesão à coleta seletiva e ressaltando a importância da separação e destinação adequada dos resíduos. Na mesma semana, também aconteceu o evento Diálogos Braskem de Sustentabilidade com a participação de cerca de 70 pessoas.
Após a ação presencial, os adolescentes se mobilizaram durante todo o mês de outubro por meio de uma campanha digital, utilizando as redes sociais para sensibilizar outros moradores do município com atitudes motivadoras, convidando-os a colocarem em prática cada um dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Vamos relembrar como foi esse trabalho? Confira aqui.
Mobilização em São Paulo
Em São Paulo (SP), o Instituto Akatu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Educação Ambiental, promoveu as primeiras turmas do curso “Educação Ambiental na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. A formação ocorreu na modalidade à distância entre agosto e novembro de 2022.
455 educadores e educadoras foram capacitados para trabalhar os ODS com suas turmas.
Tais educadores alcançaram 3.433 estudantes do Ensino Básico da rede municipal.
Para relembrar como foi e saber mais sobre o trabalho das educadoras Isabele, Gisele e Janine, clique aqui.
Na cidade de São Paulo, também aconteceu a primeira edição da Olimpíada pelo Clima em 2022. Com apoio das secretarias municipal e estadual de Educação, a Olimpíada levou a educação climática para escolas públicas de Ensino Médio e Ensino Fundamental (8ºs e 9ºs anos) da capital paulista, mobilizando estudantes e educadores(as) para o entendimento das causas do aquecimento global e para a ação de combate à crise climática, por meio da realização de projetos colaborativos de intervenção social.
Ao todo, 541 estudantes participaram da iniciativa. Saiba mais sobre a Olimpíada pelo Clima aqui: https://edukatu.org.br/olimpiada-clima/index.html
A equipe do Instituto Akatu também realizou oficinas presenciais sobre consumo consciente em escolas públicas e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Ao todo, foram alcançados mais de 1.000 estudantes nas ações presenciais.
Mobilização Santo André
Em Santo André (SP), o programa Edukatu foi realizado junto com a comunidade em parceria com os grupos de escoteiros da região, envolvendo 43 escoteiros, que sensibilizaram através das mídias sociais 240 pessoas sobre os princípios da sustentabilidade com os 5 R’s (Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) para realizar o descarte adequado dos resíduos sólidos e a importância de destinar os materiais para a reciclagem.
Além desse movimento, ocorreu o evento Diálogos Braskem de Sustentabilidade em parceria com o Programa de qualidade de Vida do SESI, que contou com a participação de 40 pessoas para um momento de roda de conversa sobre o consumo consciente e o descarte adequado dos resíduos.
Mobilização em Valinhos
Já em Valinhos (SP), o projeto pedagógico foi realizado por turmas de 6° e 7° anos da rede municipal de ensino, que trabalharam os temas consumo consciente e resíduos sólidos, com foco no descarte adequado de geladeiras e freezers sem uso. A ação faz parte do projeto Reuse, uma iniciativa do Instituto Akatu e da Dow que tem como propósito contribuir para a economia circular de produtos que contêm espumas de poliuretano (PU), como refrigeradores, colchões e sofás, descartados pela população.
Ao todo, 1.200 professores e estudantes foram sensibilizados e mobilizados por meio de encontros e atividades propostas pelo projeto.
Mais informações sobre o projeto e feedbacks dos educadores Richard e Maristela, você confere aqui.
Mobilização no Espírito Santo
Na cidade de Vitória (ES), o Edukatu participou e apoiou o desenvolvimento de processos formativos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Vitória (ES), com o objetivo de sensibilizar e mobilizar alunos(as) e educadores(as) de Ensino Fundamental da rede pública municipal para o consumo consciente e a sustentabilidade, com destaque para a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No primeiro semestre, participamos do novo componente curricular Práticas Experimentais em Educação Socioambiental, onde contribuímos para sensibilização inicial dos(as) educadores(as) sobre a temática, com a apresentação da plataforma e o convite para acessarem o Edukatu e conhecerem os materiais. Já no 2º Semestre, a formação Consumo consciente como ferramenta para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 12) foi ofertada pelo Instituto Akatu e mediada pela CEASE/GFDE/SEME.
Ao todo, tivemos 53 educadores ativos e mais de 100 estudantes alcançados.
Comemoramos mais um ano lado a lado do consumo consciente, rumo a uma sociedade mais sustentável!
No dia 11 de setembro, o Edukatu completou 9 anos. A rede aprendizagem on-line atingiu novos cadastros, chegando a mais de 70.000 usuários, mais de 500 projetos cadastrados só em 2022, e já alcançou mais de 18 mil professores, 48 mil alunos e cerca de 8 mil escolas cadastradas, de todas as regiões do país. Junto com eles, seguimos colaborando com a formação de consumidores mais conscientes e contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável.
2022 está se encerrando e além de relembrar os momentos do ano, é também um momento de recomeços e novas histórias. Todo caminho percorrido trouxe novos aprendizados para levar no coração e transformar em ação, agora e em 2023. É hora de ter novos sonhos, novos planos e fazer acontecer no próximo ano!
A equipe do Edukatu comemora por fazer parte da história de cada um de vocês, por mais um ano. Agradecemos a participação de vocês nos respectivos projetos. Desejamos boas comemorações e um Ano Novo muito próspero! Feliz 2023!
20/12/2022