14
Mai/20

Em 2020, o Edukatu está desenvolvendo um projeto em parceria com a Secretaria de Educação de Mauá para sensibilizar e mobilizar alunos e professores da rede municipal de ensino para o consumo consciente, com destaque para gestão adequada de resíduos sólidos e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O intuito dessa postagem é apresentar de forma organizada as principais informações do projeto, possibilitando rápido acesso pelos professores participantes e coordenadores pedagógicos das escolas.

Cronograma

Duração: 8 meses Previsão de início: maio de 2020 Previsão de término: dezembro de 2020

* Atividades presenciais suspensas durante período de recesso escolar e durante medidas de prevenção à disseminação da COVID-19.

A atividade de capacitação e formação inicial do projeto será realizada de forma on-line no dia 15 de maio. O principal intuito é apresentar a plataforma Edukatu e orientar os professores sobre os procedimentos e as possibilidades de utilização enquanto recurso educacional aberto e gratuito, para o desenvolvimento de ações e projetos envolvendo as temáticas de consumo consciente e sustentabilidade.

Certificado

Os professores que aderirem ao projeto e realizarem todas as tarefas indicadas no quadro abaixo receberão certificado de 40 horas. O certificado será enviado em formato digital por e-mail ao próprio professor, por isso é essencial que cada docente informe corretamente seu e-mail quando solicitado e acompanhe sua caixa de entrada no período indicado no item 4 do cronograma. Os professores que porventura não verificarem o recebimento do certificado até o dia 14 de dezembro deverão entrar em contato com a equipe do Edukatu.

Tarefas do professor

Caso você seja professor de uma escola municipal de Mauá e não tenha participado do encontro inicial, mas tenha interesse em desenvolver o projeto com sua turma, entre em contato conosco para avaliarmos seu caso (ver e-mail no final desta postagem).

Em relação aos procedimentos de cadastro na plataforma (item 2 das tarefas), o professor pode se guiar a partir do tutorial disponível aqui.

O projeto pode ser coletivo, envolvendo mais de um professor, mas cada um deverá realizar os mesmos procedimentos na plataforma, cadastrando o projeto e inserindo os alunos da sua turma.

Quanto ao relatório final do projeto (ver itens 3 e 7 das tarefas), cada professor deverá preenchê-lo individualmente, ainda que o projeto seja coletivo - clique aqui para baixar o Modelo de Relatório. ATENÇÃO: Algumas informações solicitadas no relatório devem ser necessariamente levantadas antes do início das ações do projeto. Sugerimos que você imprima uma cópia do modelo para preencher ao longo do projeto. Ao final do projeto, após terminar de preenchê-lo, as respostas deverão ser transcritas para formulário online aqui.

Atividades

As atividades a serem realizadas por professores junto aos alunos serão determinadas de acordo com o nível de ensino:

Educação Infantil: Serão trabalhados quatro planos de aula, a serem desenvolvidos pelos professores com suas turmas, e com atividades para que os alunos possam realizar em casa, com ajuda de pais e responsáveis.

Indicamos abaixo os quatro planos de aula a serem realizados na sequência aqui apresentada. Clique nos nomes para acessá-los.

Plano 1 – Resíduos sólidos e seus diferentes tipos
Plano 2 – Resíduos sólidos e recursos naturais
Plano 3 – Consumo consciente de embalagens
Plano 4 – Hora da campanha!

Ensino Fundamental: Os professores deverão desenvolver com seus alunos todas as atividades da Fase 1 do Percurso Turma que Recicla – Nível Fundamental 1. Você precisará estar conectado ao seu perfil na plataforma para acessar as atividades do percurso.

Informações adicionais

O projeto prevê ainda a possibilidade de realização de capacitações presenciais e oficinas lúdicas com alunos das escolas após normalização do cenário de atividades escolares e redução das medidas de prevenção à disseminação da COVID-19.

Contatos:

Caso precise entrar em contato com a equipe do projeto, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando de nome, escola, função (professor ou coordenador pedagógico) e telefones de contato.

Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por Conteudo!

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012