Em 2020, o Edukatu está desenvolvendo um projeto em parceria com a Secretaria de Educação de Mauá para sensibilizar e mobilizar alunos e professores da rede municipal de ensino para o consumo consciente, com destaque para gestão adequada de resíduos sólidos e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O intuito dessa postagem é apresentar de forma organizada as principais informações do projeto, possibilitando rápido acesso pelos professores participantes e coordenadores pedagógicos das escolas.

CRONOGRAMA DO PROJETO

Duração: 9 meses
Previsão de início: maio de 2020
Previsão de término: janeiro de 2021

Atividades presenciais suspensas durante período de recesso escolar e durante medidas de prevenção à disseminação da COVID-19.

TAREFAS DO PROFESSOR

Encontro de formação inicial

A atividade de capacitação e formação inicial do projeto (Tarefa 1) foi realizada de forma online no dia 15 de maio. O principal intuito foi apresentar a plataforma Edukatu e orientar os professores sobre os procedimentos e as possibilidades de utilização enquanto recurso educacional aberto e gratuito, para o desenvolvimento de ações e projetos envolvendo as temáticas de consumo consciente e sustentabilidade.

Cadastro na plataforma Edukatu Em relação aos procedimentos de cadastro na plataforma (Tarefa 2), o professor pode se guiar a partir do tutorial disponível aqui.

O projeto pode ser coletivo, envolvendo mais de um professor, mas cada um deverá realizar os mesmos procedimentos na plataforma, cadastrando o projeto e inserindo os alunos da sua turma.

Atividades com as turmas

As atividades realizadas por professores junto aos alunos (Tarefas 4 e 5) foram determinadas de acordo com o nível de ensino:

Educação Infantil: Foram trabalhados quatro planos de aula, desenvolvidos pelos professores com suas turmas, e com atividades para que os alunos possam realizar em casa, com ajuda de pais e responsáveis.

Indicamos abaixo os quatro planos de aula realizados na sequência aqui apresentada. Clique nos nomes para acessá-los.

Plano 1 – Resíduos sólidos e seus diferentes tipos
Plano 2 – Resíduos sólidos e recursos naturais
Plano 3 – Consumo consciente de embalagens
Plano 4 – Hora da campanha!

Ensino Fundamental: Os professores deverão desenvolver com seus alunos todas as atividades da Fase 1 do Percurso Turma que Recicla – Nível Fundamental 1.

Postagem na plataforma Edukatu

Após realizar as atividades com as turmas, o professor ficará responsável por publicar registros, impressões e reflexões sobre o desenvolvimento das atividades e seus resultados, na plataforma Edukatu (Tarefa 6). Cada professor poderá se organizar como considerar mais adequado para a realização das atividades, desde que cumpra as orientações da equipe do Edukatu e respeite o prazo previsto para a finalização desta etapa.

Relatório Final de Atividades

Quanto ao relatório final do projeto (Tarefas 3 e 7), cada professor deverá preenchê-lo individualmente, ainda que o projeto seja coletivo - clique aqui para baixar o Modelo de Relatório.

ATENÇÃO: Algumas informações solicitadas no relatório devem ser necessariamente levantadas antes do início das ações do projeto. Sugerimos que você imprima uma cópia do modelo para preencher ao longo do projeto. Ao final do projeto, após terminar de preencher o relatório final do projeto (Tarefa 7), as respostas deverão ser transcritas até 18 de dezembro de 2020 para o formulário online aqui.

Certificado

Os professores que realizaram todas as tarefas do professor e enviarem o relatório final de atividades receberão certificado de 40 horas. O certificado será enviado em formato digital por e-mail ao próprio professor, por isso é essencial que cada docente informe corretamente seu e-mail quando solicitado e acompanhe sua caixa de entrada no período indicado no item 4 do cronograma.

Os professores que, porventura, não verificarem o recebimento do certificado até 31 de janeiro de 2021 deverão entrar em contato com a equipe do Edukatu.

Informações adicionais

O projeto previa ainda a possibilidade de realização de capacitações presenciais e oficinas lúdicas com alunos das escolas, após normalização do cenário de atividades escolares e redução das medidas de prevenção à disseminação da COVID-19. Entretanto, devido à extensão da quarentena, não foi possível realizar essas atividades presenciais do projeto em 2020.

Contatos:

Caso precise entrar em contato com a equipe do projeto, escreva para o e-mail edukatu@akatu.org.br, indicando de nome, escola, função (professor ou coordenador pedagógico) ou mande uma mensagem por WhatsApp (11 95484-6991).

Você também pode postar um comentário com suas dúvidas aqui mesmo.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

2 Comentários

Thumb_sq_img_0914

Marilene

joia!

1
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Maria

Isso

1
0
mais de 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012